Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais da metade das meninas acreanas não tomaram 2º dose da vacina contra HPV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de 52% das acreanas entre 9 a 14 anos não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. Esse número é maior que a média nacional: o Ministério da Saúde calcula que 45% das brasileiras nessa faixa etária não se imunizaram adequadamente contra o HPV, que resulta no câncer de colo do útero. Na primeira dose, o Acre se destacou no ranking de cobertura, ficando em 8º lugar com mais de 98% do público-alvo atingido.


Para ampliar cobertura vacinal de HPV e meningite C, o Ministério da Saúde pretende fazer reforço da imunização no ambiente escolar. Em 2017, também passaram a ser vacinados meninos e homens de 9 a 26 anos vivendo com vírus HIV. A meta ao incluir os garotos é ampliar a proteção às meninas.

Anúncios


O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina HPV para meninos em programas nacionais de imunizações –mas as autoridades sanitárias ainda não sabem como a proposta será recebida. Muitas meninas, inclusive no Acre, abandonaram a vacinação porque não se sentiram bem com o imunizante.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido