Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre: a crônica anunciada de uma quebradeira sem precedentes

Que o Estado está quebrado sabia-se. Apenas alguns áulicos pomposos que não pisam no chão e que estão comendo sardinha e arrotando camarão, teimam em esconder a crise. Pelo pouco que conheço do Tião Viana, cujo governo faço questão de assistir de longe, ele não é dado a demissões. Se está demitindo mais de 500 cargos de confiança é porque não tem outra saída para bancar em dias a folha dos servidores do quadro. Não tem culpa da crise. Sabe que se atrasar um dia a folha, o seu governo acabou para a opinião pública. E vai virar alvo fácil dos adversários. A crise é tão grave que, a coluna foi informada por um jornalista com trânsito no governo, que o Estado passou a bancar os pensionistas e aposentados do ACREPREVIDÊNCIA, aumentando a bola de neve com um gasto extra, porque o órgão não tinha o suficiente em caixa para cobrir os salários dos velhinhos. Dar uma sugestão não custa nada. Demitam mulheres de políticos e seus afilhados, indicações graciosas feitas pelos partidos nanicos e pelos demais integrantes da FPA. Demita os medalhões tipo ex-prefeitos e ex-deputados que recebem gordos salários sem fazer nada, faça uma limpeza nos cargos das empresas indiretas e secretarias que são enfeite. Vão se os anéis e ficam os dedos. Mais importante é deixar o servidor do quadro com o salário em dias.


Este é um diferencial
O grande diferencial entre a oposição e os petistas é que os levam a ganhar sucessivas eleições  é o profissionalismo: os petistas conseguem por cima de trancos e barrancos chegar na eleição unidos em torno de uma aliança. Não ficam nas velhas e mesmas caras nas disputas eleitorais, renovam os seus quadros. Exemplos: Ney Amorim (PT)  Marcus Alexandre (PT), Daniel Zen (PT) e Léo de Brito (PT). De novidade na oposição só surgiu o senador Gladson Cameli (PP), mas não foi uma liderança cultivada dentro de um partido, foi espontânea. Enquanto a oposição continuar se juntado somente próximo de cada eleição e assim mesmo cada um olhando para o seu umbigo, dificilmente, vão ganhar eleições. Não há mais lugar para amadorismo.


É bom reavivar a memória
Para que não se esqueça, a crise econômica que o Estado está passando, tendo que demitir ocupantes de cargos de confiança, é o rescaldo das trapalhadas da ex-presidente Dilma (PT), afundando a economia brasileira. É bom sempre que se avive isso, porque os responsáveis por esta desgraceira estavam uma década no poder, saíram há bem pouco. Não esquecer!.


A crise chega na EMURB
A principal empresa da prefeitura de Rio Branco também entrou na quebradeira. Foram suspensos todos os contratos de aquisição de combustível e aluguel de máquinas, que só serão pagos depois de comprovada a legalidade. A EMURB vem sendo alvo de investigação do MP.


Tamanho do rombo
O novo diretor da EMURB, Edson Rigaud, foi nomeado com carta-branca do prefeito Marcus Alexandre para mensurar o tamanho do rombo na empresa. Cortar os pagamentos para ver o que era legal ou podre foi uma medida certa. Espera-se após a apuração, dê uma coletiva com as cartas na mesa. Porque é assim que se faz nas gestões transparentes.


Como são gulosos nossos comunistas
Depois do PT o PCdoB é um dos partidos mais beneficiados com cargos pelo atual governador. E ainda quer a presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, para o vereador eleito Eduardo Farias (PCdoB), como “compensação” por ter perdido a vice da PMRB. Gulosos, nossos comunistas!


Afilhado com louvor
O governo federal não é mais do PT, mas o senador Jorge Viana (PT) e o governador Tião Viana ainda estão por cima da carne seca na área federal. O diretor regional do DNIT, Tiago Caetano, é da cota da amizade pessoal do governador e do Jorge Viana, amigo de copa e cozinha.


O cara dos vianas
Andaram acontecendo tentativas na oposição para mudança na diretoria do DNIT, todas fracassadas. O engenheiro Tiago Caetano continua sendo o cara dos Vianas no órgão. Principalmente do governador, com quem sempre costuma se reunir para conversar.


Conta errada
Alguns políticos com mandato fazem as contas de que estarão forte porque os prefeitos que apoiaram ganharam a eleição. É uma conta errada. Com esta crise, esta turma poderá chegar em 2018, com a popularidade em baixa, e péssimos cabos-eleitorais. Como a maioria dos atuais prefeitos.


Salários atrasados
Para se ter uma idéia do tamanho desta crise no interior, os salários dos servidores terceirizados da prefeitura de Cruzeiro do Sul estão 3 meses atrasados, e isso na segunda mais rica prefeitura do Acre. O Vagner Sales terá que fazer malabarismo para não sair devendo.


Situações diferentes
Quando o Petecão (PSD) elegeu-se senador foi um fenômeno. Ninguém apostava um centavo na sua vitória. Foi algo novo, engraçado no gestual, com uma boa música de campanha, virou moda, caiu nas graças do eleitorado. Foi um momento. Petecão não é mais novidade. Não terá facilidade na reeleição, como teve na sua eleição. Em 2018, o buraco é bem mais embaixo.


Informação da assessoria
A assessoria de imprensa do deputado federal Alan Rick (PRB) manda informação que ele destinou 4,8 milhões de emendas para a Segurança. São 800 mil para a compra de coletes de segurança, 3 milhões 62O mil para o projeto cerco eletrônico, sistema de segurança para diminuir os crimes contra o patrimônio em até 70%. Fica feito o registro.


A respeito da cobrança
A respeito de nota cobrando liberação de emendas parlamentares para apoiar a PM, a assessoria do deputado federal Major Rocha (PSDB), também mandou nota de que ele apresentou emendas individuais à LDO, que permitiu criar uma rubrica para a alocação de 50 milhões de reais para a Segurança Pública. Também registrado.


Correr a pé atrás de bandido
Tudo bem. Quem, bom que alguns deputados destinaram emendas para a Segurança Pública. Mas o caso da PM é urgente, com a frota de carros e motos quase toda fora de operação, daqui um pouco os PMs estarão correndo a pé atrás dos bandidos. O que seria hilário.


Olhando para 2018
O PSB acabou tendo um ganho na eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, mesmo perdendo a eleição. Revelou a Delegada Carla Brito (PSB), que pode ser preparada para a eleição de deputado em 2018. Basta que não saia de cena do movimento político.


As mesmas caras
Quando você olha para o PT de Cruzeiro do Sul são as mesmas caras de sempre. Para 2018, os petistas não conseguiram trabalhar um nome novo que possa disputar a Aleac com chance.


Não esperem parcerias
Os prefeitos eleitos pela FPA não esperem parcerias por parte do governo, tratem de conseguir emendas com os deputados, senadores, porque o governo estadual está falido. E um falido não consegue ajudar o outro. É o caso dos Estados e municípios.


Eleição descolada
O prefeito eleito Tião Flores (PSB) ganharia a eleição porque tudo apontava nesta direção em Epitaciolândia. O aparecimento do prefeito André Hassem no dia da votação com o 40 no peito foi mais um jogo de cena, sua colaboração para a vitória de Flores foi nenhuma.


Maioria foi para o PT
Na semana da eleição o prefeito André Hassem liberou o seu secretariado. Apenas dois ficaram com o Tião Flores e o restante foi apoiar a candidatura de Marcos Fernandes (PT).


Melhor submergir
Depois de duas derrotas seguidas para a prefeitura de Cruzeiro do Sul o melhor para o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) é submergir e tentar uma vaga na Aleac em 2018.


Estratégia de longo prazo
O presidente do PDT, Luiz Tche, usa da sabedoria política em trabalhar desde já para montar uma chapa para Câmara Federal só com candidatos do PDT ou com aliados fora da FPA, porque sabe que se o PDT entrar na chapa da FPA com PT e companhia será tratorado.


Passando a borracha
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) promete ainda esta semana programar uma conversa com o deputado federal Major Rocha (PSDB), para aparar arestas. Acha que a unidade da oposição tem que começar em casa. E se programar para a eleição de 2018.


Primeira e única
As pesquisas estão indicando que o candidato do PT que disputa uma prefeitura de Capital no segundo turno não é favorito. Se não ganhar, Marcus Alexandre será o único prefeito petista de Capital. Sua majestade primeira e única. O gigante PT virou um anão. O que é a política!


Situação terrível
Os prefeitos Roney Firmino, Rivelino Mota e Tonheiro continuam presos. O prefeito Jonas da Farmácia foi afastado duas vezes do cargo e está complicado. O Betinho esteve com os bens indisponíveis e responde uma série de processos. O prefeito Everaldo Gomes foi afastado pela justiça. Aguardem: mais dois prefeitos devem entrar neste cesto. Pelo que a coluna teve informação a apuração de denúncias, principalmente, na área de Saúde, estão bem adiantadas. Ou seja: poderemos chegar em breve com mais dois prefeitos presos ou afastados.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.