Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lua gigante será 14% maior e 30% mais brilhante nesta segunda-feira; pesquisador Friale faz alerta

Com O Tempo Aqui


Nesta segunda-feira, dia 14, às 8h 52min da manhã, no horário de Rio Branco, ou 11h 52min, no horário brasileiro de verão, foi o auge da Lua cheia e ela estava cerca de 50.000km mais próxima do nosso planeta do que quando está mais distante, informou o pesquisador meteorológico Davi Friale em seu site o Tempo Aqui.


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No dia de hoje, a distância entre a Lua e a Terra foi de, apenas, 356.511km, sendo que o normal é em torno de 380.000km. Como, nesse horário, a Lua cheia não aparece no céu, o jeito é observá-la no início da noite desta segunda-feira, pois a diferença será mínima.

Anúncios


“Se uma simples Lua cheia já é bonita, imagine como será nesta segunda-feira, dia 14 de novembro de 2016, quando ela vai aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal no céu noturno do Acre e de todo o Brasil. Não perca esta oportunidade de observar, com mais precisão, a paisagem da superfície da nossa Lua: suas planícies (manchas escuras) e suas crateras produzidas pelo impacto de meteoritos”, diz.


Friale lembra que a próxima vez que a Lua vai estar tão próxima da Terra será, somente, no dia 25 de novembro de 2034. “Não esqueça que o fenômeno ocorre nesta segunda-feira, dia 14, e, se as condições meteorológicas permitirem, todos os acreanos e demais brasileiros poderão vê-lo”, relembra.


CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DESSA APROXIMAÇÃO


A Lua gira em torno da Terra e completa uma volta a cada 29 dias e meio. Essa órbita é um pouco irregular e, assim, pode passar mais perto ou mais longe do nosso planeta. Quando está mais perto, dá-se o nome de perigeu (superlua), quando está mais longe, apogeu.
Desta vez, a nossa Lua esteve bem mais perto do que nos últimos 68 anos.
Se ela está mais perto, sua atração gravitacional fica maior e, assim, os oceanos ficam esticados para cima e as marés e as ondas aumentam bastante. Quem estiver na praia poderá ver facilmente essa diferença no mar.
Da mesma forma, esse fenômeno pode provocar pequenos terremotos, pois as placas tectônicas – essas camadas da Terra nas quais pisamos todos os dias – podem sofrer um pequeno deslocamento para cima da sua posição original. Com esse leve movimento, devido à atração provocada pela aproximação da Lua, podem ocorrer algumas acomodações no interior do nosso planeta. Alguns estudiosos afirmam que tal fenômeno pode provocar até terremotos de maiores proporções.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido