Menu

Pesquisar
Close this search box.

MP denuncia ex-deputados federais do Acre por farra das passagens

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pelo menos seis ex-deputados federais do Acre fazem parte da lista de 443 parlamentares denunciados pela a Procuradoria da República na 1ª Região. Eles são acusados por uso indevido de dinheiro público.


O caso ficou conhecido, em 2009, como a farra das passagens. Segundo o portal Congressos em Foco, o crime atribuído aos parlamentares acreanos e de outros estados é de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão.

Anúncios


Os ex-deputados Fernando Melo da Costa, Henrique Afonso Soares Lima, Ilderlei Souza Rodrigues Cordeiro, João Tota Soares de Figueiredo, Maria Perpétua de Almeida e Nilson Moura Leite Mourão, integram a lista denunciados.


A denuncia do MP foi apresentada mais de sete anos após o Congresso em Foco revelar que parlamentares utilizavam indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para fins particulares.


Acusado de participar da farra das passagens, Henrique Afonso foi candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul nas eleições deste ano pelo PSDB. O tucano chegou a apresentar denuncias de corrupção durante a campanha eleitoral.


Ele acusou o prefeito eleito Ilderlei Cordeiro (PMDB), que também é citado na farra das passagens, de compra de apoio político numa suposta tentativa de cooptação de um candidato a vereador do PSDB que não foi eleito.


O ex-deputado Fernando Melo da Costa, eleito pelo PT, após ser derrotado numa disputa pela prefeitura de Rio Branco, em sua passagem relâmpago pelo PMDB – atualmente é assessor especial do governador Sebastião Viana (PT).


A comunista Perpétua Almeida, que foi derrotada pelo progressista Gladson Cameli, quando disputou uma cadeira no Senado da República, atualmente ocupa cargo de confiança no Senado Federal, indicada pelas minorias.


O petista Nilson Mourão é secretário de Direitos Humanos na administração petista do Acre. Já o ex-deputado João Tota estaria aposentado e residindo em sua fazenda no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.


Veja a lista completa aqui.


 


Salvar


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido