Menu

Cunha poderá revelar alguns mistérios do meio político do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

cunha_01


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

A prisão do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) poderá revelar alguns dos grandes mistérios do meio político do Acre, já que é consenso entre os líderes políticos brasileiros que o ex-presidente da Câmara Federal é uma enciclopédia viva de atos de corrupção que aconteceram no país. Meus três leitores têm curiosidade de saber quem ateou fogo no prédio da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em 30 de abril de 1992? Quem será que sabotou o palanque que desabou durante uma campanha de Márcio Bittar? Quem roubou os votos da vereadora Roselane? Por que a juventude do PT do Acre não conseguiu eleger um vereador? Por que oposicionistas de carteirinha viraram ferrenhos Vianistas?


Eu, particularmente, gostaria que Cunha esclarecesse o que levou muitos jovens acreanos a serem recrutados pelas facções criminosas. Será que a oferta do mundo do crime é mais plausível que as políticas públicas para juventude? Por que milhões foram investidos pelo governo do Acre num projeto de pavimentação e o povo continua com o pé na lama? Por que a Fábrica de Tacos fechou e todos os seus equipamentos foram sucateados? Por que mesmo com o governo federal comprando toda produção a fábrica de preservativos atrasa o pagamento de seus servidores? Quem roubou o milho dos silos graneleiros de propriedade da administração petista no interior do Estado?


Tem outro mistério cabeludo que este blogueiro sempre teve curiosidade de saber. Quem roubava as hóstias e o vinho da igreja católica de Cruzeiro do Sul e subia ao ponto mais alto da Catedral Nossa Senhora da Glória para tomar a santa bebida e tirar gosto com o pão sagrado? Voltando a questão política: por que os cardeais petistas sumiram da campanha eleitoral na capital? Por que o Friale não consegue fazer chover na horta da oposição? Quem foi o boliviano que exigiu um cavalo como propina para vender o Acre ao Brasil? Quem roubou a espada da estátua de Plácido de Castro? Para finalizar, ex-deputado Eduardo Cunha, o povo quer saber, quem espalhou este monte de buracos e atoleiros na BR-364?


Reajuste só para quem tem o próprio orçamento


pertence_01
Atenção servidores públicos do Acre! Vocês que não participam da divisão do bolo orçamentário, como Poder Legislativo, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas, esqueçam a possibilidade de reajuste salarial. O pedido de reajuste encaminhado pelo chefe da Defensoria Pública, Fernando Morais, só foi possível porque a Defensoria conquistou autonomia administrativa, financeira e orçamentária, assim como o Poder Judiciário, Poder Legislativo e Ministério Público. Eles é que definem o próprio salário, a partir do seu orçamento definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, que define os percentuais de repasses.


E tem mais, a desculpa para você que é servidor da educação, segurança e saúde para não conceder nenhum reajuste estará na ponta da língua da equipe econômica do governo do Acre: a culpa é do Temer. Portanto, senhores servidores, voltem ao banco da universidade para fazer um curso de Direito e participem dos próximos concursos púbicos para os órgãos que têm o privilégio de ter o próprio orçamento e definem quando e como reajustam seus vencimentos. Outra alternativa seria entrar a política, tentando uma eleição para vereador ou deputado, mas nestes dois casos a disputa é mais acirrada e depende de um certo capital financeiro. O melhor é estudar mesmo.


 


DEU EM O ANTAGONISTA


“Não há democracia sem imprensa livre”
Cármen Lúcia, há pouco, em um evento em São Paulo:
“Não há democracia sem imprensa livre, não há democracia sem liberdade. Ninguém é livre sem ter pleno acesso às informações e são os jornalistas, e a imprensa, a nossa garantia de que teremos sempre as informações prestadas, o direito garantido. E como lembrei outro dia o Fernando Sabino: ‘deixa o Alfredo falar’. Deixa o povo falar.”


 

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido