Menu

Teste rápido detectará vírus Zika em 20 minutos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um novo teste comprado pelo Ministério da Saúde irá detectar casos de Zika vírus no organismo, com apenas uma pequena amostra de sangue, em 20 minutos. O governo acabou de adquirir 3,5 milhões de unidades deste teste sorológico rápido, num investimento de mais de R$ 119 milhões.


De acordo com o ministério, é a primeira medida de grande porte anunciada para evitar que um novo surto da doença se espalhe pelo Brasil no verão. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, informa que crianças, mulheres e gestantes terão prioridade ao teste na rede pública.

Publicidade

Diferente do teste antigo, chamado de PCR, que só detectava o Zika vírus quando ele já estava na corrente sanguínea, o novo exame sorológico detecta se uma pessoa foi infectada recentemente, no período de tempo inferior a duas semanas do contágio.


Com isso, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. A eficácia da nova tecnologia é superior a 95%, ou seja, há pouquíssimas chances do resultado dar um falso negativo. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Eduardo Hagi, diz que o teste tem mais vantagens.


O Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti – o mesmo vetor da dengue – contaminou mais de 200 mil brasileiros até setembro deste ano. Desses, 16,4 mil eram gestantes. Oficialmente, o Ministério da Saúde contabiliza que 2.063 crianças nasceram com microcefalia, uma malformação neurológica diretamente ligada à contaminação por Zika víirus.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido