Menu

Pesquisar
Close this search box.

Louro Marques volta para Aleac; Jamyl pode ser descartado de vez

Sibá quer metade do governo
A manutenção do primeiro suplente Jamil Asfury, na Aleac, poderá custar ao governo entregar todo o setor produtivo para o grupo do deputado federal Sibá Machado (PT). É o que está exigindo para o deputado Jonas Lima (PT) assumir a SEAPROF e manter Jamil como deputado.


Louro está de volta
A reviravolta é discutida porque o titular da cadeira que Jamil Asfury ocupa na Aleac, deputado Lourival Marques (PT), que estava na SEAPROF, deverá reassumir na próxima terça-feira. A decisão já foi comunicada à mesa diretora da Aleac, que deverá lhe empossar de imediato.


Jamil no PEN
O deputado Jamil Asfury confirmou o fato e anunciou que, deixou o PDT e assumiu a presidência regional do PEN. Jamil não quer ficar refém de direções partidárias na eleição de 2018. “Poderei ficar livre para negociar alianças que me favoreçam politicamente”, diz.


PEN independente
Sobre como conduzirá o PEN, o deputado Jamil Asfury diz que pretende tornar o partido independente e competitivo nas eleições de 2018. Se continuar na Aleac manterá o PEN na FPA, caso contrário o PEN ficará livre para discutir novas alianças, e buscar novos aliados.


Vôo mais alto
O deputado Jamil Asfury (PEN) me disse que entre as suas metas está a de disputar uma cadeira de deputado federal na próxima eleição, dentro de uma aliança que possa lhe deixar com chance de se eleger. Quando era presidente do DEM deixou o partido forte e representativo. Na ocasião teve a sua candidatura à prefeitura de Rio Branco barrada.


Pouca coisa a fazer
Pessoa bem próxima ao deputado Lourival Marques (PT) revelou que, ele está voltando para a Aleac porque com a crise econômica a SEAPROF está com as suas atividades reduzidas, diferente de quando assumiu a secretaria no primeiro mandato do governador.


Bancada Federal do Acre poderá ser reduzida
O Acre poderá ter apenas dois senadores e seis deputados federais. Um projeto do senador Jorge Viana (PT), tramita neste sentido no Senado Federal. Quase 1 milhão de pessoas se manifestaram a favor no portal do Senado. Jorge cita os EUA, modelo de democracia, onde tem dois senadores para cada Estado. Pela proposta de Viana o número total de deputados federais não poderá ser superior a 385 cadeiras. Atualmente, são 513 parlamentares federais. A PEC que reduz as cadeiras no Congresso Nacional deverá ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na próxima quarta-feira. Com base nos novos números da PEC, as composições das Assembléias Legislativas teriam que ser recalculadas e também teriam as vagas reduzidas. É uma proposta polêmica, mas saneadora.


Algo que merece ser apoiado
Este projeto de emenda à Constituição Federal de autoria do senador Jorge Viana (PT) é algo que merece ser apoiado. Quando todos falam em teto para gastos, medidas desta natureza são necessárias. Não sei se o corporativismo dos políticos aprovará uma medida que corta na carne. Acho difícil, muito difícil. Mas em política, nada é impossível.


Debate duro
O integrante do programa “Tribuna Livre”, Osmir Lima, travou um debate duro, mas respeitoso, com o Porta-Voz do governo, Leonildo Rosas. Osmir conseguiu provar com os atos do Diário Oficial que, o governador não demitiu os mais de 500 cargos de confiança que anunciou.


Nada com nada
O governo deveria pensar antes de mandar o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, para um debate na televisão sobre a situação econômica do Estado. Não diz nada com nada. O governo lutou para conseguir pagar o 13º e ele mostrou o Acre como se fosse uma potência do primeiro mundo. E tudo isso dito naquele economês decoreba e surrado.


Nem pensar
A deputada Leila Galvão (PT) não admite nem discutir assumir a SEAPROF, para dar vez ao primeiro suplente Jamil Asfury. Tem dito que não quer mais conversa com cargo executivo.


Altamente magoado
A informação que tenho é que o deputado Jamil Asfury (PEN) está completamente magoado com o PT, que já o prejudicou na sua reeleição investindo em suas bases e lhe derrotando. Reclama que gastou muito na tentativa de eleger a mulher Sandra Asfury  à vereadora, para de uma hora para outra ser descartado da vaga de deputado estadual.


Não aprendeu?
Tão experiente, e o Jamil ainda não aprendeu que os aliados do PT são descartáveis?


Dinheiro em caixa
O governo está com o dinheiro em caixa para pagar dezembro e o 13º salário dos servidores efetivos e ainda os fornecedores. O governo retardou o anúncio para o próximo dia 5, apenas como marketing de fortalecimento da sua imagem. A informação vem de fonte muito boa.


Fique atento
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) fique atento que há todo um movimento dentro da oposição para que os candidatos únicos ao Senado sejam Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (PSDB). Por isso é bom apostar nas suas próprias forças, porque tem rasteira sendo preparada.


Maldade que custou caro
Na eleição municipal, Tião Bocalon (DEM) foi traído até a medula pelos que considerava como aliados. Só que custou caro à oposição, que sofreu a sua maior derrota de todos os tempos na disputa da prefeitura de Rio Branco, mesmo com a imagem do PT no fundo do poço.


Não é sua praia
Não posso garantir que o deputado Jonas Lima (PT) aceitará assumir a SEAPROF. O Executivo não é a sua praia e, principalmente, pegar o órgão em tempo de crise. Se aceitar passa de baladeira à vidraça e estará emitindo um atestado de burrice política.


Piada do ano
Pode ser considerada a piada do ano, a ação dos advogados do Lula pedindo punição para o Juiz Federal Sérgio Moro. E uma atitude tão cômica que não há como não achar graça da inversão de valores.


Tropa selada
O deputado federal Major Rocha (PSDB) ironiza o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales: “está errado quando diz que não pode deixar o cavalo para o Senado passar selado. Deveria dizer tropa selada, porque ainda quer a mulher candidata á Aleac e a filha a deputada federal”.


Passa pelo PSDB
Sobre a sucessão estadual, alerta o deputado federal Major Rocha de que a discussão da chapa de governo e Senado passará, automaticamente, pelo PSDB, que terá candidato à presidência do país. E que por isso o partido não deverá ficar fora desse debate.


Atendimento perfeito
Uma pessoa próxima à família, cuja nora fez um parto recente, considerou o atendimento da Maternidade “Bárbara Heliodora” “nota 10”, em todos os sentidos. Ficou admirada com a organização: “já se deixa a unidade com todos os exames de pós-parto marcados”. Registrado.


Não é como na Segurança
A secretaria de Saúde, na gestão do Gemil Junior, tem problemas pontuais, não é a oitava maravilha do mundo, mas dentro do contexto econômico é bem conduzida. A pior imagem do governo deixou de ser a Saúde para ser a Segurança, não por culpa de quem gere o sistema, mas pela falta de estrutura para uma ação sistemática de combate à violência.


Isso é que interessa
Façam o carnaval que quiserem fazer, mas o que interessa aos moradores do trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul é que a recuperação de parte da quase intrafegável da rodovia seja um trabalho de vergonha, não se repita a porcaria do trabalho das empreiteiras do trecho danificado.


Ninguém cobra qualidade
O que aconteceu com a BR-364 foi que, a maioria das empreiteiras ganhava a licitação, executava obras porcas e ninguém lhe cobrava responsabilidade. E assim bilhões de reais foram enterrados e a rodovia nunca foi de fato concluída e entregue ao DNIT.


Forró 2018
A publicitária Charlene Lima (PV) postou um vídeo dançando forró nas brenhas de Sena Madureira. Entre um forró e outro vai pavimentando o caminho para uma candidatura a deputada estadual, na eleição de 2018. Charlene é do ramo, conhece o fio da meada.


Se desmanchando
O grupo político da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) vai se desmanchando após o desastre eleitoral da eleição municipal. Perdeu o SOLIDARIEDADE para a Márcia Bittar e agora perdeu o PEN para o Jamil Asfury. Chegará a 2018, apenas com o PR sob o seu comando.


DEM fortalecido
O DEM, presidido pelo ex-prefeito Tião Bocalon, deverá receber em breve interessantes adesões. Bocalon que formar uma chapa competitiva para deputado federal e estadual e ter candidato ao Senado.


Uma prisão para os holofotes
Estou entre os que combate a compra de votos. Mas também estou entre que são contra os exageros jurídicos, como a prisão midiática do ex- governador Garotinho, decisão corrigida pelo TSE, que condenou a chanchada. E mais hipócrita é quando se vê setores políticos batendo palmas. Hipocrisia e hipocrisia. Raro é o parlamentar que não comprou votos para se eleger. Seja dando barro, areia, matriculando no programa bolsa-família, dando emprego e aqueles tradicionais 100 reais do dia da eleição. A justiça eleitoral não pode nem atirar a primeira pedra, porque se de fato fosse ágil e eficiente quase todos os políticos estariam presos por compra de votos. E neste país do faz de conta, foi mais um episódio para os holofotes, porque nem condenado em definitivo pelo suposto crime, o Garotinho foi.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.