Menu

Em se tratando de oposição, deve-se duvidar de tudo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Major Rocha (PSDB) defende que a oposição tenha apenas dois candidatos a senadores em 2018. Considera que, pela lógica de estar no mandato uma das candidaturas deverá ser do senador Sérgio Petecão (PSD). E quanto à segunda vaga, que o candidato seja escolhido por pesquisas no ano eleitoral. Rocha diz que embora não tenha decidido se disputará o Senado, colocará o seu nome nas pesquisas. Até aqui, outros a manifestarem interesse por uma candidatura a senador em 2018 foram Márcio Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) e Tião Bocalon (DEM). Em se tratando de uma oposição sem comando, é muito difícil que os eventuais candidatos ao Senado venham acatar a tese das pesquisas, mesmo democrática. Tentaram isso na eleição municipal e terminou numa grande barafunda.


 Licença para escrever
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) nega ter falado para a coluna que o PMDB quer uma das vagas para apresentar um candidato a senador em 2018. Nunca disse que me falou. Falou aos dirigentes de outros partidos. E não preciso de licença para dar uma notícia política.


Como deve ser a imprensa
Este espaço não tem a mínima influência do governador e de nenhum dos políticos de oposição. Vamos sempre fazer comentários com responsabilidade, mas sem estar pedindo licença para escrever ou ter que ficar dando explicações sobre o que escrevi a este ou àquele.


Não sabe de nada
Perguntei ontem ao prócer do PCdoB, Edvaldo Magalhães, se era verdadeiro o fato de um dirigente da UJS ter tratado um vereador de forma racista, em Tarauacá, desconversou. O mal da Dilma atingiu o Magalhães de não saber de nada. Simples: teria de confirmar ou negar.


Eduardo será o líder do Marcus
O vereador Eduardo Farias (PCdoB) aceitou o convite do prefeito Marcus Alexandre de ser o seu líder na Câmara Municipal de Rio Branco, a partir do próximo ano. Foi uma escolha acertada, o Dudu já foi deputado, tem experiência de parlamento, e é muito bem qualificado.


Bela aliviada
Quem deverá passar um fim de ano aliviado é o diretor-geral do DERACRE, Cristovam, que andava se escondendo dos credores do órgão e não tinha mais desculpas a dar. Com o grande aporte de dinheiro vindo do governo federal ao Estado poderá se limpar com os caçambeiros.


Sua única saída
O ex-prefeito Tião Bocalon só tem uma saída para a sua carreira política: organizar o DEM para que, na próxima eleição possa ter chapas competitivas a deputado estadual e para deputado federal, caso queira ser candidato a senador. Para não levar uma nova rasteira da oposição.


Tinha necessidade
Os vereadores Artêmio Costa (PSB), Fernando Martins (PCdoB), Roger Correia (PSB) e Gabriel Forneck (PT) estão recebendo 4 mil reais de diárias cada para fazer um “curso de captação” no Rio Grande do Norte. Nada ilegal, mas desnecessário, servirá apenas para pegar uma praia.


O mais interessante
O mais cômico desta viagem turística é que dos vereadores que ganharam este presente de fim de ano, somente o vereador Artêmio Costa (PSB) voltará na próxima legislatura. Roger Correia e Fernando Martins perderam a eleição e Gabriel Forneck optou em ir para a PMRB.


Única dedução
A única dedução para justificar esta gastança é que os cofres da Câmara Municipal de Rio Branco estão abarrotados de dinheiro, ou não estariam promovendo este tipo de mordomia.


Alegre pelos servidores
Alegro-me pelos servidores, que poderão passar um fim de ano tranqüilo, pagar as contas, o fato do governador ter conseguido dinheiro para pagar o salário de dezembro e o 13º salário.


Tocado pelo espírito natalino
Tocado talvez pelo espírito natalino, o deputado Nelson Sales (PV) resolveu acreditar em Papai Noel. Só pode ser. Quer transformar em impositivas as emendas dos deputados estaduais. As emendas são apenas virtuais e não seria agora que o governador iria transformá-las em reais.


Sejamos justos
O deputado Lourival Marques (PT) não “quebrou” o Rio Branco, como andam divulgando. Já pegou com a dívida atual, que chega a 2 milhões de reais. A questão é que enquanto os diretores não agirem como profissionais, o clube afundará ainda mais e não sobrará nada.


Urucubaca da dilma
Um fato irônico, entretanto, deve ser ressaltado na administração do Rio Branco Futebol Clube, pelo deputado Lourival Marques (PT). Depois que fez os jogadores entrarem em campo com uma faixa defendendo a Dilma, o time acumulou uma derrota atrás da outra na Série D.


Para se assistir de camarote
Para liberar o dinheiro aos Estados, os governadores firmaram compromisso de ajudar com os votos de suas bancadas na aprovação no Senado da PEC do teto de gastos e da Previdência. E ainda cortar cargos comissionados e não contratar terceirizados. Deu na grande imprensa.


Mazinho paz e amor
A publicitária Charlene Lima, que deve ser uma das assessoras do prefeito Mazinho Serafim (PMDB), nega que ele esteja agindo com truculência. “Virou o Mazinho paz e amor”, assegura.


Entregue às baratas
A sessão solene com os dirigentes de Conselhos Tutelares, realizada ontem na Aleac por iniciativa da deputada Maria Antonia (PROS), serviu para se ter um panorama do abandono em que se encontram esses órgãos, sem o apoio que mereceriam ter do governo e prefeituras.


Vão levar a escola
Bandidos furtaram todo estoque de merenda da escola “Pedro Martinello”. Dá próxima vez, como não encontraram obstáculos é possível que carreguem do piso até ao telhado.


Mesmo caminho do lodo
Os malfeitos aconteciam debaixo do nariz da ex-presidente Dilma, ela era conivente e posava de santa inocência de que nada sabia. O presidente Temer cursou a mesma escola, se não demitir o ministro Gedel Vieira não vai diferir do governo passado no quesito bandalheira.


Simplesmente impossível
Quem já esteve na administração pública sabe que é praticamente impossível um governador, um presidente da república, não saber como agem os seus secretários e ministros.


Sempre agiu em simbiose
Caso a presidente Dilma fosse mantida o rombo nas contas públicas teria aumentado e estaria bem pior do que está hoje. O Temer tem uma política econômica bem mais eficiente e séria. Mas em termos de imoralidade no governo, Temer e Dilma sempre viveram em simbiose.


Novo com maturidade
O deputado Ney Amorim (PT) é um parlamentar novo, mas que conseguiu a maturidade política. Não creio que, vai sair sendo candidato a cargo majoritário para ser agradável. Deve antes avaliar bem o quadro. Quem está num prestígio crescente não pode perder a eleição.


Muito difícil
Um advogado que está acompanhando a situação jurídica do prefeito afastado de Brasiléia, Everaldo Gomes, me disse ser “muito complicada” a sua situação e na sua avaliação muitos secretários municipais deverão ser indiciados, porque o processo está bem fundamentado.


Vítima dos que o cercavam
O prefeito Everaldo Gomes, uma pessoa extremamente simples, só cometeu um erro: se cercar de alguns assessores problemáticos, que acabaram por lhe levar para o caminho errado. Também entrou nessa canoa furada porque quis, foi advertido, não é nenhuma criança.


Dinheiro em caixa
O prefeito de Brasiléia, Jorge da Fazenda, só não fecha o ano pagando todos os servidores, 13º salário e os fornecedores se não quiser, a informação é de que teria recebido cerca de 700 mil reais do dinheiro da repatriação. Não tem nenhuma desculpa para deixar o mandato devendo.


Zerar as dívidas
Com o dinheiro da repatriação todos os prefeitos têm condições de zerar as suas dívidas com fornecedores. Quem não vai continuar e ainda pensa em obras, não está com boas intenções.


Não deu certo
Tentaram uma campanha de desmoralização pessoal com o Gladson Cameli (PP) quando foi candidato ao Senado. Funcionou ao inverso, lhe beneficiou ao invés de beneficiar a candidatura da Perpétua Almeida (PCdoB), sua adversária. Não aprenderam a lição?.


Outro erro
Outro erro é de alguns defensores da candidatura do senador Gladson Cameli (PP) ao governo, ao verbalizar como já tivesse sido eleito e ficam falando em até em nomes para secretários. A política está cheia de exemplos de candidatos tidos como eleitos e que perderam.


Não alimentem muitas ilusões
Quem pensa em política como uma coisa séria não fique comemorando o Senado ter aprovado a criação da cláusula de barreira, para brecar a proliferação de pequenos partidos, que surgem para virar balcões de negócios e, tampouco, ter aprovado o fim das coligações proporcionais. Na Câmara Federal, onde se concentram os representantes dos partidos nanicos, pode até manter a aprovação da matéria com essas mudanças na legislação eleitoral, mas será muito difícil. Como em outras vezes vão querer manter as duas cláusulas que seguram as suas existências. A Câmara Federal é a Meca do corporativismo dos interesses pessoais. Para se ter certeza do fim das imoralidades com a criação da cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais, só com a criação de uma Assembléia Constituinte exclusiva para fazer a Reforma Política. Sem isso continuarão criando um partido a cada semana. E viva a imoralidade!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.