Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nicolau pede ao senador Gladson Cameli que lute pela implantação do curso de medicina no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) pediu ontem (8) ao senador Gladson Cameli (PP-AC) durante audiência em Brasília, prioridade na agenda que prevê a garantia de recursos para a implantação do curso de medicina em Cruzeiro do Sul. Para o deputado é preciso vencer a barreira corporativista e permitir um número de médicos suficientes nas regionais para atender as demandas.


“A ampliação do curso de medicina para o interior do Acre, além de melhorar o atendimento de saúde, vai permitir o desenvolvimento regional, no caso de Cruzeiro do Sul, essa faculdade atenderá estudantes de todo o Juruá” destacou Nicolau.

Anúncios


nico_inO projeto executivo para implantação do curso, segundo a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), fica pronto em 2017. Em audiência com reitores no gabinete de Minouro Kimpara, na última quinta-feira (3), o senador Gladson Cameli destacou o pedido feito pelo deputado Nicolau e garantiu lutar pela liberação dos recursos necessários para atender os estudantes da região.


“A proposta do deputado Nicolau Júnior reforça o que temos defendido em nosso mandato que é o fortalecimento das universidades públicas. Com certeza, o governo federal nos apoiará com o projeto do curso de medicina para o Juruá, assim como toda a bancada acreana” destacou o senador.


Ainda no encontro com reitores foi apresentado ao senador outras demandas da Universidade, uma delas com relação à implantação do Hospital Universitário que também tem projeto executivo concluído em 2017. Cameli assumiu o compromisso de lutar junto com deputados e senadores pela garantia dos recursos para a construção do Hospital.


“Serão mais 300 leitos e 10 UTIs, a concretização dessa obra representará um salto na qualidade na nossa rede de atendimento. Essa é mais uma bandeira que adotarei em meu mandato pelo bem do Acre” garantiu.


O senador vai acompanhar de perto a situação de projetos da Ufac que dependem da liberação de recursos pelo governo federal e o BNDES. O reitor Minouro Kimpara citou ainda, a importância de construção do Complexo de Multipesquisa, uma reestruturação do Laboratório de Alimentos no Campus de Rio Branco.


Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Junior apontou a educação como uma saída eficaz no combate a violência. Ele citou estudo científico feito pela Universidade de São Paulo (USP). O documento mostra que a cada investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido.


“Precisamos construir mais escolas e faculdades e menos presídios” concluiu o deputado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido