Menu

Um golpe à liberdade de imprensa do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ac24horas não é obviamente o único veículo de imprensa do Acre. Então vou me colocar no lugar de um político ou empresário. Se eu estivesse sendo extorquido iria colocar a boca no trombone. Procuraria as redes sociais, jornais, rádios, TVs o que fosse necessário para me defender. Não me calaria porque extorsão realmente é uma violência. Mas se eu tivesse sofrendo perseguição e ofensas à minha honra por alguma publicação iria procurar a Justiça. Pedir direito de resposta e reparação por danos morais. Agora, a pergunta que não quer calar: quem são os dois deputados que a polícia alega terem denunciado a “suposta” extorsão do ac24horas que deu origem à operação policial na redação do Site e na casa do jornalista Ray Melo? Estão especulando em torno do nome do presidente da ALEAC, deputado Ney Amorim (PT). E eu falei com ele nesta terça, 13, pela manhã, numa pausa da sessão. Ele me disse que de fato teve um problema com o AC há alguns anos que foi resolvido pela Justiça. Ney ganhou a causa e foi indenizado. Segundo o parlamentar, não ficou nada para trás, tanto que os jornalistas do Site que cobrem a ALEAC sempre foram bem tratados na atual gestão do parlamentar. Então quem seriam esses dois deputados supostamente extorquidos? Eles são teoricamente as vítimas que podem confirmar ou não o crime alegado. Enquanto essas supostas vítimas não vierem a público confirmar os fatos toda essa operação deixará a impressão de uma ação política. Fica a sensação de intimidação que fere a liberdade de imprensa do Acre. Mas como vivemos ainda num Estado de Direito aguardemos a manifestação da Justiça para não cometermos nenhuma injustiça.


Manifestação
Conversei também nesta terça, 13, pelo WattsApp com o senador Jorge Viana (PT) sobre as suas impressões dessa ação. Ele me respondeu: “Eu fiz registro no plenário do Senado. Acho tudo muito grave,” escreveu.

Publicidade

Momento delicado
Na semana passada a pauta da imprensa acreana e nacional foi uma Lei votada pelo deputados federais sobre o abuso de autoridade. Tem que ser expandida para todos na sua redação no Senado. Definitivamente não deve ser só para juízes e procuradores. A democracia pressupõe direitos e deveres. Um crime tem que estar caracterizado com provas consistentes para ser punido ou divulgado.


Defesa
Vários deputados subiram à tribuna da ALEAC para falarem desse caso. Os petistas Lourival Marques (PT) e Leila Galvão (PT) defenderam o governador Tião Viana (PT). Garantem que ele não tem nada a ver com a ação policial no ac24horas. Registrado!


A Síria é aqui
Na sua fala o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) relacionou o caso do Site com a atual onda de violência no Acre. “Investigação tem que ter, mas a polícia não pode invadir a casa de trabalhadores. Na verdade, tem que estar nas ruas para dar segurança à população porque isso aqui está parecendo a Síria,” afirmou.


Prioridade
Quase todos os deputados que falaram fizeram comparações da ação policial no Site com a violência das degolas e guerra entre facções no Estado. São jovens que estão morrendo. Não são apenas dados estatísticos. Muita dor e sofrimento têm sido gerado às famílias por essa “guerra” que tem o tráfico de drogas por trás.


Calma na Rede
Indaguei ao ex-candidato da Rede à prefeitura de Rio Branco sobre as pesquisas que colocam a ex-senadora Marina Silva (REDE) como favorita à presidência, em 2018. Carlos Gomes me respondeu: “A pesquisa é reflexo do momento, temos humildade ao receber qualquer pesquisa, nossa responsabilidade nesse momento é com o país, com a democracia e o fortalecimento de nossas instituições. Marina é uma grande referência, a pesquisa mostra a credibilidade da nossa querida Marina num momento de profunda crise da política brasileira, apesar disso o grande desafio nosso é seguir apoiando o trabalho da Justiça. 2018 a gente discutirá com a calma e o afinco no momento oportuno.”


Três mosqueteiros
A população de Mâncio Lima não elegeu apenas o prefeito Isaac Lima (PT). Ele terá muita ajuda do irmão, deputado estadual Jonas Lima (PT) e da sua vice, Angela Valente (PSB), que conhece bem a realidade social do Japiim. Unidos têm conhecimento e recursos políticos para fazerem uma ótima gestão.


De olho bem aberto
Telefonei para o deputa federal Flaviano Melo (PMDB) para saber das suas reais pretensões de concorrer a uma vaga do Senado. Ele me disse que apenas comentou numa reunião interna que na formação da chapa de oposição, que vai disputar o Governo, o PMDB terá que ter algum candidato majoritário.


Silencioso
Não é do feitio do Flaviano se colocar diretamente em nenhuma candidatura. Nos mais recentes anos sempre disse que não teria disposição a uma disputa majoritária. Mas o deputado anda bastante animado e não sei realmente se ainda pensa assim.


Fato
Os dois políticos ainda mais conhecidos do Acre pela população são o Flaviano Melo e o Jorge Viana. Seriam sem dúvidas fortes concorrentes ao Senado. Ainda mais que o Senado é o lugar para políticos experientes com missões cumpridas no executivo como é o caso deles.


A última palavra
Se o prefeito Vagner Sales (PMDB) quiser e puder ser candidato ao Senado creio que teria o apoio do Flaviano e de todo o partido. Mas se não for o candidato abriria a discussão de um outro nome para reivindicar a vaga.

Publicidade

Escalado sem discussão
Um dos candidatos da oposição será naturalmente o senador Sérgio Petecão (PSD). Então se a oposição conseguir se unir para lançar apenas um candidato ao Governo, seriam apenas duas vagas para a disputa do Senado. A briga será grande.


A hora dos novos
Uma nova geração de petistas na política pode realmente fazer as mudanças que a população espera do partido no Acre. Chega de radicalismos e maniqueísmos do bem contra o mal. Política só se faz com antagonismo senão é ditadura.


Quem são…
Esse espírito de mudança no PT tem nomes. Ney Amorim (PT), o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), deputado federal Léo de Brito (PT) e a vice Nazaré Araújo (PT). Esses personagens podem arejar a legenda. Transformar a relação com a oposição em algo mais diplomático e produtivo para o Estado.


A hora da pacificação
O Brasil e o Acre continuam divididos pela política. As coisas tomaram proporções perigosas. Eu diria que se não fosse pelo espírito pacífico natural dos acreanos poderíamos, em breve, a assistir uma guerra civil onde todos seriam derrotados. Como diria Mahatma Gandhi, “olho por olho e dente por dente e teremos um mundo de cegos e banguelos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido