Menu

Na volta para casa, a dura realidade de conviver com esgoto a céu aberto no município de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Doze famílias que se encontravam em abrigos públicos e retrornaram às suas casas no bairro da Várzea, na periferia de Cruzeiro do Sul, agora enfrentam outro drama após a cheia do Rio Juruá: o cotidiano de conviver com o esgoto a céu aberto. O acesso às moradias é feito por palafitas, algumas improvisadas pelos próprios moradores. Quando chove, os terrenos ficam ainda mais inundados e o cheiro é insuportrável.

Publicidade

As crianças precisam brincar dentro de casa, proibidas pelos pais de colocar os pés no terreno alagadiço. O medo de doenças, como a dengue, é constante. E os acidentes de quem precisa transitar pelas palafitas acontecem com frequência.



Em casos de doenças graves, os enfermos precisam ser carregados por parentes ou vizinhos até a rua, de onde são transportados ao hospital.

Moradora do local há 15 anos, Luiza Doris Maciel perdeu a conta de quantos políticos prometeram, em campanha, providenciar um canal para o escoamento do esgoto que invade os quintais.


O prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) foi o último que passou por lá prometendo melhorias, caso vencesse a eleição, garante ela.



Drama e prejuízos 

Vizinhos de Luiza asseguram ter perdido quase tudo na enchente. As paredes dos imóveis ainda estão marcados pela força da alagação.


Ana Cristina Braga do Amaral passou duas semanas no abrigo montado pela prefeitura. Ela se queixa de não ter recebedido os kits de limpeza e higiene prometidos após a vinda do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Os sacalões também não chegaram aos moradores.


Sobre o assunto, a reportagem havia conversado, na sexta-feira, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, que estimavam para sábado a chegada dos donativos. Até o fim da tarde deste domingo, porém, os aviões da FAB não haviam pousado no aeroporto da cidade.



  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido