Menu

Gemil Júnior instala gabinete no Pronto Socorro e anuncia reforma da cozinha do hospital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma postura curiosa do secretário estadual de Saúde, Gemil Júnior, chama a atenção nesta sexta-feira, dia 17. O gestor determinou que parte da equipe dele atenda no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o Pronto Socorro, de onde está despachando há pelo menos duas semanas.


Publicidade

A situação, segundo um dos funcionários, é atípica, já que nenhum outro secretário resolveu ver tão de perto a realidade dos hospitais acreanos. Pelo menos não que ele tenha conhecimento. “Eu fiquei sabendo que o secretário Gemil está atendendo aí há vários dias. Vem deputado, diretor e até outros servidores. Eu nunca vi isso”, conta.


Na verdade, o que se sabe, é que Gemil Júnior está implantando uma espécie de gabinete itinerante pelo qual vai poder vivenciar a rotina dos hospitais. Só no Pronto Socorro, contou uma funcionária do atendimento, o secretário chega pela manhã e fica até a noite quase todos os dias. “Outro dia eu estava saindo do meu plantão, às 6 horas, e ele já estava lá na frente”, lembra.



Uma das necessidades percebidas pelo secretário, como informou a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nesta quinta-feira, dia 16, foi a reforma da cozinha do hospital de emergência, que hoje possui mais de 100 leitos de observação. Não demorou muito, e o secretário já anunciou, em reunião com servidores e sindicatos, que vai iniciar as obras em menos de 10 dias.


“No início do mês de março, mais precisamente no dia 2, inclusive com a presença de representantes do Spat [Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem] e do Sintesac [Sindicato dos Trabalhadores em Saúde], nós anunciamos que a prioridade seria a reforma do espaço [a cozinha]”, explicou Gemil. A obra anunciada vai custar R$ 230 mil.


A usuária do Huerb, Marize Paiva, de 39 anos, acredita que a obra na cozinha do hospital chega em boa hora. “Esses dias eu fui lá atrás para ver se ainda tinha marmita, e aí eu vi a situação de lá. Já estava na hora de reformar mesmo. Lá onde a gente está tem uma obra do lado, mas a cozinha mesmo parece que é bem velha. Esses dias a gente estava até comentando na enfermaria”, lembrou.


Com as obras, explicou Gemil Júnior, será possível terceirizar o preparo das refeições distribuídas aos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar, o que, segundo o gestor, vai otimizar o serviço oferecido pelo refeitório. “Nosso objetivo é sempre garantir o melhor atendimento possível aos nossos pacientes”, afirma.


A Direção do hospital informou que todos os dias, mais de duas mil refeições são distribuídas, incluindo café da manhã, almoço, janta e os lanches nos intervalos das refeições principais. O anúncio da obra foi comemorado pelo médico Fabrício Lemos, que responde pela Gerência Geral do Huerb.


“O governo sempre tem um olhar especial para a saúde. Estamos com um trabalho de equipe aqui no Huerb. Esse trabalho já havia sido anunciado na semana passada e o secretário já estava aqui dentro acompanhando nosso trabalho, e os serviços que oferecemos. Sobre isso, a gente, a nossa equipe, só tem a agradecer, porque ter o secretário ao lado, nos apoiando, nos dá ânimo para seguir melhorando a gestão”, comentou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido