Ac24Horas - Portal de notícias do Acre

Rio Branco, Acre, 20 de abril de 2017

Presidente da Nova Central Sindical palestra no Ifac sobre reforma da previdência

Luciano Tavares, da redação ac24horas 20/04/2017 08:07:03

Contra a proposta da reforma da previdência do governo Michel Temer, a Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Acre cumpre agendas em diversas instituições.

Nesta quarta-feira, 19, o presidente da entidade, acompanhado de uma equipe, palestrou sobre o tema na sede do Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac), no Conjunto Xavier Maia, para uma platéia formada por professores e alunos​.

Albuquerque abordou os contextos político e econômico da reforma e recordou que não há riscos de quebradeira da Seguridade Social, como quer fazer crer o governo federal.

“A reforma da previdência proposta pelo governo Temer, é um projeto criminoso que visa retirar o direito à aposentadoria digna de quem trabalha duro e contribui muito por anos. A Seguridade Social, que contempla a Previdência Social, não estar quebrada e ano após ano arrecada bem mais do que gasta, falo isso baseado nos dados oficiais de arrecadação do Governo Federal”, salienta o presidente da Nova Central.

A PEC 287/2016 aumenta a idade mínima de aposentadoria que passará para 65 anos de idade, para homens e mulheres do serviço público e privado. O prazo mínimo de contribuição para a Previdência Social será elevado de 15 anos para 25 anos. O tempo de contribuição para aposentadoria integral (teto do INSS) será de 49 anos.

O texto tramita no Congresso Nacional. Algumas mudanças na propostas inicial na redação enviada pelo governo foram feitas, porém nada de tão significativo, de acordo com o movimento sindical.




Veja Também