Menu

Flaviano Melo admite ser “Plano B” do PMDB para o senado em 2018

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, me disse ontem que pela sua pujança política o partido não pode deixar de ter um candidato próprio ao Senado. Citou que o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) manifestou a vontade de ser este nome e isso deve ser respeitado. Mas ressalvou que, caso o Vagner não queira ser e o PMDB entender de que num consenso ele terá que ser o candidato não refugará em aceitar. É uma espécie de “Plano B”. Flaviano, durante a conversa, fez um alerta de que, a oposição tem que ter a cabeça fria para lançar somente duas candidaturas a senador. Com três ou quatro candidaturas ao Senado a oposição corre o risco de não eleger ninguém, porque os votos da oposição seriam pulverizados, vaticinou. Considera o senador Jorge Viana (PT) como um forte candidato e que por isso a chapa do PT ao Senado não pode ser menosprezada. A oposição ter apenas dois nomes na disputa é o essencial, diz.


Eleição da AMAC
A eleição para a presidência da Associação dos Prefeitos do Acre não foi discutida dentro do PMDB. A informação é do deputado federal Flaviano Melo (PMDB). A lógica, segundo ele, é que a presidência deva ficar com o prefeito da Capital, por ser quem mais investe. “É como numa empresa, o acionista majoritário é quem ocupa a presidência”, exemplificou Flaviano.


Poderia pular para três
Sobre o fato do vereador Roberto Duarte (PMDB) vir a ser candidato a deputado estadual diz ser esta uma decisão pessoal do político, mas ressalta que isso seria bom para a legenda do PMDB, porque sua entrada pode levar o partido, ao invés de dois, eleger três deputados.


Esquecer prefeitura
A publicitária Charlene Lima mantem o trabalho que vinha fazendo até ter a sua candidatura prefeita brecada pelo PV, não é o caminho errado. Mas se quer ser deputada estadual tem de ampliar as suas ações a outros municípios, porque os votos de Sena serão pulverizados. Ficar adstrita ao burburinho paroquial de Sena Madureira pode lhe dar uma base, mas jamais garantir uma eleição à Aleac.


Posição irreversível
O prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbary (PMDB), me ligou para se posicionar acerca da eleição na AMAC. Falou que aceitou ser vice do prefeito Marcus Alexandre porque o órgão funciona muito bem sob a sua presidência, nunca fez política dentro, e é quem mais investe na manutenção, 82 mil reais. E completou afirmando ser a sua decisão irreversível.


Na política sou oposição
O prefeito Zezinho Barbary (PMDB) fez questão de ressaltar que a sua manifestação é técnica. Em 2018 estarei no palanque com o senador Gladson Cameli (PP) e com o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB), a minha posição na AMAC não tem nada a ver com política, assegurou Barbary.


Prefeito não é para fazer graciosidades
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), não está sendo “cruel”, como alguns colocaram, por suspender concessões para novos táxis liberadas no apagar das luzes da administração do ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Na gestão não cabe a graciosidade.


A mulher pode abrir a boca
Chega a notícia de que um ex-prefeito de uma prefeitura do Alto Acre trocou a mulher de 40 anos por uma de 20 anos. A ex-mulher promete “abrir a boca”. Não vou pôr nome, claro, é problema pessoal e amoroso, mas posso desejar feliz lua de mel aos novos pombinhos.


Comparação das cidades
Claro que, em comparação com Rondônia o Acre é um mendigo na economia. Mas há um ponto que ganhamos de Porto Velho, a cidade de Rio Branco é mais arrumada e as ruas menos esburacadas. Uma sobrinha que mora em Porto Velho fez ontem esta observação.


Guarde para conferir
Para o ex-deputado Gilberto Diniz estão se desiludindo os que esperam o apoio do prefeito Mazinho Serafim (PMDB) para deputado estadual. “Luis Carlos, você guarde o que estou lhe dizendo e confira na época certa se eu estava certo ou errado na previsão, vai lançar a mulher à deputada”, vaticinou Diniz.


Tenho sempre que achar graça
Eu me divirto quando leio que este ou aquele político que não é do PT terá o “apoio integral” do governador. Encaro este a notícia como piada. PT ajuda PT e ponto. Ai está o exemplo do PEN com deputados leais ao Governo, triturados pela máquina petista e nenhum se elegeu.


 Chega de caras e bocas
Que a administração do prefeito Cleudo Rocha (PMDB) foi medíocre em muitos aspectos, não é mentira. Mas chega do prefeito Isac Lima (PT) ficar fazendo caras e bocas denunciando que pegou a prefeitura de Mâncio Lima quebrada. Foi eleito para dar solução aos problemas e não para chorar miséria. Na campanha não disse que tinha solução para todos os males?


O problema é o tráfico internacional
O Exército daria uma maior contribuição para reduzir a criminalidade se colocasse postos de revistas nos ramais que dão acesso à Bolívia, mas a sua liberação para atuar nos presídios é uma boa medida, porque alguém tem que fazer algo para celulares não chegarem às unidades.


Ordens partem de dentro
O presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Jose Janes, disse em recente entrevista de que em torno de 80% das ordens para a prática de crimes vêm de celulares dentro dos presídios. Enquanto não chegam os bloqueadores tem que, se fazer revistas periódicas.


Arrogância é um mal da alma
As religiões orientais ensinam que a arrogância e a deslealdade são um mal da alma. Machuca mais quem o pratica de que a quem é endereçada. Esta máxima, alguns segmentos do PT local deveriam assimilar. Entendam isso de vez, o poder é passageiro e amanhã serão todos nada.


Licitação dispensada
A bela e recatada vice-governadora Nazaré Araújo, nestes poucos dias à frente do governo, determinou que fosse dispensada a licitação para a compra de bloqueadores de celulares para os presídios. Numa guerra aberta entre o Estado e os bandidos não pode haver burocracia.


Não consigo decifrar
Não consigo decifrar a importância – a não ser de marcar posição política – a briga do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), pela presidência da AMAC, um órgão só técnico.


Placar macabro
Do início do mês até hoje o placar macabro aponta 32 execuções. Estamos na metade do mês.


O jogo será jogado
O deputado federal Major Rocha (PSDB) me ligou ontem de Porto Valter para confirmar que, caso um nome do PSDB apareça na ponta da pesquisa para o Senado, o partido lançará candidato, não importando o que venham a decidir os outros partidos da oposição.


Argumento pesado
O argumento mais forte do presidente do PMDB, Major Rocha (PSDB) é de que, o PSDB com uma candidatura à Presidência do Brasil, não há como no Acre não ter alguém disputando o Senado. Que tanto pode ser ele como o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB).


Repetindo a coluna
A declaração do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) de que a oposição poderá não fazer um senador se insistis ter três ou quatro candidaturas bate com o que venho colocando aqui. É óbvio, porque os votos do PT ficariam centralizados e os da oposição pulverizados.


Rio Branco digital
É o programa que o prefeito Marcus Alexandre (PT) vai oferecer internet gratuita no Terminal Urbano, terminais de integração da UFAC e Adalberto Sena, na Rodoviária e na Praça da Revolução. Ao longo dos próximos meses o programa será ampliado. É a modernização.


Celular virou primeira necessidade
O celular virou um item de primeira necessidade. Todo mundo possui um. Ao colocar pontos de internet grátis em locais de grande aglomeração, a PMRB marca um ponto positivo.


Um órgão técnico
Vejo a eleição para a presidência da AMAC como sem nenhum sentido político. A oposição brigar para fazer o presidente é irrelevante. O órgão não é político, o presidente não pode fazer política porque é composto por vinte e dois prefeitos. A manutenção tem seus custos. Além disso, como acontecem toda semanas reuniões na AMAC, um prefeito do interior teria que bancar semanalmente o seu deslocamento. Além de ter de desembolsar acerca de 80 mil reais para manter a estrutura funcionando. Por isso é um cabo-de-guerra sem necessidade. Na campanha de 2018, quem for oposição continuará oposição e quem for PT continuará do PT.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.