Menu

Usaram os motoristas de ônibus como “buchas de canhão”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi muito cinismo usarem os motoristas de ônibus como “buchas de canhão” para pressionar os vereadores a não fazer uma CPI para investigar supostas irregularidades nas relações contratuais entre a PMRB e as empresas de transporte coletivo. Maior cinismo será se os vereadores aceitarem a pressão e não tocarem os trabalhos para frente, porque se, assim o fizerem, ficam desmoralizados perante a opinião pública. Vereador que se esconde debaixo da mesa ante a uma pressão não merece ser vereador. Entendo que os vereadores vão manter o que lhes é mais importante no mandato, que é a liberdade de ação parlamentar. O próprio prefeito Marcus Alexandre já disse que não tem nada a esconder. O que está em jogo nessa hora é a credibilidade do parlamento, que se agachar-se não levanta mais até o fim da legislatura. É simples: vereador que achar tudo normal vota pelo arquivamento. Os que acharem irregularidades votem pelo encaminhamento ao MP. E se respeitem as duas posições, porque assim é a democracia. Até aqui o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Manoel Marcos (PRB) vem se conduzindo com isenção e seguindo o Regimento Interno. Como deve ser.


Quebra do monopólio
O deputado Eber Machado (PSDC) deu ontem como sugestão para evitar que a palavra dos empresários dos transportes coletivos vire ordem e agridam com o aumento da passagem a população mais pobre, que a PMRB quebre o monopólio do setor, para vinda de novas empresas, oxigenando a livre concorrência comercial. Acabaria a influência que exercem.


Outra proposta na mesa
A outra proposta sobre o reajuste das passagens na mesa é a do deputado Nelson Sales (PV), que defende uma isenção de parte do ICMS pelo governo ás empresas do transporte coletivo, o que permitiria não ser dado no momento o reajuste em discussão. Opção prática.


Assim é que se faz
Alguns secretários, coitados, pensam que o cargo é eterno e se babam de raiva com críticas ou sugestões. O secretário de Saúde, Gemil Junior, difere deles, quando não atende na hora retorna a ligação para dar a sua versão sobre a sua pasta. Um belo exemplo aos rancorosos.


Nefrologia sem problemas
Gemil Junior garante que não haverá problema na nefrologia por causa das demissões dos que trabalham no setor. “Será feito com eles um contrato emergencial de 3 meses para que treinem outros profissionais. Está descartada a fala de insumos médicos. E descarta também que o atendimento ambulatorial do HOSMAC vai fechar. Resposta dada e publicada.


Apoio total
A declaração do secretário de Segurança, Emylson Farias, de que quem atacar a polícia não espere flores de volta merece apóio. E como torço por uma cidade de paz espero que, o plano de segurança colocado na rua para prender os bandidos que queimaram ônibus seja duro.


Prisões acontecendo
A ação ostensiva já prendeu vários acusados de terem colocado fogo nos ônibus, se está dando certo é continuar com a pressão. E outra boa notícia foi a bancada federal conseguir alocar para o sistema de segurança pública 70 milhões de reais.


Tem que ser para ontem
O secretário Emylson Farias tem que correr com a compra dos aparelhos bloqueadores de celulares para colocar nos presídios, porque as ordens para este tipo de ação partem de dentro das penitenciárias. Outro ponto: moto com garupa tem que ser parada, porque é o veículo usado pelos matadores das facções. Ou arrocha ou Estado perderá de vez a guerra.


Gata escaldada
Está o maior perrengue na Aleac, ainda por conta das desastradas declarações do diretor do DERACRE, Cristovão Pontes, de que os deputados só pedem e não mandam dinheiro para as obras. Até a base do governo condenou. E nem tinha como avalizar. A deputada Leila Galvão (PT), que se sentiu atingida diretamente está exigindo uma retratação do diretor.


Uma ponderação
O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), diz não ser contra que o governo abata parte do ICMS para as empresas do transporte coletivo, para não ter aumento na passagem, mas ressalva que, antes a planilha deve ser debatida à exaustão nos seus pontos, para se pensar em alternativas.


Furo da coluna
Esta coluna foi a primeira a publicar a condenação do vereador Juruna (PSL) em grau de recurso no TJ, e que sua prisão aconteceria após o recesso do Judiciário, por isso, não me é novidade a expedição da ordem de prisão. É uma pena: lutou muito para ser vereador.


Toma que o filho é teu
A executiva municipal do PSL, na sua Nota à Imprensa, promete dar ao vereador Juruna (PSL) apoio jurídico, mas tira o corpo fora ao dizer que o que ocorreu é responsabilidade do mesmo, sem qualquer vinculação da atividade partidária, na base do: -toma que o filho é teu.


Aqui não tem protegido|
Assim como publicamos o desabafo do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) publicaremos o do deputado Nicolau Junior (PP), caso queira mandar. Aqui não tem político protegido.


Mexeu com a oposição
A aliança dos grupos do deputado federal Major Rocha (PSDB) com o do senador Sérgio Petecão (PSD) incomodou setores da oposição que vêm no ato uma conspiração contra a candidatura do senador Gladsoin Cameli (PP) e não é; não querem é em 2018, receber prato feito pelo PMDB e PP, como na última eleição municipal. No que eles estão certos.


Abacaxi para descascar
Caso o vereador Juruna (PSL) não consiga recorrer em liberdade, cumprirá regime fechado, como dita a sentença. Um abacaxi para a mesa diretora: mantém o mandato de um vereador, que não poderá freqüentar as sessões e cassa seu mandato ou não mexe no seu mandato?


Não poderá fugir do problema
Este é um problema sobre qual a mesa diretora não pode deixar de se debruçar e de ouvir o plenário sobre que atitude deverá tomar.  Estará em jogo a imagem da Câmara Municipal de Rio Branco.


Afonso comprou o terno
O primeiro suplente José Afonso (PTB) já comprou até o terno novo para assumir no lugar do vereador Juruna (PSL). Os próximos dias serão de ebulição na Câmara Municipal, com uma CPI e agora o caso Juruna. A Câmara, como notícia, está ficando mais interessante que a Aleac.


Não é a mesma
Um ponto é positivo nesta nova legislatura na Câmara Municipal de Rio Branco: é mil vezes mais ativa do que a composição passada, que era uma pasmaceira, uma espécie de puxadinho da PMRB. A briga era para ver quem elogiava mais o prefeito Marcus Alexandre.


Prudente e transparente
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Manoel Marcos (PRB), está agindo com cautela, sem açodamento, deixando primeiro ver o desdobramento, se o vereador Juruna conseguirá ou não um Habeas-Corpus, para se for o caso, levar o fato ao Conselho de Ética, no qual o vereador terá direito a uma ampla defesa, antes de ser votada a cassação do mandato.


Até o fechamento
O vereador Juruna (PSL) estava sendo aconselhado a se entregar, porque não resolveria o seu caso ficando com um foragido da justiça, mesmo porque pode recorrer da decisão. Acabou convencido pelo vereador Manoel Marcos (PRB) e entregou-se.


Ganhou, mas não levou
Caso o vereador Juruna (PSL) venha ser cassado o PSL, que fez dois vereadores pode ficar na prática sem representatividade na Câmara Municipal de Rio Branco, porque o vereador Emerson Jarude (PSL) não segue as orientações partidárias. Na base do ganhou, mas nãolevou.


Coloquem sempre na cabeça
Quem vai disputar eleição, seja para deputado, senador e governador, não tem está história de candidatura imbatível, a campanha costuma pregar peças inesperadas. Quem é que imaginaria que o senador Nabor Junior (PMDB), um ícone político, perderia para o Geraldinho Mesquita?


Só nome
Conversando ontem com um velho amigo do PT, ouvi dele a seguinte observação: “o deputado Heitor Junior está louco? Pensa que se for para a Pequenos Negócios pegará a secretaria de  porteira fechada? Será secretário no nome”. Como conheço com funciona o PT, é isso mesmo.


Observação pertinente
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) tem razão, tudo começa com a droga, é quem embala toda a violência que está matando centenas de jovens de 16, 17 anos, que optaram pela vida de bandido. Vou acrescentar outro complemento ao que disse a parlamentar na Aleac: o desemprego também leva o jovem da periferia a virar marginal para conseguir o que sonha.


Novo capítulo da briga do Juruá
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não deixou barato os ataques sofridos do deputado Nicolau Junior (PP) de que usa a prática de quanto pior melhor em relação à BR-364. Eis o desabafo: “O deputado Nicolau Junior não sabe o que diz. Não tem compromisso popular e se acovardou retirando a assinatura da “CPI da BR-364”. Quem não lembra? Quem sempre puxou o debate da 364, fui eu. Quem foi algumas vezes em Brasília, no ministério do Transporte e DNIT, fui eu. Quem foi na Superintendência, em Porto Velho,  falar com o Superintendente e pedir agilidade na reconstrução da 364, fui eu. Quem apresentou a CPI fui eu. Desde que regressei na Assembléia Legislativa luto por essa BR. Porque vejo o sofrimento dos moradores do Juruá. Por falta de uma estrada de qualidade. Vou ao encontro das pessoas, escuto e ando na BR-364. O deputado Nicolau Junior só viaja de  Cruzeiro do Sul para Rio Branco de avião. Sabe que existe a estrada porque houve falar dela. Chega em Cruzeiro do Sul e se esconde com medo do povo. Por isso não tem o que falar e critica quem fala. Anda de carro em Cruzeiro do Sul com vidro fumê fechado para não ser visto. É tão inexperiente que me criticou e diz  na sua entrevista que, o projeto de reconstrução não está pronto, referendando minha crítica que não tem projeto para a 364”.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.