Menu

Pesquisar
Close this search box.

Consultoria põe Rio Branco entre as 100 mais capazes para enfrentar os desafios da gestão pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco está entre os 100 municípios melhor preparados para enfrentar os desafios futuros, segundo o 2º Estudo Desafios da Gestão Municipal, produzido pela consultoria Macroplan. O estudo fornece um quadro sobre o desempenho das 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do PIB brasileiro.


A capital do Acre desenvolveu-se bem na área de saúde, por exemplo, saindo da 69ª posição em 2005 para a 91ª colocação em 2015, mas teve fraco desempenho em infraestrutura e sustentabilidade: estava em 93ª foi 91ª.

Anúncios


Sob o ponto de vista fiscal, Rio Branco está no topo do ranking em alguns pontos, especialmente por sua capacidade de poupar. Nada menos que 17,7% da receita corrente é guardada após cobertura de despesas de pessoal e custeio da amortização dos juros da dívida. É a segunda maior das 100 capitais, segundo a Macroplan.


O Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que agrega 16 indicadores em 4 áreas: educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. “A partir da análise comparada e temporal das maiores cidades brasileiras pode-se identificar os desafios, as boas práticas e as soluções para a superação dos entraves ao desenvolvimento das cidades”, explica a consultoria.


Nesse contexto, Rio Branco cresceu oito pontos em relação ao ranking passado, estabelecido a partir de dados do período entre 2005 e 2015, passando a ocupar a 77ª posição entre as 100 principais do IDGM.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido