Menu

Odebrecht diz que caixa dois para Serra foi pago em conta na Suíça

Brazilian new Foreign Minister Jose Serra poses at his office at the Itamaraty Palace in Brasilia on May 18, 2016. / AFP / EVARISTO SA (Photo credit should read EVARISTO SA/AFP/Getty Images)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Dois executivos da Odebrecht apontaram em delações premiadas à Operação Lava Jato os operadores de R$ 23 milhões repassados pela empreiteira por meio de caixa 2 à José Serra (PSDB), atual ministro das Relações Exteriores.

Publicidade

De acordo com informações da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (28), parte dos pagamentos ilegais referentes à campanha presidencial do tucano em 2010 foram transferidos para a Suíça.


A empreiteira prometeu, inclusive, a entregar os comprovantes dos depósitos feitos no exterior e no Brasil. O valor, é dez vezes maior que a doação oficial feita a Serra.


As doações ilegais, de acordo com a Odebrecht, foram acertadas com a cúpula do PSDB e operadas pelos deputados Ronaldo Cezar Coelho (ex-PSDB e atual PSD), no exterior, e Márcio Fortes (PSDB), no Brasil.


Em fevereiro, o nome de Serra apareceu na superplanilha encontrada na casa do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, durante a 23ª fase da Lava Jato, a Acarajé. Na lista, constavam 279 políticos de 22 partidos que teriam recebido da empreiteira valores superiores aos declarados à Justiça Eleitoral durante suas campanhas políticas.


Serra nega
O ministro do governo Michel Temer nega qualquer irregularidade e limitou-se a dizer à Folha que “não vai se pronunciar sobre supostos vazamentos de supostas delações”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido