Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 440 pescadores de Cruzeiro do Sul vão receber seguro defeso após dois meses de atraso

unnamed

Elenildo Nascimento, presidente da Colônia de PEscadores de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A demora do INSS do município de Cruzeiro do Sul em enviar a papelada ao órgão correspondente na capital acarretou o atraso de quase 60 dias no pagamento da primeira parcela do seguro defeso. Cerca de 450 pescadores aguardam a liberação do benefício, segundo o presidente da Colônia dos Pescadores Z1 de Cruzeiro do Sul, Elenildo de Souza Nascimento.


Segundo ele, é a primeira vez que a cooperativa se encarrega do cadastramento dos beneficiários. O trabalho, até o ano passado, era de responsabilidade do Ministério do Trabalho.

Anúncios


Com a mudança, cerca de 15 pessoas ficaram fora da lista de recebedores do seguro defeso. “São antigos pescadores que atualmente não estavam exercendo a atividade de pesca, por isso foi necessário cortá-las”, garante Elenildo.


Perguntado se a lista, outrora, poderia ter incluído pessoas sem direito ao benefício, o presidente da Colônia de Pescadores disse que “em princípio, sim”.


E apesar do atraso no pagamento, que deverá ser feito até o dia 10 de janeiro, incluindo o retroativo, ele garantiu que a transição do cadastramento do Ministério do Trabalho para a Colônia de Pescadores do município não apresentou problemas.


Segundo Elenildo, Cruzeiro do Sul se destaca no setor da pesca comercial, tendo se tornado o local de maior desembarque de pescado da região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido