Menu

Muito motivado e a esperança de oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Encontrei ontem na Assembléia Legislativa o vereador eleito mais votado de Rio Branco, Roberto Duarte (PMDB), muito motivado para os embates na Câmara Municipal de Rio Branco, a partir do próximo ano. Estava chateado com o fato da bancada da oposição na Aleac ter votado em peso na reeleição do presidente Ney Amorim (PT). Considera que, pelo fato da mesa diretora ter brecado a “CPI da Venda de Casas”, não poderia ter apoio dos parlamentares oposicionistas. Roberto ter sido o mais votado não quer dizer muita coisa, a sua atuação será provada e avaliada nos enfrentamentos com a base do prefeito Marcus Alexandre. Da bancada da oposição me parece o mais preparado para evitar que a Câmara continue sendo um poder omisso. Se fizer notícia será notícia, essa é a máxima do jornalismo político. O mandato de um vereador pode ser o passaporte para vôos mais altos na política ou para sepultar uma imagem.


Legal, mas inoportuna
Nada de ilegal. Nada que onere os cofres públicos. Mas numa situação em que todos os dias entre três e quatro pessoas são executadas na cidade, batendo em muito o recorde da época do “esquadrão da morte”, a viagem do governador Tião Viana aos EUA por motivos nada relevantes, no mínimo é inoportuna e não renderá nenhum dividendo para o nosso estado.


Mente brilhante
Não sei quem foi a mente brilhante que passou o material para os meios de comunicação que, além de fazer uma palestra numa universidade o governador iria “aprimorar o inglês”. Depois que divulgam esta pérola, se acham no direito de ficarem com raiva, com as naturais ironias? Vazam e não querem que a imprensa publique?


Não foi votada, mas existe
Nenhuma PEC foi aprovada, que redunde no fim da licença-prêmio. Mas existe sim na Aleac uma PEC que implicará em mudança nas regras da licença-prêmio dos servidores, na prática é uma punição. Só não foi votada e aprovada porque o presidente da Comissão e Justiça, deputado Jenilson Lopes (PCdoB), foi ponderado e segurou para um debate na volta do recesso com os sindicatos. Mas a PEC que está para ser apreciada não acaba, mas limita a “licença prêmio”, porque só deixa brecha para o servidor que for fazer curso de interesse do estado. Na prática acaba em tese com o benefício.


Muito correto
Um ponto precisa ser ressaltado, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Jenilson Lopes (PCdoB), tem conduzido a comissão mais importante da casa de forma muito isenta, sempre abrindo os projetos para o debate, antes de mandar ao plenário.


Preparando a volta
O ex-deputado Élson Santiago (PP) está se preparando para ser candidato a deputado estadual em 2018. A família Santiago, que foi muito poderosa na política, perdeu muito a sua força nos últimos embates, ao ponto de ninguém da família ter mandato. Quer quebrar o paradigma.


Começou errado na comunicação
O prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), começou errando na comunicação ao defender o salário de 20 mil reais fixado para o seu mandato. Não é ilegal, mas é antipático e quase indefensável em tempo de crise econômica. Não se cria agenda negativa ante a um tema que é altamente criticado pela população. Deveria ter ficado longe da discussão estéril.


Tião bocalon
Pode ter pontos negativos, mas o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) tem aspectos muito positivos na sua carreira: ter lado político e não temer enfrentar o poder, além de ser um cidadão de moral inatacável. Bocalon já fez por onde merecer um mandato popular.


Fechar o legislativo, é isso que querem?
Primeiro foi o ministro Marco Aurélio querer tirar o senador Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado numa ação midiática. Agora é o ministro Luiz Fux querendo dizer o que a Câmara Federal pode ou não votar, numa brutal interferência. Estamos numa democracia, onde os poderes são harmônicos e independentes, o Legislativo não é a cozinha do Judiciário.


Não pode abaixar a cabeça
Não discuto que a Câmara Federal é formada por grande parte de figuras execráveis. Discutam com que os colocou lá. Jaboti não sobe em árvore. O que discuto e critico é a interferência do Judiciário. Cabe aos deputados votar, apresentar emendas, sem pedir licença ao Judiciário. Ou se coloque os juízes para legislar e fechem o Congresso Federal. Não pode é continuar o abuso.


Não é obrigado
O Legislativo não é obrigado a votar matérias na íntegra. Tem o poder de apresentar emendas. Se não puder exercer esta opção não existe razão para ficar funcionando e vira uma ditadura.


Oposição cerrada
A prefeita eleita Marilete Vitorino (PSD) prepare-se para sofrer um duro questionamento à sua administração por parte do PT e PCdoB, embora não tenham muita moral política para críticas num primeiro momento, porque governavam o município. Mas quem vira poder vira vidraça.


Continua sendo o grande problema
O grande problema da oposição é a própria oposição, porque não atua unida e com objetivos organizados, não é demais se dizer que age na política de forma amadora, emocional, como um bando disperso. Enquanto os seus egos continuarem a florir, não chegarão a lugar algum.


Com qual argumento
Vamos imaginar uma situação que pode ocorrer. O senador Gladson Cameli (PP) sai candidato a governador e não indica Tião Bocalon (DEM) de vice. Com qual o argumento que as outras lideranças da oposição vão apresentar ao Bocalon para ele não disputar o Senado?


Informações concretas
A coluna tem informações de que o TCE vai cotejar as prefeituras aonde aconteceram reajustes salariais dos prefeitos e vices, para saber se o valor reajustado não passa do teto da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se ultrapassar os novos gestores poderão ser acionados.


Mal dos governantes
Leio muito. E concordo com a tese de economistas que os estados não têm que ficar choramingando contra o governo federal no tocante à situação de insolvência a que chegaram. Estão quebrados porque gastaram mais do que a receita inchando as máquinas estaduais.


Síndrome da Maria da capoeira
Acontece é que um político quando chega a prefeito ou a governador entope as suas administrações de cargos de confiança, lota as máquinas estatais e municipais com mais secretarias do que o necessário, depois não tem como pagar, porque dinheiro não nasce em árvore. Bate a realidade ficam com a cara da Maria que perdeu a virgindade na capoeira.


Precisa ser esclarecido
Na internet deve-se duvidar e checar antes de passar uma informação em frente. Se for verdadeiro o vídeo do comandante da PM Júlio Cesar tramando para evitar e punir a manifestação dos aposentados que perderam a etapa alimentação, é mal para a sua imagem.


Araruta tem seu dia de mingau
O senador Sérgio Petecão (PSD) não é afeito a temas políticas sérios, trilha mais por caminhos hilários, mas desta vez defende um projeto sério que é o de acabar com a obrigação de um trabalhador filiar-se a um sindicato, o que é correto. Araruta, enfim, teve seu dia de mingau.


O maior defensor
Paulo Ximenes é um dos maiores defensores da candidatura do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, para a disputa das duas vagas do Senado em 2018. O PMDB vai para a briga ou com Vagner Sales ou com o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Quer o espaço na chapa.


Está desaprendendo, prefeito?
O prefeito Marcus Alexandre até aqui surfou de forma inteligente na mídia em pautas positivas. Não se entende por qual razão no fechar do ano vetou projeto aprovado na Câmara Municipal de Rio Branco, que obriga as empresas de ônibus a terem cobradores. Foi contra a geração de emprego e atuou como se fosse advogado dos empresários. Foi uma pisada na bola. Esperava-se que fosse respeitada a decisão dos vereadores, já que não prejudica em nada a prefeitura. É um veto que deveria ser derrubado na apreciação na sessão de hoje.


Cada qual trace seu caminho
O deputado Jesus Sérgio (PDT) não confunda eleição para a Assembléia Legislativa com eleição para a Câmara Federal. Teve votos localizados em Tarauacá. Não tem bases em outras regiões. Não é nenhuma grande liderança política. Sair para Federal é um caminho muito arriscado.


Pronto para sair
O deputado Josa da Farmácia (PTN) me disse ontem que espera a primeira chance jurídica para deixar o PTN. Se quiser ter um caminho mais confortável na sua reeleição procure outro porto diferente da FPA. E não acredite jamais em promessas que virão ajuda do poder. É roubada!


.Oposição é essencial
Não uma oposição meia-boca, banana, mas uma oposição com argumentos fortes para fiscalizar quem está no poder, será mais do que necessário no próximo mandato do prefeito Marcus Alexandre. Depois que a Eliane Sinhasique (PMDB) saiu de vereadora para ser deputada, o prefeito pintou e bordou, fez o que bem entendeu diante de vereadores passivos e balançando a cabeça com o amém e sim senhor. Sem receber críticas. As que existiram vieram da vereadora Lene Petecão (PSD), mas foram pontuais, não sistemáticas. O que se espera da nova bancada de vereadores da capital na próxima legislatura é que, entendam que não foram eleitos para massagear o ego do prefeito Marcus Alexandre, mas serem seus fiscais intransigentes. Ou a oposição age em bloco ou vai naufragar na bajulação barata ao poder.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.