Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge Viana defende apoio do PT ao candidato do PMDB na eleição para presidente do Senado Federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de um rompimento traumático da aliança com o PMDB no episódio que os petistas classificaram como “golpe” de Michel Temer, que assumiu a Presidência da República após o impeachment de Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores (PT) poderá se reaproximar como aliado de um candidato peemedebista na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Pelo menos é o que defende o senador Jorge Viana (PT-AC), que aposta na candidatura de Eunício Oliveira (PMDB).


Segundo a revista Veja, o senador acreano, que em outra ocasião chegou a defender o a permanência do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) no cargo, durante uma reunião acalorada com outros senadores petistas em sua casa. Viana e Humberto Costa teriam declarado apoio à candidatura de Eunício Oliveira à presidência da Casa, além de chamar atenção dos colegas Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, ferrenhos críticos da nova aliança com o PMDB.


Irritados, Jorge Viana e Costa teriam criticado a postura de Gleisi e Lindbergh e os acusaram de incitarem a militância contra quem está favorável ao plano de o partido fechar com Eunício. “Costa e Viana disseram que, como se não bastassem os recorrentes episódios de ataques a políticos, agora seus correligionários (Gleisi e, principalmente, Lindbergh) passaram a agir como adversários, sobretudo na forma como vêm se posicionando”, destaca reportagem da revista Veja.

Anúncios


No suposto bate-boca, os petistas deixaram escapar que o fatiamento do processo de impeachment que não cassou os direitos políticos de Dilma Rousseff foi uma articulação de lideranças petistas e peemedebistas. “Os presentes lembraram que ninguém levantou a palavra quando o PT negociou com o PMDB o fatiamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff, justamente no dia em que ocorreu o que eles chamam de golpe, e, por isso, atirar pedras contra a eventual aliança com Eunício seria patético”.


JORGE VIANA FALA SOBRE A ELEIÇÃO DA MESA DO SENADO


A respeito de notícias com informações imprecisas sobre a eleição para a Mesa do Senado, peço que possa divulgar com a matéria veiculada os seguintes esclarecimentos:


1. A escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Senado é definida tendo como regra, conforme o seu Regimento Interno e a Constituição Federal, o preenchimento dos cargos de acordo com os tamanhos de cada bancada dos partidos. O mesmo vale para a presidência de cada uma das comissões permanentes do Senado.


2. Em janeiro, decisão do Diretório Nacional do PT estabeleceu que as bancadas do partido no Senado e na Câmara deliberassem sobre as mesas diretoras, seguindo a regra da proporcionalidade.


3. Como o partido tem 10 senadores, eleitos em votação direta e democrática nas eleições de 2010 e 2014, o PT tem direito a ocupar um dos cargos da Mesa Diretora. Cabe ainda ao PT a indicação de nomes para algumas das comissões permanentes do Senado.


4. Defendo que a participação do PT na Mesa Diretora tenha como princípio a regra da proporcionalidade, como determina a Constituição, sem que haja qualquer tipo de acordo. Cabe ao PT ocupar os cargos a que tem direito graças ao tamanho da sua bancada, eleita nas urnas pelo voto direto.


5. Esclareço ainda que, tendo ficado quatro anos na 1ª Vice-Presidência do Senado, não sou candidato a qualquer cargo na Mesa Diretora. Vou me dedicar exclusivamente ao Estado do Acre e aos interesses do povo brasileiro nos dois anos de mandato no Senado que ainda me restam.


6. A bancada do PT no Senado ainda não se decidiu sobre o assunto.


Jorge Viana
Senador (PT-AC)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido