Menu

Mais de 4 mil grávidas devem ser imunizadas contra sífilis na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em 2014, Rio Branco registrou 56 casos de sífilis congênita, 2015 registrou 42 e em 2016, até o momento, 11 casos. Com a campanha de combate a doença lançada nesta quarta-feira (26), a meta é imunizar 4.200 mulheres.


Neste ano, a campanha tem como público alvo gestantes e seus parceiros sensibilizando-os para realização do teste da sífilis no início da gestação e também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfecção, pois a bactéria da sífilis pode infectar o bebê durante a gravidez ou parto, e quando isso acontece recebe o nome de sífilis congênita. A doença causa complicações como aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental ou morte ao nascer.

Publicidade

Os atendimentos são feitos nos postos de saúde, Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) e outras unidades públicas de Rio Branco.


A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão pode ser através da relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. O uso regular do sexo com preservativo é a única forma de se prevenir contra a doença.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido