Menu

Querem amordaçar a imprensa?

joao-renato
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

João Renato Jácome

Conversando com um amigo, ele me disse: “João, tem gente que sonha em amordaçar a imprensa!”. E isso, convenhamos, é bem verdade. Mas o pensamento não é de hoje, é de muito, muito tempo. Vem do Império até a República. Aliás, quem muito fala – e quando fala a verdade-, incomoda muita gente. Assim é com a imprensa. Quando não tentam calar, agem para envergonhar.

Publicidade

Essa semana, a polícia simplesmente invadiu, sob uma autorização judicial, a redação do ac24horas, o mais acessado portal de notícias do Acre. Um dos poucos sites acreanos elogiados fora daqui. E digo isso porque ouvi isso de muitos. Colocou-se em xeque (ou pelo menos se tentou), penso, muitas das investigações jornalísticas do portal. É… pensaram! Mas estão engados!


Causa estranheza que após tanto tempo de investigações, apenas agora diligências tenham ocorrido. Mas, pensar o quê? Ironia ou não, temos de pensar que foram apenas os trâmites burocráticos, o tempo de investigar e, claro, entrar em ação. Bom, isso é o senso comum. Aliás, a polícia sempre diz trabalhar com responsabilidade. É o que vemos: a bandidagem toma conta das ruas de Rio Branco e do interior! Bom exemplo!


Na terra da sustentabilidade e do pleno desenvolvimento social (e por que não o crítico?), tudo são flores, tudo é verde (de esperança) e o farol que mais alto brilha é a “estrela da nossa bandeira”. Uma “estrela vermelha” que referencia o sangue daqueles lutaram na Revolução Acreana. Aqueles que não se calaram. Os combatentes que lutaram contra a pressão governista e contra os malfeitos daqueles que comandavam o poder!


Se olharmos para o nosso passado, refletiremos o nosso presente. E o nosso futuro? Como será? Será mesmo que querem amordaçar a imprensa? Quero crer que não, mas está difícil pensar assim. O que me que causa ainda mais estranheza é a quantidade de pessoas que acham tudo normal, natural. Será mesmo que é normal? Reflita comigo…Vou dar um exemplo:


Sentamos em frente à tevê numa terça-feira para assistir ao Jornal Nacional. De repente, uma mensagem invade a tela dizendo o seguinte: “Hoje, a polícia invadiu a redação da TV Globo. Infelizmente, você não poderá assistir àquilo que estávamos preparando para você! Nossas denúncias e reportagens não vão mais ao ar! Contamos com sua compreensão!”.


Será mesmo que isso soaria como “normal” a você? Ou você pensaria que algo ali podia mudar a sua forma de pensar enquanto cidadão? Porque jornalismo é repassar aquilo que realmente é importante à sociedade. Se não for pra ser assim, para quê existir então? Para postar receitas de bolos e tortas ou comidas típicas (como na época do Império)?


É bom a gente refletir para onde estamos caminhando!
Vale o repúdio a toda e qualquer tentativa de calar a imprensa!


*João Renato Jácome é colaborador do ac24horas.com, membro do Programa Internacional de Voluntariado das Nações Unidas, e participa de redes pela Democracia, Esporte, Meio Ambiente e Direitos Humanos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido