Menu

Bingo de 35 novilhos é sucesso entre católicos e protestantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A fé, em Xapuri, não foi usada apenas para a conquista de milagres, mas também de 35 novilhos bingados pela Igreja Católica durante a 115º Festa de São Sebastião. A atividade é parte da programação que se encerra nesta sexta-feira, dia 20, e já é tradição na cidade.


Publicidade

A farmacêutica Andréia Lacerda, de 38 anos, diz que não há nada de errado em usar a fé para ganhar prêmios. “Tem gente usa a fé mesmo para ganhar, e esse é o meu caso. De verdade, eu estou usando. Quero levar pelo menos cinco novilhos que é um dos prêmios”, comenta de forma humorada.


Cada cartela é vendida ao custo de R$ 10,00, e são cinco oportunidades de vencer. “São várias chances. Começa com cinco novilhos e termina com 15. Quem compra ajuda a igreja a manter a obra religiosa que é feita. A igreja depende dos feiéis, daqueles que ajudam, que acreditam na missão deixada por Jesus”, comenta Fernanda Leite, uma das vendedoras.


Diferente dos demais bongos, esse era ainda mais curioso. Não era a palavra “bingo” que organizava as pedras cantadas, mas a palavra “ajude”, justamente para fazer referência ao objetivo da programação: arrecadar fundos para a manutenção dos templos da igreja na região.


Para a protestante [ou evangélica] Ana Paula Lima, de 19 anos, n]ao há diferença na hora do jogo. Ela acredita que o importante é ajudar, independente da religião que os participantes seguem. “Eu não sou católica, mas todos os anos participo dos bingos e das programações, só não vou na procissão. Isso aqui movimenta a cidade”, lembra.


Nesse ano, a procissão deve começar às 17h30, e a expectativa da Igreja Católica é contar com mais de 15 mil pessoas. O percurso será de 3 quilômetros e vai passar pelas principais ruas da cidade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido