Menu

Medidas práticas que já deram certo na segurança do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT) me mandou um comentário pelo Zap sugerindo ao Secretário de Segurança que adote medidas que deram certo quando foi governador: “é fundamental manter barreiras policiais permanentes nas entradas e saídas do Acre. Elas são poucas: na saída para Rondônia, em Plácido de Castro e Estrada do Pacífico, no acesso à Boca do Acre, Transacreana e na BR-364 rumo ao interior. Penso que o Exército pode bem cumprir bem esse papel auxiliando as forças do Governo do Estado. Isso de imediato”. Estas sugestões do senador são práticas, não tão custosas, e se não resolverem a entrada de drogas e armas no Acre, pelo menos são fatores inibidores. Não sei se a contribuição será colocada em prática. Numa das últimas vezes que ousou dar a sua contribuição foi bombardeado até pelo andar de baixo do governo. Fora isso, o Jorge (foto), que tem diferenças políticas naturais, mas se relaciona amistosamente com a oposição poderia puxar um entendimento entre todos os senadores e deputados federais para enfrentarem o problema em todos os canais do governo federal. Neste momento de pânico da população acreana não cabe a politicagem ranheta do eu e eles. Ou a população continuará apavorada trancada em casa e os bandidos nas ruas.


A empáfia falou mais alto
O então deputado Walter Prado sugeriu na Assembléia Legislativa que, nas barreiras para a fronteira ou para outros Estados os carros só poderiam passar se os motoristas fossem os donos ou então apresentassem uma procuração do dono autorizando a condução. Fizeram ouvido de mercador. Sem esta exigência qualquer malandro rouba um carro e leva à Bolívia.


Providência para ontem
Uma providência que era para ter sido tomada há muito tempo é recuperar a frota de carros e motos da PM para as rondas intensivas. Não significa o fim da violência, mas inibe assaltos.


Mantido a sete chaves
O assalto ao Banco do Brasil de onde foram levados cerca de 1 milhão de reais, e que ocorreu antes das rebeliões só vazou agora. O segredo não resolveu nada porque os assaltantes não foram presos. A fragilidade do sistema de segurança está atraindo bandidos de fora. A notícia que se sabe é que todos ostentavam fuzis, algo nada comum nos assaltos regionais.


Não há outra saída
Conversei com um amigo que trabalha em um órgão de fiscalização das prefeituras e pelo seu relato a situação das prefeituras do interior é de penúria financeira e encrencas jurídicas. Na sua visão, o prefeito que não chegar cortando contratos provisórios e cargos de confiança no terceiro mês não conseguirá pagar os salários dos funcionários efetivos.


Situação muito complicada
O prefeito de Brasiléia afastado, Everaldo Gomes (PMDB), está entre os mais complicados juridicamente da safra dos atuais prefeitos que ainda estão soltos. Um advogado que conhece o caso considera que dificilmente escapará de uma condenação pesada na justiça.


Nada mais é novidade
O ex-deputado federal Eduardo Cunha se tornar um delator não deverá vir com novidades além do que já abordado pela imprensa. O difícil hoje está em saber qual político federal não será atingido pela Lava Jato. Por isso esperem antes de fazer plano para 2018.


Percam os dois
Marcelo Crivela, um evangélico radical da Igreja Universal e do outro um porralouca como o Marcelo Freixo (PSOL). Deixaram a população do Rio de Janeiro entre dois abismos para prefeito da cidade. O ideal é que percam ambos. São dois extremos perigosos à política.


Nomes na discussão
O senador Sérgio Petecão (PSD) já declarou que disputará a reeleição. O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) também se manifestou ser candidato a senador. E o deputado federal Major Rocha (PSDB), nas entrelinhas, não descarta tentar o Senado em 2018. Este é o jogo.


Bem servido
O prefeito eleito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, está bem servido na área de comunicação, tendo como orientadora a publicitária Charlene Lima, que é do ramo.


Poder desmoralizado
O ex-presidente Sarney disse ser a ditadura da toga, a pior das ditaduras. A invasão de ontem do Senado por ordem de um Juiz de primeira instância se configura abuso de autoridade. O Legislativo não foi respeitado como poder, independente do presidente estar encrencado na justiça. Fosse um Ulisses Guimarães o presidente, isso jamais aconteceria. Uma pena!.


Nomes naturais
Por terem sido leais à base do prefeito Marcus Alexandre é natural que a presidência da Câmara Municipal de Rio Branco fique entre os vereadores Artêmio Costa (PSB), atual presidente, e o vereador Manuel Marcos (PRB). Fora os dois seria como furar a fila.


No mínimo isso
O secretário de Segurança, Emylson Farias, promete para os dois próximos dias grandes surpresas na área da segurança pública. Desde que traga paz à população, que venham.


Fora da constituição, fora do mundo
Grupos da oposição se articulam para iniciar um movimento por uma intervenção federal no governo acreano. Não há um motivo para a extrema medida, prevista na Constituição Federal, no qual o governador possa ser enquadrado. O que está fora da Constituição está fora da Lei.


Não é caminho
Não acredito que nenhum político da bancada federal da oposição venha a subscrever o pedido, pelo óbvio de faltar qualquer base legal para um ato desta natureza política.


Base folgada
O prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) terá uma base política folgada na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul. A FPA foi massacrada e só conseguiu eleger quatro vereadores. Destes apenas um é do PT, mas não integra a ala mais radical do partido, como o ex-vereador Valdemir Neto.


Colabora para o desespero
Não acredite em tudo que postam na rede social sobre este período de violência que atravessa a cidade. Boa parte das postagens feitas são falsas, com imagens de outros Estados, com o objetivo de criar pânico. As falsas notícias de mortes, tiroteios, incêndios, só servem para colaborar com os fora da lei e levar o terror à população. Não sejamos irresponsáveis.


Não resolve o problema
É simplório demais se achar que tirando o secretário Emylson Farias haveria uma melhora no sistema de segurança, porque quem entrasse teria que atuar com a parca estrutura atual.


Alguém se habilita?
Algum deputado federal ou senador se habilita a destinar uma emenda específica para comprar equipamentos de controle eletrônico de revistas para funcionar nos acessos ao interior das penitenciárias? Seria um obstáculo à entrada de celulares para os presos.


Mais clareza
Espera-se mais clareza na prisão de dois agentes penitenciários que supostamente teriam facilitado a entrada de armas para facções na “Francisco de Oliveira Conde”, por parte da secretaria de Segurança e do Sindicato dos Agentes Penitenciários, ambos em mutismo.


Um dos atos mais graves
Mesmo porque este foi um ato que colaborou para o tiroteio e mortes na “Francisco de Oliveira Conde”. O que se sabe é que isso ocorreu, mas não se sabe o nome dos autores e nem até aonde vai a extensão da conexão da facilitação à entrada de armas.


Sem olhar para o retrovisor
O prefeito eleito André Maia (PSD), se quiser fazer uma boa administração não assuma o cargo e passe a olhar pelo retrovisor. O que vai interessar quem nele votou é o que vai fazer por Senador Guiomard. A partir do momento que for prefeito é quem terá de resolver os problemas.


Um ano


Quem está pegando um pepino tamanho gigante é o prefeito eleito de Assis Brasil, Zum (PSDB), porque além da inadimplência em várias pastas, receberá com os salários de funcionários atrasados. Quem se candidata a prefeito hoje em dia é por gostar de sofrer.


Será a prioridade
O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) não terá facilidades se for candidato à Câmara Federal em 2018. É que a cúpula do seu partido estará toda envolta em eleger a Perpétua Almeida (PCdoB) a deputada federal. E não há muito espaço para os comunistas elegerem ambos.


Sinal de fome
Cara feia para mim sempre foi sinal de fome ou rancor, minha cara secretária. Não posso fazer nada. Rancor, dizem os budistas, faz mal à alma.


Morreriam abraçados
A deputada Leila Galvão (PT) é sem dúvida hoje a maior liderança política do PT nos municípios da fronteira e região. Fosse candidata a deputada federal seria muito forte. Não deve sair para não prejudicar a reeleição do bom deputado federal Léo de Brito (PT). Morreriam abraçados.


Debate racional
A questão da fragilidade das nossas fronteiras, por onde escoa toda a droga do Peru e Bolívia para o Acre não deve ser discutida em cima de um vetor político. Isso se arrasta nos oito anos de governo Lula, nos seis anos do governo Dilma e nos poucos meses da gestão Michel Temer. Não é um problema que surgiu hoje. Não é culpa do Temer, se recursos para o Fundo Penitenciário estão retidos desde governos passados no Ministério da Justiça. E durante este tempo não se teve a capacidade de se conseguir verbas para construir um presídio federal e de dotar o sistema de segurança de toda a estrutura para combater o crime organizado. A guerra das facções tem como principal motivação o domínio de territórios do tráfico. Enquanto não tivermos uma polícia com toda a estrutura para atuar na prevenção e no enfrentamento dos bandidos continuaremos enxugando gelo, de conter uma rebelião aqui e outra acolá. Para se ter uma idéia da fragilidade estrutural da PM, o Exército teve que emprestar um lote de fuzis para as ações emergenciais. Sem falar na falta de carros, motos e coletes. É hora do governador se sentar com a bancada federal da oposição, tirar de foco do partidarismo, e irem buscar junto ao Temer recursos para uma ação emergencial, porque queiram ou não, até 2018 o presidente de fato e de direito será o Temer. Esqueçam, pois, os pruridos ideológicos. A responsabilidade não é só do governador em resolver a questão, mas também dos parlamentares federais de todos os partidos. Os 54 milhões de emendas não são para agora.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.