Menu

Pesquisar
Close this search box.

Enem deverá passar por reestruturação e consulta pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá passar por reestruturação a partir do próximo ano. Já em janeiro de 2017, o Ministério da Educação realizará consulta pública para aprimorar as edições de 2017 e 2018 do exame.


Os estudantes que prestarem o exame até três vezes com isenção de taxa, vão perder o direito à gratuidade na quarta tentativa. A medida foi anunciada pelo Ministério da Educação como forma de reduzir o custo das provas, que este ano ultrapassou R$ 650 milhões.

Anúncios


A taxa do Enem custa R$ 68, mas os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos. A ideia é evitar que candidatos façam o exame repetidas vezes, sem custo nenhum.


Outra mudança é em relação à prova. O teste servirá apenas para acesso ao ensino superior e não mais ao candidato que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio. O Enem também não aceitará mais a adesão de estudantes de anos anteriores que se inscrevem com a intenção de conhecer a logística do exame. Dados do Ministério apontam que, somente este ano, um milhão de candidatos se inscreveram nesta categoria.


No Acre, por exemplo, na edição deste ano do Enem, foram inscritos para participarem do certame, 64.947 mil, desse total, 6.305 estavam inscritos para fazer as provas para concluir o ensino médio.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido