Menu

Vitória de Roberto Duarte abre caminho para voos maiores na política

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

af6a81c2-2212-4ddc-a17d-3e668f3da5ab


O jovem advogado Roberto Duarte (PMDB) foi o candidato à Câmara Municipal de Rio Branco mais votado. Os quase quatro mil votos abriram os caminhos para o advogado sonhar com voos maiores na política do Estado. Conversando com o vereador eleito, ele não fala que será candidato a algum outro cargo em 2018, mas a sua intenção é perceptível. Afinal, só na Capital conseguiu votos suficientes para se eleger deputado estadual. “Ainda não parei para pensar sobre 2018. Quero desenvolver um trabalho eficiente e representativo na Câmara para dar retorno aos eleitores que confiaram em mim. Mas até lá vou ver como estará o quadro político acreano e o resultado do meu mandato junto a opinião pública. Não tomarei nenhuma decisão antes de conversar dentro do partido,” afirmou Duarte.

Publicidade

Conquistando a confiança
Roberto explica a sua vitória como consequência do trabalho que desenvolveu como advogado, mas também credita à sua candidatura ao Senado, em 2014, um fato importante que lançou seu nome na política. “A população entendeu o recado de que estou preparado para ser um bom vereador. Participei dos principais debates políticos tanto do Acre como a nível nacional. Isso passou uma mensagem de confiança à população,” explicou.


O fator Telexfree
Além de uma pré-campanha intensa, Roberto ainda agiu durante a polêmica do dinheiro “confiscado” pela Justiça que o Governo do PT queria utilizar. Ironicamente ele agradece ao governador Tião Viana (PT) por ter criado a Lei, e consequentemente o fato na reta final das eleições. Mas não aceita ser chamado de oportunista. “Sou o primeiro e único advogado da Telexfree no Acre. Estou há três anos defendendo os investidores da empresa. Agora, o PT criou uma Lei inconstitucional e eu não poderia me calar diante desse absurdo,” salientou.


Nova liderança
O fato de ser o mais votado da eleição proporcional da Capital abre novas possibilidades internas para Duarte no PMDB acreano. “Certamente serei o líder do partido na Câmara e, claro, que vou buscar novos espaços no PMDB. Pretendo assumir o mandato e ser oposição verdadeira ao modelo de gestão do prefeito Marcus Alexandre (PT), mas farei isso com responsabilidade. Serei um fiscal implacável da prefeitura e dos interesses da população,” garantiu.


Em defesa do “chefe”
Roberto Duarte não concorda com a tese de algumas pessoas que o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) seja um destruidor de lideranças. “É só olhar as três mais recentes eleições para vereadores na Capital. Rodrigo Pinto, em 2008, Eliane Sinhasique (PMDB), em 2012 e, agora eu, Roberto Duarte, fomos os mais votados com o apoio do Flaviano. Cada um é que deve saber utilizar de maneira eficiente o capital político angariado num pleito e não podemos culpar os outros pelos nossos erros,” afirmou.


Emendas democráticas
Por falar em Flaviano Melo, o deputado recebeu, em Brasília, no começo da semana cinco novos prefeitos recém eleitos de diferentes partidos. Debateu sobre emendas parlamentares com Fernanda Hassem (PT) de Brasiléia, Ilderlei Cordeiro (PMDB) de Cruzeiro do Sul, Tanísio de Sá (PMDB) de Manoel Urbano, Mazinho Serafim (PMDB) de Sena Madureira e Zum (PSDB) de Assis Brasil. Nas três mais recentes legislaturas Flaviano tem sido o deputado federal acreano que mais tem conseguido liberar emendas para os municípios.


Fiquem atentos
Esses dias conversando com o senador Gladson Cameli (PP), ele me disse que se realmente for candidato ao Governo, em 2018, terá um vice de Rio Branco. Tem muita gente já de olho. Maiores possibilidades para quem se saiu bem das eleições municipais.


Sempre otimista
Encontrei nos corredores da ALEAC com o secretário do PPS Almeidinha. Ele me disse que está recebendo muitos pedidos para novas filiações no partido. Almeidinha é daquelas figuras que respira política e nunca perde a esperança de novos tempos no Acre.


Todos querem
Também conversei com o advogado Júnior Feitoza de Tarauacá, atualmente no PSB. Ele me falou que sonha em fazer boas articulações dentro de nichos evangélicos do Estado e, se a maré estiver favorável, disputar uma vaga ao Senado, em 2018. Mas certamente mudará de partido.


Em busca de um candidato
A deputada estadual Doutora Juliana (PRB) vive incentivando colegas da ALEAC a serem candidatos a deputado federal. Obviamente pede apoio à sua reeleição a estadual. Tudo num tom de brincadeira. Mas não sei se na “vida real” quer uma nova dobradinha ou ter o caminho mais livre da concorrência.


Pode querer
A oposição tem na deputada federal Jéssica Sales (PMDB) o seu nome mais forte no Juruá para a reeleição, em 2018. Mas a FPA ainda não tem ninguém escalado para a disputa da Câmara Federal da região. Aí que o deputado estadual Jonas Lima (PT) poderá sonhar com um salto mais alto.

Publicidade

Cruzada pela vida
O deputado estadual Nicolau Jr. (PP) fez uma verdadeira cruzada para conseguir ares condicionados para a Maternidade de Cruzeiro do Sul. As doações foram feitas por ele e os empresários cruzeirenses já que o Governo do Estado anda “ruim das pernas”. Imaginem fazer um parto nesse calor que vivemos esses dias no Acre?


Chapa forte
O PMDB poderá ter uma das chapas mais fortes da sua história para deputado estadual, em 2018. Imaginem Antônia Sales (PMDB), Chagas Romão (PMDB), Eliane Sinhasique (PMDB) e Roberto Duarte (PMDB), como candidatos, só para citar os mais conhecidos. Realmente o partido terá condições de ampliar a sua bancada na ALEAC se as previsões se confirmarem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido