Menu

Estudo diz que Acre não é viável para o mercado livre de energia elétrica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre é um dos quatro Estados menos atrativos do país para consumidores com carga maior ou igual a 500 quilowatts migrarem para o mercado livre contratando apenas fontes renováveis, entre as quais eólica e solar. É o que revela monitoramento mensal realizado pela empresa de comercialização FDR Energia. Rio de Janeiro, seguido de Mato Grosso e Tocantins são os mais promissores.


No Mercado Livre os consumidores, comercializadores geradores de energia elétrica têm liberdade para negociar a compra de energia elétrica conforme necessidade das partes.

Publicidade

O trabalho compara as tarifas das concessionárias de energia elétrica do país – exceto as de Roraima, que não é do SIN – com os preços dos contratos dos clientes da FDR para energia incentivada com 50% de desconto na TUSD no próximo ano.


Pioneiro, o estudo adota como parâmetro um índice criado pela própria comercializadora, dentro qual “0” representa nenhuma atratividade na migração para o mercado livre e “1” atratividade máxima. Nessa escala proposta, concessionárias e estados com nota abaixo de 0,4 –caso do Acre, Alagoas, Piauí e Amapá -se mostram financeiramente inviáveis para atrair novos clientes para o ambiente de contratação livre. O modelo é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pelas Nações Unidas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido