Menu

Alunos de Cruzeiro do Sul recebem premiação do MP/Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“O Ministério Público é o advogado da sociedade ou como o povo costuma dizer, a voz do povo. A função do promotor é muito importante porque defende todos dentro de uma sociedade justa e igualitária”. É dessa forma que a estudante Mírian Rodrigues da Silva enxerga o Ministério Público e seus promotores.


Primeiro lugar no concurso de redação do projeto ‘Promotor por um dia’, a aluna da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, tem um sonho: ser promotora de Justiça. Para ela, o projeto do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) serviu para reforçar seu sonho e mostrar que o caminho para ser alguém na vida é não parar de estudar.

Publicidade

“Pude ver, através do ‘Promotor por um dia’, que o Ministério Público é feito de gente como eu, como qualquer um. O que diferencia é que eles estudaram, se dedicaram e é isso que vou fazer a partir de agora”, diz ela.


O evento – A solenidade, que aconteceu na ultima sexta-feira, 21, no auditório da Unidade Ministerial de Cruzeiro do Sul, contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, da corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel, dos diretores Jair Costa, da escola Dom Henrique Ruth, e Flávio Rosas, da escola Craveiro Costa, além de alunos. Membros e servidores do MPAC também participaram.


Jardel Costa de Oliveira, Yarissa da Costa Souza e Bruna Camila são os três vencedores da escola Craveiro Costa. O primeiro colocado na redação, Jardel Costa de Oliveira, disse estar muito feliz com o resultado, pois se preparou para isso. “Quero seguir carreira e, para fazer essa redação, estudei, pesquisei e me preparei”, disse ele.


alunos_mp_714


Um ato de amor ao próximo


A determinação dos estudantes e a vontade de dar um novo rumo à vida emocionou o procurador-geral, Oswaldo D’Albuquerque. “Este projeto é um ato de amor ao próximo. Fico comovido ao ver, nas redações aqui apresentadas, como esses alunos enxergam o nosso mister. O Projeto ‘Promotor por um dia’ aproxima o MP da comunidade escolar e planta uma semente, no sentido de contribuir para a formação da cidadania”, diz o PGJ.


Dono de uma trajetória de sucesso, o procurador geral, nascido em Cruzeiro do Sul, aponta o caminho: crer em Deus e estudar muito. “Existe uma frase de Henry Ford que diz que os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você vê quando desvia o olhar de seu objetivo. É isso que devemos fazer todos os dias para alcançar o que a gente quer, não desviar dos nossos objetivos,” finalizou.


Para a corregedora geral do MPAC, procuradora Katia Rejane de Araújo o projeto “Promotor por um dia” significa cidadania. “O papel do MP é amplo e com projetos como esse, podemos transformar a realidade de muitos. Fico feliz que o CNMP também incentive essas boas práticas.”


Conselheiro desafia alunos de escola onde estudou nos anos 1970


Convidado ilustre do evento, o conselheiro do CNMP, Orlando Rochadel, fez questão de relembrar que nos anos 1970 morou na cidade dos Nauás por força da profissão do pai, que era militar, e estudou no, então, Ginásio Craveiro Costa.

Publicidade

“Uma emoção estar aqui hoje e falo, especialmente, aos meus colegas da escola que estudei quando morei aqui, estudem, estudem e estudem. Quando voltar aqui daqui a alguns anos, quero ver alguns de vocês sentados aqui como promotor de Justiça. Acreditem nisso e na força que tem dentro de vocês. O segr   edo é muito estudo. Acreditem em vocês”.


“Os nossos adolescentes tiveram a oportunidade de acompanhar tanto a realidade de um jovem que comete um ato infracional como também ver o lado de pessoas que superaram suas dificuldades e se tornaram promotores de Justiça. Deu a chance aos nossos alunos avaliarem seus valores morais e éticos”, destacou o diretor Jair Costa, da escola Dom Henrique Ruth.


O promotor de justiça Iverson Bueno, que coordenou todo o projeto em Cruzeiro do Sul, informou que os alunos premiados vivenciarão em breve a experiência de ser promotores, acompanhando na unidade ministerial, um dia na rotina do promotor de justiça.


alunos_400_eOs premiados – Na escola Craveiro Costa, o vencedor foi o aluno Jardel Costa de Oliveira, em segundo lugar, a aluna Yarissa da Costa Souza e, em terceiro lugar, a aluna Bruna Camila.


Já na escola Dom Henrique Ruth, a aluna Míriam Rodrigues da Silva levou o primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou a aluna Nadya Ubrim Frazão da Silva e, em terceiro lugar, o aluno Clisman Oliveira do Nascimento.


O projeto – O ‘Promotor por um dia’ é um projeto criado em 2011 e voltado para as escolas situadas em bairros carentes. O projeto pretende estabelecer uma nova forma de relação entre o MPAC e a classe estudantil.


Com o ‘Promotor por um dia’, a instituição quer facilitar o acesso dos alunos a noções e conceitos de cidadania, por meio do conhecimento da missão do MPAC em defesa dos direitos sociais. O projeto pretende ser um elo para que os jovens reconheçam que o crime não compensa e que quem transgride recebe, sim, punição.


Por meio do ‘Promotor por um dia’, estudantes de escolas públicas acompanham de perto o dia a dia da instituição e a rotina de seus membros, fazem uma visita às instalações, participam de atividades e palestras sobre cidadania e, depois, são desafiados a escrever uma redação sobre o que viram e aprenderam. O vencedor recebe prêmio e também acompanha um promotor de Justiça por um dia, inclusive em audiências e júri.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido