Menu

Um projeto que tira o judiciário da redoma

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em boa hora a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Denise Bonfim (foto), resolveu reviver o “Projeto Cidadão”, que estava inerte há 3 anos, cujo primeiro executor foi o desembargador Arquelau de Castro Melo. A iniciativa tira o Poder Judiciário da toga e da redoma e leve os seus serviços e de outras entidades públicas até o povo. O Judiciário não pode continuar sendo uma ilha dentro da sociedade, onde muitos não conseguem chegar. Colaboram com o Projeto os governos estadual e municipal, Senac e outras entidades prestadoras de serviço. A população é atendida com serviços na área da saúde, assistência jurídica, casamentos, entre outros, além de ser um fator inclusivo de cidadania, pois, orienta a população sobre os seus direitos. Ao reativar o Projeto Cidadão, a desembargadora Denise Bonfim opta por não cumprir um mandato despachando no gabinete.


Cada vez mais me divirto
A política tem o seu lado hipócrita, mas também cômico. O julgamento do TSE aflorou muito bem isso, ao ver as lideranças do PT torcendo, para a cassação da ex-presidente Dilma (PT).


De herói a bandido
O que dá para rir dá para chorar. O mesmo ministro Gilmar Mendes que vem sendo demonizado por livrar o presidente Temer da cassação foi recentemente canonizado pelas lideranças nacionais do PT, por ter mandado soltar o ícone petista Zé Dirceu. Lembram?


Começar a acreditar
Quando se tiver a Reforma Política aprovada com uma cláusula de barreira, fim das coligações proporcionais e implantado o sistema pelo qual ganham os mais votados, para 2018, começarei a crer que, um passo estará dado para tirar a classe política da baixa credibilidade.


Cessemos a hipocrisia
Vamos cessar a hipocrisia que eleição direta agora resolve a questão. O novo presidente teria que também negociar cargos com a legião de partidos nanicos para governar tranqüilo.


Problema sério
Outro problema é a judicialização da política brasileira. Só falta o STF querer definir por quanto tempo um parlamentar poderá ocupar a tribuna e qual o assunto que irá abordar.  Só que a culpa disso é por termos um Congresso fraco e quase todo complicado juridicamente.


Um nome no tabuleiro
O deputado Nelson Sales, que deverá disputar vaga na Câmara Federal pelo PP, está trabalhando bem, amarrando primeiro as alianças em municípios onde não tem apoio, para depois reforçar suas bases políticas. Nelson vem sendo, na ALEAC, oposição dura ao governo.


Não está sendo omisso
O grande número de prisões e o reforço policial nas ruas indicam que, o sistema de segurança não está sendo omisso no combate à criminalidade. Não é o ideal, mas é um passo importante. Num ponto não se pode criticar o secretário de segurança, Emylson Farias: não é omisso.


Só se fosse doido
O secretário de Saúde, Gemil Junior, não deverá disputar uma vaga de deputado estadual pelo PSB, analisa ainda em que partido se filiará. Só se fosse um louco para enfrentar a estrutura montada pelo deputado Manoel Moraes (PSB). Candidato novo no PSB só servirá de escada.


Não a tirem de tempo
Erra quem tirar a publicitária Charlene Lima de tempo na eleição de deputado estadual. Charlene vem há muito tempo fechando apoios, é simpática e habilidosa. Deverá buscar uma vaga na ALEAC pela aliança PTB-SOLIDARIEDADE-PPS, com muita competitividade.


Só não vou falar nomes
Como não foi numa entrevista, mas numa conversa informal e tenho por ética não misturar  simples papo com declaração, não darei nomes, mas  dois importantes detentores de mandato na oposição já falaram que podem dar o segundo voto ao deputado Ney Amorim (PT). Este me parece que será o fantasma da oposição na campanha: segurar o segundo voto do Senado.


Palavra cumprida
O vereador Emerson Jarude (PSL) não deverá disputar uma cadeira de deputado na eleição do próximo ano, para não quebrar a promessa de fazer uma nova política, é o que dizem seus aliados. Jarude tem até tomado algumas posições interessantes, mas está longe da mídia.


Nome preferencial
A secretária Sawana Carvalho deverá ser o nome preferencial de apoio do movimento de mulheres do PT, como candidata a deputada estadual. Sawana, a princípio não queria concorrer, mas acabou sendo convencida. Se vai ganhar é com a urnas, mas pela sua qualificação, a sua entrada na política já é salutar.


Primeiras convocações
É possível que, no decorrer da semana se tenha a pauta das primeiras pessoas que serão ouvidas pelos integrantes da CPI da SEHAB. A imprensa terá acesso aos depoimentos. A oposição estará representada pelos deputados Gehelen Diniz (PP) e Eliane Sinhasique (PMDB).


Uma pergunta ao RBTrans
Já me perguntaram várias vezes e transfiro a resposta aos dirigentes do RBTrans e DETRAN: por que os ônibus transitam em Rio Branco com placas de outros estados, o que não faz sentido?


Concluso para julgamento
Quem teria que ser ouvido já deu os seus depoimentos. A justiça eleitoral só terá agora que decidir se absolve ou cassa o mandato da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD).


Fica num imprensado
Quem deve estar torcendo para que o ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) não dispute um mandato para a ALEAC é o deputado Genilson Lopes (PCdoB). Porque se isso vier a acontecer estará com o bicho na capação, Magalhães se mexe bem para cargos proporcionais.


Motivos para o chapão
Perpétua Almeida (PCdoB), Léo de Brito (PT), Sibá Machado (PT), Silvia (PT), Raimundo Angelim (PT) e César Messias (PSB) são os únicos nomes que a FPA tem para a eleição de Federal. Para montar uma chapa que chegue ao teto de 16 nomes terá que ter a ajuda dos partidos nanicos.


Não querem ser escadas
Só que os partidos nanicos estão optando por formar uma “chapinha” longe do PT, PCdoB e PSB, para ter alguma chance de eleger um ou dois deputados federais. Se o PDT segura a pressão do PT para não entrar no “chapão” é outra história. Nas últimas tentativas capitulou.


Movimentado pouco
Entre os pré-candidatos ao governo pela FPA, a que menos tem se movimentado e com quase nenhuma divulgação é a vice-governadora Nazaré Araújo. Desconhece-se um ato de peso do movimento das mulheres do PT na defesa da sua candidatura. Limitou-se a uma nota chocha.


Tirou do zero
A presidente do SOLIDARIEDADE, Márcia Bittar, conseguiu tirar o seu partido do zero, no Acre, e está com uma chapa de candidato a deputado estadual organizada e trabalhando para formar uma chapa para a disputa de vagas na Câmara Federal. Fará coligação com PTB e PPS.


Intransigente quanto a isso
O prefeito Marcus Alexandre está intransigente quanto a abrir discussão este ano sobre a sucessão estadual. Traduzindo pode-se afirmar que é um recado do estilo: querem contar comigo, me esperem para conversar no próximo ano. É basicamente isso que se entende.


Relatório em separado
Como a coluna anunciou antecipadamente, a base do prefeito Marcus Alexandre na Câmara Municipal vetou a sua presença na CPI que apura as relações contratuais entre a prefeitura e os empresários coletivos. O vereador Roberto Duarte (PMDB) vai apresentar um Relatório em separado do que será concluído pelo Relator oficial da matéria.


Foi hilário
Um espetáculo cômico foi travado, em parte separada, pelos partidos políticos, durante o julgamento da chapa Dilma-Temer, de quem o ministério público e o Relator do caso pediam a cassação. A lógica seria o PT cerrar fileiras contra a cassação da ex-presidente, por ser uma das estrelas petistas. Mas o que se viu foi o PT na torcida pela cassação da chapa, que tanto defendeu para não ser cassada pelo impeachment. Completou a Ópera- Bufa o PSDB, autor do pedido de cassação da Dilma, torcendo para que não fosse mais cassada, porque isso beneficiaria o presidente Temer. O fato mostrou que na política o impossível pode ser possível.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.