Menu

O governo do Acre está perdendo a guerra da comunicação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Perdendo na comunicação
 O governo está perdendo a guerra da comunicação. Ontem foram denunciados dois fatos graves que, se verdadeiros, maculam a imagem governamental: que houve negociação com os líderes de facções para terem regalias e que foram devolvidos 5 milhões de reais que vieram para a Segurança se aparelhar. E não se viu uma resposta imediata. Estamos na era digital.


Muito simples
Se for verdade, o governo deve dar as justificativas. Se for mentira, denunciar publicamente quem mentiu. Não pode é dar o calado como resposta, porque se não for um fato real, acaba pela omissão se tornando. O governo conta com um amplo aparato de comunicação ao dispor.


Oposição vai a Temer contra parceria DNIT e DERACRE
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) anunciou ontem, em discurso na Aleac, que irá à Brasília e que a parceria entre o DNIT e o DERACRE não vai se realizar, porque as obras do órgão estadual não são de qualidade. O DERACRE ficaria responsável pela construção de uma ponte ligando Epitaciolândia-Brasiléia e pelo anel viário, em Brasiléia. A coluna foi se informar em outras fontes sobre o assunto e soube que, o vice-líder do governo Temer, deputado federal Major Rocha (PSDB), vai reunir a bancada federal da oposição para um posicionamento contrário ao acordo costurado pelo senador Jorge Viana (PT). “Vou conversar pessoalmente com o presidente sobre a questão do DNIT, que não pode ficar com a direção regional sob a tutela do PT. Vou mostrar ao Temer uma foto do carro do diretor do DNIT, Tiago Caetano, com um adesivo do 13, na campanha. Não pode continuar no cargo. O PT não entendeu ainda que perdeu o poder e como tal não deve mais indicar nomes para cargos federais. Vou conversar com o Temer como seu vice-líder”, prometeu Rocha. Sobre boato de que o senador Gladson Cameli (PP) teria referendado o nome de Tiago Caetano, disse: “não creio que queira proteger o PT”. Por tudo o que está esmiuçado neste tópico, a oposição agora resolveu marcar terreno.


Leva desvantagem
Neste confronto, mesmo sendo o vice-presidente do Senado, o senador Jorge Viana (PT) tende a perder a disputa para que se concretize uma parceria entre o DNIT e o DERACRE, porque é adversário ferrenho do presidente Temer no Senado, e quem está no poder é a oposição.


Importa mais que sejam feitas
Para a população de Brasiléia pouco importará que a nova ponte sobre o Rio Acre e o anel viário venham a ser feitos pelo DERACRE ou pelo DNIT, importa mais que a briga política entre petistas e oposicionistas, que as obras saiam das discussões para a sua execução.


Se for o que me contaram….
Corre historinha nada republicana sobre uso indevido de CNPJ na campanha. Estou checando.


Raio-X
A aliada do prefeito eleito Mazinho Serafim (PMDB), Charlene Lima, defende que ele faça uma prestação pública de como estará recebendo a prefeitura de Sena Madureira do prefeito Mano Rufino (PSB), enviando cópias ao TCE, MP e divulgue na imprensa, para deixar tudo bem claro.


 


Nesta, o governo entrou como o mordomo
O governo não está dando reajuste salarial aos Defensores Pública. O órgão tem autonomia financeira para remanejar os recursos de forma autônoma. Se aumentarem os salários e depois não tiverem como pagar o problema é deles. A iniciativa não é da lavra do Tião Viana.


Cunha, enfim preso
O ex-deputado federal Eduardo Cunha foi preso. Caiu por terra o discurso de que o Juiz Federal Sérgio Moro só estica o braço da lei para alcançar os petistas. Foi uma prisão baseada na lei.


Prisão didática
Eduardo Cunha foi até bem pouco um dos homens mais poderosos do Brasil. Hoje está fora do cargo e preso. Foi uma prisão didática para os que pensam que o poder é eterno e que por isso podem pisar em quem bem entender. O poder é tão passageiro como as nuvens.


Uma medida necessária
A parceria entre o Governo do Acre e o Exército foi uma iniciativa importante, porque neste clima de terror existente no Acre toda a ajuda que vier no campo da segurança é de valia.


Não ficaram para ouvir
Os deputados Luiz Gonzaga (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP) não ficaram no plenário para ouvir os ataques dos sindicalistas contra o projeto que limita o teto de gastos. Foi uma reunião para marcar posição, porque é um assunto da alçada da Câmara Federal.


Influencia zero
Os sindicatos exporem fotos dos deputados federais acreanos que votaram a favor da PEC do teto de gastos, com a inscrição de “traidores” e queimar fotos em cartazes, não terá influência na reeleição deles em 2018. Eleição é outra coisa completamente diferente de sindicalismo.


Fronteiras porosas
Ter o controle total das fronteiras do Acre com a Bolívia e com o Peru é de impossível concretização. Podem até dificultar. Mas essas fronteiras são porosas via rios, igarapés e varadouros nas matas, que os traficantes conhecem como a palma das mãos.


Não consigo entender
O que nunca consegui entender é que a polícia faz varreduras nos presídios, retira centenas de celulares, e alguns dias depois os celulares já estão repostos. O Procurador Osvaldo Albuquerque tem razão que sem a vistoria eletrônica nos presídios será um enxugar gelo, porque novos crimes continuarão a ser tramados de dentro das penitenciárias.


Na pista
O prefeito Marcus Alexandre mantém o mesmo pique de ações. A prefeitura trabalha na urbanização de 18 ruas no Calafate e iniciou a primeira etapa de obras na travessa Beija Flor, que liga o Calafate ao Universitário. É todos os dias nos bairros. Justificou a espetacular vitória.


Votação surpresa
Um vereador que se reelegeu, mas com uma votação bem abaixo do que era esperado foi o Antonio Moraes (PT). No começo da campanha era apontado como um nome a ser o mais votado. O importante é que elegeu-se.


Passar pela oposição
Uma das reivindicações a ser levada ao presidente Michel temer pela oposição é que, qualquer obra do governo federal que venha a ser executada no Acre tenha o DNA da bancada federal.


Não pense em anistia eterna
Os novos prefeitos podem e devem tornar público como estão recebendo as prefeituras, mas não pensem que, se não executarem obras, mostrarem serviço, isso servirá como anistia pela população. Aplica-se o velho, mas sempre atual ditado: “quem casa com a viúva, cria o filho”.


Entrou numa roubada
Quando foi anunciado para secretário de Saúde disse que, embora o Gemil Junior fosse uma indicação pela competência, estava entrando numa roubada, por pegar um órgão que é a vidraça em todo governo e pior na crise econômica. Os fatos estão mostrando isso.


Todo mundo de olho
Estamos numa terrível crise econômica. Vamos aguardar a votação na Câmara Municipal de Rio Branco para ver em quanto esta legislatura fixará o aumento salarial para os próximos vereadores e para o próprio prefeito. Terá que ser sempre ser dentro do seu orçamento.


Uma pergunta que cabe
O sistema de segurança tinha a informação de que 25 bandidos do CV estavam chegando com armamento pesado de Porto Velho para ajudar os comparsas no Acre e, não montou um plano eficaz para barrá-los? Ou tudo não passou de mais um boato da internet?


Bem aceito
Não será nenhuma grande novidade se o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), sem clima no seu partido, vier a se filiar ao PMDB para ser candidato a senador. O próprio Flaviano Melo (PMDB) já disse em ocasião recente que as portas do PMDB estão abertas ao Bittar.


Tudo tem seu tempo
Na política tudo tem o seu tempo. O tempo do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) disputar o governo, uma vaga de senador, já passou e ele sabe bem disso. A cautela lhe indica que dispute uma reeleição, porque já na eleição passada não foi bem votado.


Pinçando pontos
Sobre a fala do governador Tião Viana: é correto que a droga embala toda violência na Capital. E correto também pedir ajuda financeira ao governo federal para combater a entrada de drogas do Peru e Bolívia pelo Acre. É correto o Procurador-Geral do MP, Osvaldo Albuquerque, dizer que enquanto não houver o bloqueio do sinal de celular nos presídios, o crime organizado continuará se articulando e dando ordens de dentro do presídio. Outro ângulo: nós tivemos 8 anos de governo Lula e quase 6 anos de governo Dilma. E isso não foi resolvido. É injusto, pois, debitar ao presidente Temer, com poucos meses de mandato a culpa de não resolver problemas de fato graves que se arrastaram nos governos petistas. Faço um comentário apartidário. Sempre disse e repito que não vejo diferença entre Michel Temer e Dilma, porque são irmãos siameses na crise econômica, o PMDB foi parceiro do PT. Mas vamos ao que interessa: a população acreana está clamando contra a onda de insegurança. Façam algo. Urgente


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.