Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um prefeito que pode ser considerado exemplar

carlinhos


Este é um comentário sem protecionismo. Nunca conversei com este cidadão. Não sei quem apóia para lhe suceder e não me interessa saber. Mas tenho dados para dizer que o Carlinhos da Saúde  é um dos raros prefeitos do interior que escaparam da mediocridade. Pegou a prefeitura arrasada, colocou as contas em dias, não responde a um processo por problemas de gestão – coisa rara numa temporada de prefeitos presos e afastados –  e por isso pode abrir a boca e dizer que entrou limpo e está saindo limpo da prefeitura de Porto Acre. Atacá-lo, como alguns fazem por estar na época de eleição é mais pura basófia, que costuma acontecer em toda campanha eleitoral. Quem vier ocupar aquela prefeitura no próximo ano a encontrará, completamente saneada. Carlinhos é um prefeito que pode ser considerado exemplar. O resto fica para as baixarias de todo período eleitoral. E baixaria é falta de argumento.


Folhetim burlesco
Marcus Alexandre (PT), Eliane Sinhasique (PMDB) e Raimundo Vaz (PR) assinaram documento pedindo a participação do candidato Carlos Gomes (PR) no debate de hoje da TV-ACRE. A justiça deu Liminar autorizando sua participação. A TV-ACRE recorreu. Virou um folhetim burlesco. Vamos aguardar o próximo ato.


No máximo é mediano
O argumento usado pela TV-ACRE é tosco, o de que um candidato para participar tem de ter alcançado 5% no IBOPE. O Raimundo Vaz (PR) não alcançou. Não sei qual o motivo de tanta celeuma, o candidato Carlos Gomes (REDE), não tem nada de novo, excepcional, de exuberante intelectualmente, apenas é mediano. Mas não pode ficar de fora do debate.


Existem para funcionar
Durante toda G-7 não fiz uma linha dando os acusados como culpados. Sempre me posicionei que esperaria a justiça. E que bom que foram absolvidos. Mas, vamos deixar de tanto faniquito contra a imprensa, Judiciário e MPF, que existem para funcionar, por conta deste episódio.


Carnaval fora de época
A imprensa existe é para divulgar os fatos, cabe á justiça julgar. E foi exatamente o que ocorreu no caso da G-7. Foram acusados, se defenderam , foram absolvidos e ponto final. Sem firulas, sem firulas, senhores.


Assim que funciona
Numa democracia ninguém está acima da Lei, de ser acusado, julgado, condenado ou absolvido, assim é que a coisa funciona.


Não apostem nestes números
Os coordenadores da campanha da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), não embarquem nos números da pesquisa que lhe dão 62% de preferência. Pesquisa não decide eleição, principalmente, num colégio eleitoral pequeno, volúvel na reta de chegada.


Para depois da eleição
Os apoiadores da candidata Fernanda Hassem (PT) deixem para comprar a carne do churrasco após a eleição. É sempre bom ser prudente em eleições com apenas duas candidaturas. Ela está na frente, tem tudo para ganhar, mas não com esses números estratosféricos de 62%.


Excesso de presunção
Sobre nota acerca da eleição de Xapuri, um dirigente do PMDB me ligou para explicar que foi sim buscada uma aliança com o candidato Ailson Mendonça (DEM), mas que este criou toda série de dificuldades, achando que já ganhou. E que por isso o PMDB se manteve na disputa.


O PT deve ter agradecido
O fato de a oposição ter três candidatos a prefeito de Xapuri, não importa os motivos, os salamaleques de cada um, queiram ou não favorece o candidato do PT, Bira Vasconcelos.


É brincar com a sociedade
Leio que, um acusado de furtos, roubos, posse de arma, foi preso pela terceira vez esta semana por policiais militares. Nas duas últimas prisões foi solto. Não duvido que, quando for na “Audiência de Custódia” seja solto de novo, num escárnio aos policiais e à sociedade.


Não justifica
E não me venham com nenhum juridiquês, que não vão me convencer que estão certos.


Esqueçamos a preferência
Vamos tirar fora a preferência ideológica. O prefeito Marcus Alexandre (PT) chega ao final da campanha conseguindo o que, em princípio, parecia impossível: se descolar da péssima imagem do PT, dos seus escândalos nacionais, dos petistas raivosos do Acre e ficar acima disso.


Jardim da Infância
Em eleição majoritária o povo não vota no partido, mas no candidato que conseguir ter mais empatia com o eleitorado. E foi exatamente isso que o prefeito Marcus Alexandre (PT) conseguiu. Vai sair da campanha com luz própria, um perfil positivo, longe do velho PT.


Campanhas mais visíveis
Na rede social, da coligação PMDB-PSD-DEM, quem melhor trabalhou nesta ferramenta digital as suas candidaturas a vereador foram o João Marcos Luz (PMDB) e Raimundo Fernandes (PMDB). As postagens eram renovadas rapidamente no momento de um novo ato.  E não existe um canal mais abrangente hoje que a internet, por ser em tempo real.


Abandonado pelo PP
Aliados do candidato a prefeito de Porto Acre, Daniel Nogueira (PP), reclamam que foram abandonados na reta de chegada, o que pode liquidar uma candidatura que até aqui vinha sendo tida como amplamente favorita. Teve que recorrer ao senador Sérgio Petecão (PSD).


Campanha sem queda
Tenho informações do Bujari que de fato houve um crescimento do candidato a prefeito Romualdo (PCdoB), mas que a candidata Zilmar Rocha (PP) continua numa margem confortável mantendo a dianteira. A informação veio de quem não tem razão de se enganar.


Candidatura desidratada
Uma candidatura que foi desidratada foi a do Clóvis Melo (PT), depois da prisão do prefeito Tonheiro (PT). Até o deputado federal Sibá Machado (PT) está apoiando a candidatura do Romualdo (PCdoB) por baixo dos panos. Cuidado com a CIA, Sibá!


Debate mais solto
O que se espera do debate de hoje na TV-ACRE é que os candidatos se soltem e deixem de lado ficar fazendo caras e bocas para o telespectador. Debate é emoção. É questionamento.


Belo e merece ser lido
O artigo da Juíza de Direito Mirla Regina, no AC24horas, sobre o assédio que é feito por líderes religiosos para que os fiéis de suas igrejas votem nos seus candidatos a vereador e a prefeito, merece ser lido. Concordo com tudo. E acrescento ainda ser um estelionato religioso.


Extremamente imoral
Como é que você vai respeitar um Pastor que usa a religião como moeda para conseguir eleger políticos. Para depois conseguir cargos no governo e prefeitura. Como é que se pode ter este tipo de Pastor como exemplo e guia espiritual? Os comparo aos compradores de votos.


Tudo dentro do traçado
A informação de Cruzeiro do Sul é que a candidatura do Ildelei Cordeiro (PMDB) deve ser vitoriosa, tudo dentro do que foi traçado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB) e cumprido à risca. A disputa do segundo lugar deverá ser entre Henrique Afonso (PSDB) e Carla Brito (PSB).


Só por uma grande zebra
Não duvido muito da reeleição do vereador Manuel Marcos (PRB), da vereadora Lene Petecão (PSD) e do vereador Artêmio Costa (PSB). Dos demais deixo ao cargo das urnas falarem.


Dois vereadores
A chapa PP-PPS caminha para eleger dois vereadores. Rabêlo Góes, Fabiano, Junior Santiago e Cleudo Paiva são os que cujas campanhas são mais presentes nos bairros pelas duas vagas.


Tenho séria dúvida
O prefeito Marcus Alexandre (PT) será o alvo principal neste debate da TV-ACRE, não devendo ser poupado como foi no debate da TV-GAZETA. Querem lhe colocar sempre na defensiva. Foi o que ouvi de coordenadores de campanha da oposição. Não será nada fácil lhe encurralar.


Tudo ou nada
A oposição está dando este debate da TV-ACRE como um tudo ou nada, um divisor de água na campanha. O Marcus não costuma se sair mal em debates. Que venha um debate com emoção. E não aquela coisa plastificada que dá sono em quem assiste.


Anotem este nome
Dr. Rutênio (PRP) fez uma campanha sem alarde, com apoios importantes à sua candidatura a vereador. Pelo que tomei conhecimento o seu grupo de apoiadores não é formado de amadores.


É não conhecer a aldeia
O advogado e candidato a vereador Roberto Duarte (PMDB) quer pedir o impeachment do atual governador, sob argumento que sacou depósitos judiciais sem autorização. Não vi uma prova de um ato neste sentido que, se verdadeiro é grave. O Roberto parece que não conhece a composição de forças do governo e oposição na Assembléia Legislativa. É mais fácil o Acre conseguir mandar um foguete a Marte do que derrubar o governador por um impeachment, por ter uma base parlamenta extremamente majoritária e completamente fiel nas votações. Com a base do governo da Aleac, ainda que o governador venda lote na lua, ainda assim um pedido de impeachment não passa nem da fase da acessibilidade, quanto mais ir ao plenário.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.