Menu

Iapen homologa proposta de empresa para bloquear sinal de celular em presídio de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) divulgou na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE) a homologação da licitação para a contratação de empresa para bloquear os sinais de telefone celular dentro de presídios. Sistema vai custar pouco mais R$ 2 milhões e a instalação ainda depende dos prazos finais de assinatura de contrato.


O bloqueio dos sinais vem sendo reivindicado há tempos pelos agentes de segurança que atuam nos presídios, principalmente nas dependência do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), pois a maior parte das ordens de crimes em Rio Branco partem desta prisão.

Publicidade

O pregão eletrônico para registro de preços Nº 004/2017 CPL 03 para contratação de empresa para instalação de “bloqueio de sinais de radiocomunicadores – BSR”


O serviço a ser contratado abrange todos os recursos logísticos, tecnológicos, infraestrutura necessários ao funcionamento e é para ser instalado nas dependências do presídio Francisco de Oliveira Conde. O contrato está estimado em R$ 2.070.000.


Reivindicação antiga


O presidente da Associação dos Agentes Penitenciários (Agepens), José Janes Gomes da Silva, revelou ser a instalação de bloqueadores de celular o melhor investimento a ser feito pelo governo do Estado, tanto para os Agepens como para a comunidade como um todo. Para Janes, uma vez instalados os bloqueadores, 90% dos crimes no Estado seriam coibidos.


“As ordens para homicídios, atentados contra ônibus e patrimônio e até mesmo assaltos e tráfico de drogas, são enviadas ligações e mensagens de celulares de dentro dos presídios. O bloqueador melhoraria as condições de trabalho e aumentaria a segurança para nós, agepens, e para toda a sociedade”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido