Menu

Uma proposta pragmática na mesa dos transportes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Muito interessante, a proposta pragmática do deputado Nelson Sales (PV) – foto- para equacionar o problema do transporte coletivo. Como a prefeitura de Rio Branco subsidia as empresas de ônibus para a passagem dos 11 mil estudantes da rede municipal de ensino ficar em 1 real; os 74 mil alunos da rede estadual ficam sem o benefício. A sua sugestão, que deve apresentar em forma de um anteprojeto de Lei é que o governo reduza os 25% de ICMS das empresas e os alunos das escolas estadual paguem também 1 real no bilhete. Com isso poderia ser feito um acordo para os empresários retirarem o pedido de aumento do valor das passagens que está sendo alvo de discussões no Conselho Tarifário, o que beneficiaria todos os usuários do sistema. A única questão é que, para a proposição se concretizar, depende exclusivamente do governador Tião Viana, já que só cabe a ele acatar e mandar o projeto para a Aleac, onde tem uma maioria esmagadora na base parlamentar. É uma luz no fim do túnel do transporte coletivo. Este é o tipo de pauta positiva que deve ser levada para a Aleac.


Conversa de mercado


Numa roda que costuma se reunir aos domingos no mercado novo, o assunto era a eleição da AMAC e a derrota do prefeito Marcus Alexandre (PT). Em meio aos debates uma figura carimbada do poder e do PT, saiu com essa: “ele não era o bonzão?”. E completou: “que agüente sem reclamar!”. Este é o chamado típico fogo ”muy amigo”. Nada a comentar.


Vai ficar rouco
O deputado Antonio Pedro (DEM) promete em todas as sessões cobrar do governo as 250 casas prometidas para as famílias que moram em áreas de risco de alagação em Xapuri, que estão abandonadas. “Posso me tornar um chato, mas não vou esquecer a promessa”, avisa.


Fogo pelas narinas
Um empresário do ramo de venda de remédios anda soltando fogo pelas narinas contra um ex-prefeito a quem diz ter ajudado. E que ao deixar o poder, cooptou seu principal funcionário e fez uma sociedade para vender medicamentos ao prefeito que assumiu. O empresário ficou chupando o dedo. Não sei em que isso vai dar. Se resolver falar será uma confusão danada.


Reafirmando posição política
Recebi do senador Jorge Viana (PT) e publico: sobre candidatura ao governo: “É cedo para isso. Principalmente para nós que estamos no governo e na prefeitura. Quem tem tempo de sobra é o pessoal da oposição”. E vai mais além: “acho pouco provável que o PT indique, sozinho, os nomes para o governo e as duas vagas ao Senado, só isso. Teremos muito o que discutir e tratar na Frente Popular”. Abs, Jorge Viana. O jogo começou ser jogado no PT.


Gafe e deselegância
Para a inauguração do Centro de Idosos, no Calafate, a PMRB convidou os vereadores da base do prefeito, e excluiu o vereador Emerson Jarude (PSL); que é da FPA, e os vereadores da oposição. Quiseram consertar a gafe, mas os desconvidados boicotaram o ato público.


Assunto dos bastidores
Como a sessão teve que ser suspensa para só os vereadores convidados prestigiarem a inauguração do Centro de Idosos, ficou um tremendo mal estar na Câmara Municipal de Rio Branco. Se a verba é pública, a inauguração da obra construída com a verba também é pública.


Chama atenção
O que chama a atenção é que o prefeito Marcus Alexandre (PT) sempre foi elegante e costuma convidar todos os políticos da oposição para inaugurações. Desta vez a assessoria do prefeito deu uma bela pisada na bola.


Ninguém sairá ganhando
Não consigo entender, por mais que eu tenha tentado, entender esta briga entre o deputado federal Major Rocha (PSDB), um político de fibra, batalhador, contra um também político de qualidades positivas como o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB). O mais grave é que virou uma batalha na rede social entre os defensores de ambos. Nenhum dos dois sairá ganhando com essa briga. Aliás, quem deve estar assistindo de camarote e rindo são os petistas.


Fora da liderança
A rebeldia do vereador Emerson Jarude (PSL) já lhe causou a primeira baixa. Era cotado, mas não será mais o líder do partido na Câmara Municipal de Rio Branco, que será o vereador Juruna (PSL). Nenhuma crítica. Cabe á direção partidária definir o seu líder no parlamento.


Um belo exemplo
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), deu um belo exemplo de seriedade. Assumiu a presidência da AMAC e manteve todo o seu quadro técnico, sem olhar a que partido pertence. Fosse irresponsável, tinha entupido de afilhados incompetentes. Ponto para ela.


Hospital de Brasiléia
O Hospital de Brasiléia, por ser uma obra que atenderá toda a região do Alto Acre, deveria ser vista por todos os parlamentares federais como apartidária, no tocante à liberação de emendas para ajudar na conclusão. É pequeno, é mesquinho, ficar se torcendo para que não seja concluído.


Momentos e momentos
Na política existe o momento da campanha e o momento da parcela de colaboração, para que obras de alcance social sejam concluídas, independente, de quem estiver no governo e a que partido pertença. Na campanha política é outra história, cada um para seu lado com seu porrete.


Vamos jogar limpo
Acho que os deputados que tratam da questão, os sindicalistas, deveriam jogar limpo e falar para os mais de 300 funcionários em vias de demissão de que, será difícil reverter as suas situações. Pedir 6 meses de carência antes das demissões é prorrogar uma agonia, não resolve.


Tom de decisão
O senador Jorge Viana (PT) não me disse, mas a coluna tem informações que a tese deque o PT só pode ter um candidato a senador não tem só o seu aval, mas também da direção nacional.


Ney Amorim entra no jogo
O presidente do PT, Ermício Sena, embora tenha ressaltado que cabe uma discussão dentro da FPA, não vê impeditivo para que o PT tenha duas candidaturas a senador e citou o deputado Ney Amorim (PT), como o nome falado dentro do PT e aliados, para disputar a segunda vaga.


A nossa bala de prata
Nas histórias de Lobisomem, uma a lenda em que um monstro metade lobo metade humano dilacera quem encontra pela frente, ele só pode ser morto por uma bala de prata. Perguntado ontem sobre a disputa do governo em 2018, o presidente do PT, Ermício Sena, disse que, o prefeito Marcus Alexandre (PT) é a “bala de prata” para derrotara oposição.


Pode bater catolé
Se o Marcus Alexandre (PT) cumprir o seu mandato ficará apenas dois anos fora do poder para disputar o governo. Se for candidato a governador em 2018 e perder estará longe do poder por 4 longos anos. A munição pode falhar; bater catolé, e a “bala de prata” não ser disparada. Deve avaliar muito bem disputar o governo e os seus riscos políticos. É maduro para isso.


Não assimilo a vantagem
Não consigo assimilar qual é a vantagem para a oposição, alguns grupos fazer a execração do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), com liderança provada nas urnas, como se fosse um adversário. Mais uma vez estão esquecendo que em 2018 o adversário a ser batido é o PT.


Algo que não se vê
Se há algo que não se vê dentro da FPA, no PT, são brigas públicas. Podem existir muitas desavenças, mas sempre resolvem internamente. A oposição se estapeia de público.


Só deu saúde
Ontem nos debates da Aleac choveram críticas contra o sistema estadual de saúde no Jordão, Santa Rosa, Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia, Sena Madureira, com os deputados da oposição se revezando na tribuna com ataques.


Novo presidente
Internamente o martelo está batido e o militante da ala mais radical do partido, Cesário Braga, será o novo presidente do PT na eleição de Abril. Até aqui é o candidato único que apareceu. É uma indicação do grupo do secretário e coordenador político do PT, Nepomuceno Carioca.


Nunca antes
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Eduardo Farias (PCdoB), não exagerou ao prever que até completar todas as suas fases a CEI se prolongará pelo mínimo três meses. A oposição fará o máximo para estender o prazo limite para sua conclusão.


Coligação avançando
A primeira reunião da coligação PSD-PSDB está marcada para ser realizada em Brasiléia, com integrantes dos partidos no município e, em Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri. A idéia é solidificar a aliança em todos os diretórios municipais. Não serão discutidas candidaturas.


Bate de frente
A tese do presidente do PT, Ermício Sena, de que o PT pode ter duas candidaturas ao Senado bate de frente com o que pensa o senador Jorge Viana (PT), de apenas uma candidatura pelo partido. Mas como no PT tudo acaba em forró, não alimentem nenhum racha interno.


Carro adiante dos bois
Estão colocando o carro adiante dos bois neste anúncio que o deputado federal Major Rocha (PSDB) “conseguiu” 2.500 casas a serem construídas em Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Tarauacá. Primeiro que não “conseguiu” nenhuma unidade, o que se sabe é estar lutando para destravar projetos que estão emperrados para a execução da obra nos ministérios. Nada a condenar que esteja nesta luta, é até elogiável, mas é bom deixar as coisas bem claras que não tem um centavo liberado para que as construções tenham início. Estão vendendo uma mercadoria fora da prateleira e fora do estoque. Deveria ter feito o anúncio quando existisse algo concreto. Porque se não der certo será alvo de críticas na campanha política. Cautela é sempre bom.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.