Menu

Candidatos da Rede, Carlos Gomes e Gabriel, pedem na Justiça direito de participar do debate na TV Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Impedido pela TV Acre (afiliada da Rede Globo) de participar do debate na próxima quinta-feira, 29, o candidato da Rede à prefeitura de Rio Branco, Carlos Gomes, moveu uma ação junto à Justiça Eleitoral com o objetivo de garantir a participação dele no debate da emissora.


O advogado Gabriel Santos, vice de Carlos Gomes, autor da ação, lembrou que “a nova Lei Eleitoral deu autonomia tanto às candidaturas quanto às emissoras de TV pra conjuntamente definir as regras do debate, mas infelizmente a TV Acre decidiu unilateralmente seguir uma regra nacional da Rede Globo de só convidar candidatos que alcançassem 5% na última pesquisa Ibope”.

Publicidade

carlos_gabriel_800


Ele argumenta que “se o Ibope considera essa margem de erro um dos critérios pra avaliar o desempenho dos candidatos, a margem de erro também precisa ser levada em consideração. Por isso que a nossa candidatura pode ter de 0 a 6%. Havendo essa possibilidade teria o candidato Carlos direito a participar do debate”, completa.


As coordenações dos outros candidatos concordaram com a participação de Carlos Gomes, a exemplo do que aconteceu na TV Gazeta, o que deu garantia para que o prefeiturável participasse do debate ocorrido na repetidora da Rede Record no domingo passado.


Gabriel Santos acrescentou ainda que há uma grande mobilização nas redes sociais para que TV Acre inclua Carlos Gomes no debate.


“Democratizar a democracia. Esse modelo está falido. Apesar de tudo isso, dessa limitação da TV, dessa atitude democrática, nós agradecemos muito as pessoas que tem se mobilizado”, disse o candidato da Rede.


Por telefone, nesta segunda-feira, 26, o diretor de Jornalismo da TV Acre, Jefson Dourado, explicou que a emissora apenas segue orientação da rede Globo.


Os candidatos esperam que a Justiça Eleitoral se posicione sobre a ação antes da realização do debate.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido