Menu

Pesquisar
Close this search box.

A pesquisa que vai valer neste domingo de eleições é a das urnas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As pesquisas de intenções de votos no Acre sempre geraram muita polêmica. Não faltam acusações que os institutos tenham ligações “subterrâneas” com grupos econômicos ou partidos políticos. Por isso mesmo, com o tempo e os erros sucessivos dos números das pesquisas na mais diversas eleições, a credibilidade também foi diminuindo. Mas isso tudo termina com a decisão do eleitor. Em tempos de redes sociais a consciência do eleitor não pode ser subestimada pela influência de pesquisas que tenham a função de indução. Ainda mais no Acre em que a população respira política em qualquer época do ano, tendo ou não eleições. Acredito que as pessoas votem em quem acham melhor para dministrar e não por quem aparece na frente.


Prefiro esperar
Vi e recebi várias pesquisas feitas nas disputas pelo interior do Acre. O que acontece é que todos esses pequenos municípios têm zonas rurais, às vezes, com mais eleitores que na cidade. E como não sei se os institutos pesquisaram a totalidade dos eleitores prefiro não comentar. Deixa a verdade da urna prevalecer.

Anúncios


Ser ou não ser
A dúvida em relação a disputa de Rio Branco é se terá ou não segundo turno. Se tiver, pelas pesquisas publicadas, será entre Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB). Isso também é que o se percebe pela voz das ruas. Agora, Raimundo Vaz (PR) e Carlos Gomes (Rede) estão no jogo e quem manda é eleitor.


Compasso de espera
Já vi muitas surpresas acontecerem nesses anos todos cobrindo eleições. Mas para isso é necessário acontecer um fato fora do comum. Apesar das denúncias de corrupção envolvendo políticos não houve nada que fosse definitivo. Tudo ainda em investigação. Então só mesmo neste domingo veremos o efeito de tudo isso.


Bom desempenho
Afirmo que se a candidata Carla Brito (PSB) não estivesse ligada ao grupo político do PT daria um “sufoco” aos candidatos favoritos de Cruzeiro do Sul. A campanha dela cresceu bastante. Isso dá para perceber nas ruas e conversas na cidade. Tem gente que questiona as suas “companhias”.


Equiparação
Dá para perceber o crescimento da Carla e também do Henrique Afonso (PSDB). Mas resta saber se há uma queda real de Ilderlei Cordeiro (PMDB). Os dois adversários de Ilderlei em Cruzeiro do Sul parecem crescer na mesma proporção dividindo os votos e facilitando para o candidato do atual prefeito Vagner Sales (PMDB).


Tucanos de bicada com o PMDB
Mais uma disputa forte entre PSDB e PMDB está acontecendo em Sena Madureira. Segundo as pesquisas registradas no TRE Mazinho Serafim (PMDB) está a frente de Toinha Vieira (PSDB). O atual prefeito Mano Rufino em terceiro. Mas o registro é que as confusões entre tucanos do deputado Major Rocha (PSDB) e os aliados peemedebistas estão grandes. Tipo da barriga pra baixo é tudo canela como se diz no futebol.


A hora do veneno
Tem sido espalhado folhetos apócrifos em Sena. Muito feio isso porque ataca a honra das pessoas. Tentaram ligar um dos candidatos ao tráfico de drogas como me informaram. Isso não resolve e nem ganha eleição. Na realidade cria vítimas, e eleitor adora vítima.


Tirando esqueletos da sala
O candidato à reeleição Marcus Alexandre (PT) se livrou de possíveis “problemas” na campanha enviando os petistas mais radicais para outras paragens. Cesário Braga e Carioca acamparam em Tarauacá para tentar ajudar a reeleição de Rodrigo Damasceno (PT). A disputa com Marilete Vitorino (PSD) está intensa.


Brava militância
Indiferente do resultado das eleições, Eliane Sinhasique mostrou ter uma militância política “pessoal” muito ativa. Isso vem dos seus mandatos de vereadora e deputada estadual. Eliane sabe bem formar base política para os embates eleitorais.


Desconfiança
Tem muito petista mais ideológico escabreado com a campanha de Marcus Alexandre. Um deles com mandato eletivo me disse que se está negando as lideranças, o vermelho e a estrela também está negando os avanços sociais trazidos pelo PT nas gestões federais e estaduais.


Promessa cumprida
O senador Gladson Cameli (PP) me falou que ninguém pode reclamar nem dele e nem do seu partido nas eleições. Segundo ele, todos os compromissos com os candidatos foram cumpridos 100%. Se tem gente ainda reclamando é intriga da oposição, garantiu o senador.


O protagonismo do PMDB
Conversei com o presidente acreano do PMDB, deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Na reta final da campanha, o parlamentar comemorava a performance do partido nas eleições municipais. O PMDB está com 12 candidatos a prefeitos. “Acho que faremos os prefeitos de seis municípios e estamos em disputa fortes em mais quatro deles. Em 2012, elegemos quatro. O partido vai sair bem maior ao emergir o resultado das urnas,” disse ele. Flaviano também acha que o tempo do PMDB de se restringir a indicar vices nas disputas majoritárias terminou. Inclusive, ele acredita que dependendo dos resultados de 2016, o PMDB certamente deverá ter candidatos majoritários em 2018.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido