Menu

Nova forma de defender pontos de vista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante o último período legislativo o deputado Daniel Zen (PT) mostrou que se pode exercer a espinhosa função de ser líder de governo na Aleac, principalmente, quando este governo não vive seu melhor momento popular, numa linguagem civilizada, rebatendo os ataques dos deputados de oposição com os dados e sem os chiliques de faniquitos, o que foge do ritual petista. Se há uma decisão política na qual o governador acertou foi a de escolher o Daniel Zen (foto) para a sua liderança. O debate na política tem que se duro, parlamento é para debates, só não pode descambar para os ataques pessoais. O que se espera na volta dos deputados na próxima semana são debates fortes, mas sem baixarias. E ganhará com isso a democracia.


Primeira impressão é a que fica
O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, praticamente não fica no gabinete, mas direto acompanhando de perto as intervenções na cidade, conta quem veio do município. É o velho ditado de que, a primeira impressão é a que fica. A presença gera dividendos políticos.


Coitadinhos, que pena!
As razões apresentadas pelos empresários dos transportes coletivos, se mostrando como coitadinhos que estão tendo prejuízos, comove o presidente do RBTRANS, Gabriel Forneck, mas não me comove. Tivessem tendo o prejuízo que alegam, já tinham fechado as empresas.


Nenhuma dúvida
Não tenho nenhuma dúvida de que, na próxima terça-feira o reajuste da tarifa de ônibus seja decretado, porque este é um jogo de cartas marcadas dentro do Conselho Tarifário. Alguém duvida disso? Não consigo entender porque isso não ficou para deliberação dos vereadores.


Perguntar não ofende
Qual a Lei reguladora do chamado “Conselho Tarifário”? Se alguém souber informar, agradeço.


Só as pesquisas impedirão
O deputado federal Major Rocha (PSDB) só não será candidato a senador se não aparecer bem nas pesquisas na capital, porque é a partir de um bom resultado no maior colégio eleitoral, que está a sua estratégia. Outro argumento forte é que virou o símbolo de oposição ao PT.


Pagando para ver
Neste caldo de cultura que está posto na oposição estou pagando para ver saírem com duas candidaturas ao Senado, mesmo se sabendo que, com mais de dois nomes, estão facilitando para o PT eleger os dois senadores. Vamos esperar que a oposição tenha bom senso.


Cara lambida
O Acre existe e nele tudo pode, inclusive, o preço da gasolina subir pela terceira semana seguida num assalto descarado ao consumidor. E dão os aumentos com a cara lambida.


Até chorar em enterro
O Coronel PM Ulisses está mesmo trilhando um caminho político. Não perde uma oportunidade de aparecer em público. A última aparição foi num programa de televisão mostrando como se faz uma “moqueca de forno”. Se convidarem, chora em enterro.


Para não sair pior que o soneto
Essa do TJ ação de julgar num prazo de 90 dias os processos dos presos provisórios não pode fugir da rigidez na análise de cada caso, ou se estará jogando na sociedade cerca de dois mil indivíduos e o índice de criminalidade vir a crescer. A emenda não pode sair pior que o soneto.


Guerra particular
Continua a guerra particular entre PMDB e PSDB, em Cruzeiro do Sul. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tem feito denúncias contra obras deixadas pelo ex-prefeito Vagner Sales.


Novos capítulos
E novos capítulos da briga vão esquentar na disputa das vagas do Senado, em que são candidatos o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) e o deputado federal Major Rocha (PSDB).


Saldo positivo
Pelo grande número de prisões efetuadas de indivíduos armados, a Polícia Militar tem evitado muitos assaltos e execuções sumárias, comum na cidade, o que lhe dá um saldo positivo.


Chapa sem medalhões
A presidente do SOLIDARIEDADE, Márcia Bittar, tem todo um caminho aberto para montar uma chapa para deputado estadual sem medalhões e ter condições de eleger um deputado estadual. Para deputada federal é mais difícil formar uma chapa que seja competitiva.


Baú abarrotado
Foi mais uma decisão midiática do governador do Estado, de retirar 20% dos salários dos secretários estaduais e dos cargos de confiança. A coluna tem a informação que os salários voltaram a ser pagos na integralidade, o que prova que o baú do Governo está abarrotado.


Candidata do bolso
O PT tem uma candidata para a presidência da FAMAC e joga pesado na sua eleição. É a Terezinha Santana, apoiada pelo prefeito Marcus Alexandre (PT). Aliás, as eleições sindicais no Acre viraram disputas partidárias e deixaram de ser uma disputa da comunidade.


Tudo para movimentar o cenário
Com a volta dos trabalhos legislativos da Aleac, na próxima semana, poderemos ter debates mais acirrados entre a base do governo e a oposição. Falando na oposição, os seus deputados tiveram tempo suficiente no recesso de colher material para fazer cobranças do governo.


Mais engajados
Os vereadores Roberto Duarte (PMDB) e a vereadora Lene Petecão (PSD) têm sido até aqui os vereadores que de fato estão de cabeça no episódio do pedido do reajuste da tarifa dos ônibus. Uma mostra inicial de que estarão entre os mais ativos da oposição na Câmara Municipal de Rio Branco.


Deixando de lado
Deixando de lado esta questão do reajuste no preço das passagens, que o prefeito Marcus Alexandre (PT) não é obrigado a sancionar a decisão do Conselho Tarifário, é muito positiva a sua presença constante nos bairros fiscalizando as dezenas de frentes de obras da PMRB.


Sumindo aos poucos
A buraqueira que estava tomando conta da cidade vai sumindo aos poucos, dá para notar. Todo gestor está sujeito às críticas, mas uma crítica que não cabe no Marcus Alexandre é a de ser omisso e preguiçoso.


A única dúvida é o valor
A decisão do Conselho Tarifário que será favorável ao aumento do preço das passagens de ônibus ficou para ser conhecida nesta sexta-feira, quando o Relator entregará parecer favorável. A única dúvida e se será aceito o teto de 4 reais como querem os empresários.


Bons debates
A previsão é de uma Câmara Municipal não subserviente à PMRB como foi a composição passada de vereadores. Já se pode prever bons e acirrados debates entre o vereador Roberto Duarte (PMDB) e o líder do prefeito, vereador Eduardo Farias (PCdoB). O que será muito bom.


Foi uma lástima
A última legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco foi uma lástima, funcionava mais como um puxadinho da prefeitura de Rio Branco. Isso não se repetir é bom para a democracia e para a população, que votou num candidato foi para fiscalizar a PMRB e não bater palmas.


Benefício coletivo
O projeto do deputado federal Léo de Brito (PT) que obriga a instalação de taxímetros em moto-táxi começa ser implantado em caráter experimental em Rio Branco, que se torna assim a primeira cidade do Brasil a adotar a medida. Inicialmente, dez motos credenciadas na PMRB ganharão os taxímetros. Depois, de acordo com os resultados, se estenderá á toda frota. O prefeito Marcus Alexandre (PT) está apoiando a iniciativa do parlamentar. Com o taxímetro, quem usa a moto como transporte público passará a ter a garantia de pagar um preço justo.


Esperança de debates incisivos
A Aleac volta aos trabalhos legislativos na próxima semana. O período legislativo anterior não foi dos piores e foi até muito ativo e produtivo. A oposição foi instigante, cobrou muito do governo, os debates com a base do governo foram em alto nível, como deve ser em todos os parlamentos. O clima deverá esquentar se a justiça liberar os pedidos de instalação das CPIs da Venda de Casas e a que pretende investigar as obras mal feitas na BR-364. A certeza de que teremos discussões livres é que como presidente da Assembléia Legislativa continuará o deputado Ney Amorim (PT), que tem conduzido a Casa como um magistrado. Acima de partidos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.