Menu

Problema resolvido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Saúde, Gemil Junior, um dos poucos que salvam em termos de gestão eficiente na administração estadual, ligou para dizer que o problema da falta de ambulância de Acrelândia foi resolvido, com o envio imediato de outra viatura. E que, com a chegada de novos veículos o problema no geral será equacionado. Revelou que, somente ficou sabendo da situação, após a coluna publicar uma denúncia feita pelo deputado Nelson Sales (PV) de que, há 30 dias a ambulância do município de Acrelândia estava quebrada. Gemil (foto) lamentou só saber do problema pela divulgação.  Eu considero que, a Saúde não é mil maravilhas, tem dificuldades pontuais, mas também não é das piores. Quando o andar de baixo não notifica o andar de cima, costuma ocorrer casos como o de Acrelândia. E a coluna é um espaço livre ás críticas, porque é um dos poucos longe do controle oficial. E que não aceita a cnsura.


O poder não é eterno
Se todos os secretários estaduais fizessem como faz o secretário de Saúde, Gemil Junior, não deixasse uma crítica a um problema sem solução, por certo a imagem do governo estaria bem melhor. Acontece é que a grande maioria se empavona e pensa que o mandato é eterno.


Não tem disciplina
A Antonia Lúcia, quando teve um mandato foi sim uma deputada federal com boa produção parlamentar. Depois perdeu e vem acumulando uma série de derrotas, diretas ou indiretas, porque lhe falta disciplina de campanha, e na política acreana não cabe mais o amadorismo.


Muita dificuldade
Na última eleição Antonia Lúcia (PR) esfacelou seu grupo político e terá dificuldades para montar uma nova equipe, como a que tinha antes da eleição municipal.


Ordem unida
O candidato preferencial do governador Tião Viana a deputado estadual, dizem os próprios petistas, será o vereador Jackson Ramos (PT). É sua segunda tentativa. Na primeira vez até deu uma boa votação para o Jackson, mas este não conseguiu chegar na Aleac.


Caravanas pelo interior
A oposição começa por Senador Guiomard uma série de visitas aos municípios do Alto Acre para unificar o discurso nas eleições majoritárias do próximo ano. Para o governo não há problema de unidade, mas para senador existem quatro candidatos postos para duas vagas.


Mais organizada
Desde os tempos do MDA esta é a primeira vez que existe algum lampejo de organização na oposição. E também pela primeira vez tem um candidato ao governo altamente competitivo. Mas tem gente demais falando como se fosse o coordenador da campanha do candidato ao governo.


Fora do “NOVO”
O advogado Edinei Muniz não mais se filiará ao partido NOVO, para disputar a eleição de Senado, como estava certo. Está mantendo conversas com o DEM do Tião Bocalon.


Centro de pancadarias
A cavalgada da EXPOACRE acontecerá em julho. O que antes era uma atração sadia virou um centro de pancadarias, não recomendável para as pessoas de paz. A do ano passado virou UFC.


Nome do REDE
O Reitor da UFAC, Minoru Kaimpara, deve estar de fato decepcionado com o caminho negativo trilhado pelo PT, por isso, saiu do partido. Mas nem precisaria fazer o alarde. Fala-se que na verdade, o seu ato embute o primeiro passo para se filiar ao REDE da Marina Silva e disputar um mandato majoritário pela sigla em 2018.


Bom para a política
Se o Minoru Kimpara for mesmo candidato a algum cargo majoritário é bom para o processo político. A política precisa não só de nomes novos, mas nomes novos e qualificados.


Depois que eu ver
O ex-deputado Helder Paiva (PSB) garantiu ontem que disputará mesmo uma cadeira de deputado estadual em 2018. Só depois que eu ver o registro da candidatura pela justiça eleitoral. E que nas últimas eleições, tem feito este tipo de ensaio e não leva adiante.


Equipes nas ruas
O prefeito quer vai aumentar as frentes de serviço de tapa-buracos, com trabalho à noite, lógico, se o tempo deixar. A questão é que não pode parar mesmo num inverno rigoroso.


Muito coerente
Considero a decisão do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Manuel Marcos (PRB), em arquivar o pedido de cassação do vereador Juruna (PSL), bem coerente, porque está em liberdade determinada pela justiça. Se Juruna vier a ser preso é outra história. Terá que desarquivar e colocar para a Comissão de Ética. Sendo preso não haverá como manter o seu mandato.


Duas simples perguntas
Nas reuniões preparatórias da oposição o deputado federal Alan Rick (PRB) tem mandado representantes. A pergunta que cabe é: levará o PRB para a oposição, junto com a deputada Juliana Rodrigues (PRB), o vereador Manoel Marcos (PRB) e o Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves? Duvido!


Não tem mais desculpa
O DNIT do Acre é agora Superintendência. Não cabe mais ao superintendente do órgão, Thiago Caetano, qualquer desculpa para não fazer um trabalho de vergonha na BR-364 e não a meia-sola que foi feita até aqui e que transformou boa parte da rodovia em ramal.


Faltou a responsabilização
O programa “Ruas do Povo” foi muito bem intencionado, mas obteve sucesso apenas parcial. O problema mais grave que aconteceu é que por questões políticas, os gestores do DEPASA ainda ensaiaram cobrar responsabilidades pelos serviços mal feitos, mas não levaram avante.


Deixou de ser bandeira
Com a maioria de suas obras diluídas, o programa“Ruas do Povo” deixou de ser uma bandeira de campanha, e com certeza não será usada em 2018, pelo alto desgaste na opinião pública.


Única possibilidade
A não candidatura do prefeito Marcus Alexandre seria a única alternativa da doce, bela e recatada vice-governador Nazaré Araújo vir disputar o governo. Deve emplacar um bis na chapa como vice. É pelo menos o que tenho escutado de petistas importantes.


Pelo menos três
Da bancada da oposição na Aleac, de três deputados já ouvi falas de simpatia à candidatura do deputado Ney Amorim (PT) para senador, como o segundo voto. Não revelo nomes porque foram conversas pessoais e respeito muito quando as fontes pedem reservas.


Uma análise equlibrada
O deputado Jonas Lima (PT) previu ontem, numa conversa com jornalistas, na Aleac, dificuldades para o seu partido na eleição para o parlamento estadual, porque a oposição virá com um candidato forte ao governo e o PT não vive um bom momento político. Uma observação lúcida.


Completamente diferente
E há um fato ainda a se observar quando se trata de candidaturas pelo PT. Os atuais secretários que são candidatos a deputado estadual não terão muitas facilidades, porque o governo Tião Viana não atravessa seu melhor momento, ao contrário do primeiro mandato.


Certa vantagem
Por tudo isso os deputados estaduais do PT entram com certa vantagem sobre os novos candidatos do partido, porque têm a estrutura do mandato, o que pesa muito na campanha.


Doe órgãos
A doação de órgãos salva vidas. Além de ser um ato de grandeza humana.


Chapa organizada
O PSD está com uma chapa de candidatos a deputado estadual muito competitiva e tem como meta eleger dois parlamentares. Hoje é representado na Aleac pelo deputado Jairo Carvalho (PSD).


Malária de cortesia
A malária está grassando de forma tão intensa em Cruzeiro do Sul que, uma coisa tão séria, uma doença que mata, virou piada. Dizem que não pode mais se ligar para alguém no município, que aparece uma gravação: “parabéns, você acaba de ganhar uma malária de cortesia”. Deixando a parte cômica de lado, o prefeito Ilderlei Cordeiro tem de assumir uma responsabilidade que é sua, mandar arrumar os equipamentos danificados, contratar em caráter de urgência, agentes de endemias, porque a situação é grave e lhe cabe a solução.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.