Menu

Pesquisar
Close this search box.

Se não fosse a ação de Gladson Cameli a BR-364 poderia fechar

Quem travou um bom combate foi o senador Gladson Cameli (PP), ao conseguir nesta crise financeira em que se encontra o país, que o governo federal através do DNIT liberasse recursos para recuperar a BR-364. A ordem de serviço para as obras será assinada no próximo dia 17, em Cruzeiro do Sul, entre o DNIT e as empreiteiras que ganharam a licitação. Grandes trechos da rodovia se transformaram em ramais mal conservados e a tendência, se não fosse a ação do senador Gladson seria a estrada fechar para o tráfego de veículos, no pique do inverno. Quando se foca num objetivo para atender o coletivo, pode-se conseguir fazer muita coisa com um mandato para atender a população. Este fato serve com um bom exemplo.


Curral eleitoral eletrônico


O MPF pode sem querer estar desmontando um curral eleitoral eletrônico, ao mandar apurar a situação de 3.300 beneficiários do programa Bolsa Família, que estaria recebendo ilegalmente, no Acre. Essa turma em toda eleição, funciona como votos de cabresto de quem está no poder.


Não é pouca grana


E isso não significa pouca grana, o MPF estima um desvio de 15 milhões de reais com estes pagamentos, ao longo dos contratos desses beneficiários. Vai cair no colo de quem autorizou.


O milagre e os santos


O MPF deveria ao final da apuração revelar quem, no Acre, está por trás da tramóia, porque se alguém tem um cartão ilegal do “Bolsa Família” é porque alguém de dentro do programa forneceu. E se forneceu não foi pelos belos olhos, mas para assegurar votos nas campanhas.


Cortou o da Sky


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, conta uma historieta. Quando assumiu cortou o pagamento do Bolsa Família de quem não precisava. Certo dia recebeu no gabinete uma senhora de posse, que reclamou: “prefeito, o senhor cortou o nosso dinheiro da SKY”.


Não consigo torcer pelo pior


Não estou na fila do gargarejo dos atos do governo estadual, mas não posso formar entre os que torcem para que o governador não consiga dinheiro para pagar dezembro e 13º dos servidores, porque é torcer para que milhares de famílias não tenham um fim de ano feliz. Não embarco nessa canoa.


Tudo tem seu limite


Na política tudo tem o seu limite, uma crítica e uma denúncia, podem e devem ser feitas, mas não se pode jamais ficar na torcida do quanto pior melhor, como alguns políticos da oposição.


Tinha que sobrar


O ex-presidente Lula atribuiu o seu inferno astral jurídico a uma ação conjunta com Juiz Sérgio Moro, do MPF e da mídia. Tinha que sobrar para a imprensa, que se limita a publicar os fatos. Complicado o Lula vai ficar após a revelação da delação da Odebrecht, será um adeus a 2018.


Oposição desmontada


Essa ação do MPF, em Brasiléia, apreendendo bens supostamente adquiridos ilegalmente pelo prefeito Everaldo Gomes, e pelo ex-prefeito Aldemir Lopes, marca o sepultamento político do PMDB, naquele município, onde sempre foi forte, porque tira de cena suas maiores lideranças.


Algo contra a mulher na política?


O senador Sérgio Petecão (PSD), assim justificou a vitória de Donald Trump para a presidência dos EUA: “a Cristina Kirchner destruiu a Argentina, a Dilma destruiu o Brasil e o povo americano evitou que a Hilary Clinton liquidasse os EUA”. Algo contra as mulheres na política, Petecão?


Tem que protestar, porque é inoportuno


Em Tarauacá já acontecem protestos pelo aumento salarial dos vereadores e prefeito, num tempo de crise econômica e com uma população carente de tudo. A prefeita Marilete Vitorino vai ganhar 17 mil reais. Pior é no Jordão, mais pobre ainda, o prefeito Elson Farias ganhar 14 mil reais. Se houver uma pressão popular forte vão acabar recuando. Quem cala, consente.


Natural e necessário


O governador, prefeito, presidentes de poderes, magistrados marcados pelo crime organizado devem e têm que ter a proteção de policiais militares. Ser contra é fazer uma crítica ranheta. O que se tem de brigar e pelo aumento do efetivo da PM e por melhores condições de trabalho.


Só depois de ver


Que passaria no Senado não foi surpresa. Mas, na Câmara Federal, onde se concentra o corporativismo de partidos nanicos para manter os seus balcões de negócios, acho difícil que passe a cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais. Só depois de ver.


Galinha dos ovos de ouro


Os dirigentes dos partidos nanicos não vão votar em dois pontos que acabam com as suas mamatas de ficarem trocando apoio na campanha por cargos no poder, de terem o dinheiro do fundo partidário e montarem as negociatas em todas as eleições. Não se mata a galinha dos ovos de ouro da pouca vergonha.


Constituinte exclusiva


Só a convocação de uma constituinte exclusiva para fazer uma reforma política séria daria jeito. Mas o Temer não convoca, também está até o talo dependente dos nanicos aliados.


Cada louco com sua mania


Um dos males do país é esta onda de evangélicos extremistas, que agem como no tempo do Antigo Testamento, tão perniciosos como os que fazem cruzadas contra os evangélicos. Divulgam que o Temer vai implantar um “chip da besta” nos brasileiros. Vão procurar uma lavagem de roupa. O pior é que ainda tem idiota que acredita neste tipo de asneira.


Crise, que crise?


Com a breve inauguração da creche do bairro Oscar Passos, para atender mais de 220 crianças, o prefeito Marcus Alexandre avança célere para chegar nas cinco mil vagas em creches, prometidas durante a campanha. O Marcus está naquele do: crise econômica, que crise?.


Acordo negado


A Juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, nega conhecer um acordo entre gestores do sistema penitenciário e facções criminosas para acalmar a cidade. E advertiu que se chegar ao seu conhecimento manda abrir um procedimento para investigar e punir os autores.


Protestou resolveu


O fato tinha sido denunciado, a deputada Leila Galvão (PT) já tinha pedido providências para que fosse colocada segurança armada no hospital de Brasiléia e nada. Foi os funcionários saírem às ruas em protesto, irem ao MP, que o problema foi resolvido. Protestou, resolveu.


Na briga por recursos


O governo ainda não fechou as contas para pagar dezembro e o 13º salário dos servidores.


É o debate


Com a sua aprovação não poderá mais se gastar o que não se tem em caixa. Essa é a essência da PEC que limita os gastos públicos, a ser votada no Senado. E deverá ser aprovado folgado.


Não esperem um desastre


Não aposte num desastre na administração do Pianco, eleito prefeito de Marechal Taumaturgo, pelo fato de ser índio. É muito preparado, bem relacionado com as ONGs internacionais e poderá carrear recursos extras para o município. Fiquem certos disso.


Medida dura, mas necessária


Quem tomou a decisão mais dura, mas necessária entre os prefeitos eleitos foi o Tanízio Sá, em Manuel Urbano: nem ele e nem os seus secretários receberão salários nos três primeiros meses. A situação é tão crítica que, na prefeitura não tem uma roçadeira funcionando.


Conversa franca


O prefeito eleito Tanízio de Sá teria que ao assumir, chamar para uma conversa os donos desta madeireira portuguesa que está tirando milhares de metros cúbicos de árvores da região e que tem sua sede no município. É hora de darem a sua colaboração para ajudar a cidade.


A situação é crítica


A audiência pública realizada esta semana na Assembléia Legislativa para discutir a violência foi mais esclarecedora do que se esperava. Foi pintado um quadro com tintas fortes, mas real, de que a PM funciona com uma estrutura precária e que o sistema penitenciário não é tratado pelo governo como questão de segurança pública. Palavras da Juíza Luana Campos. O mais grave de tudo foi se tomar conhecimento que as facções criminosas arregimentam jovens dos bairros pobres para as suas fileiras, com a ameaça de que as famílias podem sofrer represálias. É lamentável que Rio Branco, uma cidade pequena, tenha chegado a este ponto crucial.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.