Menu

Após acordo, indígenas liberam tráfego na BR-364, em Cruzeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os índios que bloqueavam a BR-364, próximo a Comunidade Katuquina, em Cruzeiro do Sul (AC), desocuparam a rodovia no fim da tarde desta quinta-feira, 27. O protesto era contra a proposta do Governo Federal de acabar com a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).


Os índios de diversas etnias também haviam ocupado a sede do Distrito Sanitário Indígena do Vale do Juruá (Dsei). As ocupações e bloqueios de rodovias acontecem em todo Brasil, e a previsão é de que outros estados também realizem até sexta-feira, como forma de mostrar repúdio a determinação que não consultou as comunidades indígenas.

Publicidade

O ministro da saúde já anunciou que vai revogar as portarias 1.908/16 e 2.141/16, que tratam da autonomia financeira e orçamentária dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A decisão foi tomada após uma reunião com representantes indígenas de mais de 15 Estados.


O ministro pediu que as lideranças produzam uma avaliação da atuação de cada Dsei. O resultado dessa análise e novas propostas para atenção à saúde indígena serão apresentadas e debatidas na reunião com os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), marcada para 9 de novembro, em Brasília.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido