Menu

Membro do Comando Vermelho que participou de incêndio a ônibus é condenado a mais de 14 anos de prisão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um membro da organização criminosa Comando Vermelho, que participou dos incêndios de cinco ônibus escolares, uma unidade móvel de saúde e da deterioração de mais dois caminhões da Secretaria de Obras Planejamento e Agricultura de Senador Guiomard, ocorrido em agosto deste ano, foi condenado pela Vara Criminal da Comarca de Senador Guiomard. O homem deverá cumprir 14 anos, nove meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além de pagar 99 dias-multas.


A sentença é de autoria do juiz de Direito Robson Aleixo que ao condenar o réu pelos crimes de integrar organização criminosa e incêndio criminoso, afirmou que as consequências do delito “foram graves, tendo em vista os prejuízos suportados pelo erário municipal (…), chegaram aos valores elevadíssimos de mais de um milhão de reais, dinheiro esse que deixou de se destinar ao bem-estar da população em geral. E poderia ter sido ainda pior, já que existiam residências habitadas próximas ao local do fato”.

Publicidade

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ofereceu denúncia contra o suspeito apontando que ele integrava, no Acre, a organização criminosa conhecida como Comando Vermelho, e, no dia 18 de agosto deste ano, junto com terceiro desconhecido causou os incêndios dos veículos oficiais de Senador Guiomard.


Segundo o MPAC, o suspeito é o responsável pela organização criminosa no município, “encarregado de dar as ordens para seus comparsas” e “agindo em coautoria caracterizada pela unidade de desígnios e atuação conjunta” com outros não identificados causou o incêndio dos veículos, “expondo a perigo concreto o patrimônio de pessoas, vizinhas da dita secretaria”, e deteriorou dois caminhões de propriedade do Ente Municipal.


Na sentença, o juiz de Direito Robson Aleixo, titular da unidade judiciária, avaliou que mesmo o acusado tendo negado a autoria do crime, foi possível constatar por meios dos registros telefônicos, mensagens recebidas no Whatsapp, depoimentos das testemunhas e outros documentos que ele era membro da facção criminosa e a pessoa que dava ordens para comparsas no município.


Também foi observado pelo magistrado que apesar de terem sido identificados apenas um integrante do Comando Vermelho, pelas mensagens de celular e outras provas contidas nos autos foi possível compreender que a organização criminosa “tem mais de quatro integrantes e tem como objetivo a prática reiteradas de diversos crimes, entre eles os crimes de tráfico, assaltos com uso de armas de fogo, sequestros, etc.”.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido