Menu

Alunos da rede municipal de ensino passam por avaliação de aprendizagem em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


Mais de nove mil alunos de Rio Branco se preparam para responder as questões do Programa de Avaliação de Aprendizagem dos Alunos (PROA), no período de 28 de novembro e 09 de dezembro. A avaliação interna será aplicada aos estudantes do 1º ao 5º ano de 24 escolas da rede municipal de educação.

Publicidade

O objetivo é diagnóstico. A avaliação busca identificar o que sabem os alunos, o que não estão aprendendo, quais as maiores dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. As questões variam de acordo com a idade e série. As turmas de 1º ano respondem a 12 questões (6 de Língua Portuguesa e 6 de Matemática). Os alunos do 5º ano respondem um total de 24 questões, sendo 12 de cada disciplina. A avaliação acontece em três fases: uma no início do ano letivo, outra no final do primeiro semestre e a terceira em dezembro, ao final do ano letivo. Os resultados direcionam planejamento e formação de professores e coordenadores pedagógicos.


Segundo a coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Gleice Souza, leitura e intepretação de textos, resolução de problemas ainda são dificuldade para os alunos, mas, com a avaliação, formação continuada e intervenções planejadas, a cada ano, os problemas são superados e os resultados cada vez mais positivos. “A formação é frequente e ocorre mensalmente. Este ano nosso principal foco foi o coordenador pedagógico que, na escola, é a pessoa que orienta e auxilia o trabalho do professor em sala de sala de aula”, disse.


De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Batista, “a avaliação diagnóstica direcionando intervenções e a formação continuada são elementos de permanência que nos permite ampliar o atendimento sem perder o foco da qualidade. Os avanços dos indicadores são os principais reflexos dessa política que tem como foco principal a educação de qualidade social”, destacou Márcio Batista.


O PROA em Rio Branco
A implantação do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PROA) na rede de educação de Rio Branco começou no ano de 2006, quando o programa foi apresentado como desencadeador e norteador do Programa de Formação Continuada. Não por acaso, o nome PROA que, assim como a proa de uma embarcação, sugere o que aponta a direção a ser seguida, que seria o ponto de partida que direcionaria todo o trabalho de formação dos professores.


Inicialmente, o foco da avaliação foi a escrita, uma vez que o objetivo estratégico da formação era garantir o direito à alfabetização para todas as crianças. Desde 2009 são avaliados alunos do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. No ano de 2014 o PROA foi estendido a todos os alunos do Ensino Fundamental. Este ano o objetivo é alcançar 9.032 alunos do 1º ao 5º ano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido