Menu

Pesquisar
Close this search box.

O debate dos comportados ou um velório ao vivo?

Tenho que voltar a comentar porque não se falava outra coisa ontem na cidade: o debate entre os candidatos a prefeito de Rio Branco na TV-GAZETA. E parece que todo mundo concordou num ponto: sonolento. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) parece que foi a única a achar maravilhoso. “Pedem alto nível e querem porrada, UFC?”, disparou. Não, jamais, mas também não se queria o velório que foi aquela coisa maçante e plastificada. Se teve algo que não houve na essência da palavra foi debate entre os candidatos. Um teorizando, outro não conseguindo formular uma pergunta e nem responder dentro do tempo. A outra com ar de Madre Superiora de um Convento, e o outro na dele esperando os ataques e questionamentos que não vieram. Deve ter saído estupefato com a passividade dos adversários. Para virar uma novena só faltou aparecer o Padre Mássimo Lombardi por lá para puxar um terço. O alvo era o prefeito Marcus Alexandre (foto). Em tese. Perguntas batidas tiveram respostas batidas. O Marcus entrou no debate sem um arranhão à sua imagem e saiu sem um arranhão. As perguntas foram mamão com mel. Nunca pensou que fosse tão fácil. Só teve um perdedor nesta história, quem ficou assistindo a xaropada até o fim.


Não ao ponto de virar
O candidato a prefeito de Brasiléia, Manoel Prete (PSDB), cresceu muito, mas não ao ponto de passar a candidata Fernanda Hassem (PT), que entra na reta final ainda na dianteira, na área urbana. A zona rural de Brasiléia é grande, é nela que estão apostando os defensores do Prete.


Política é política
Pode até não acontecer, política é política, mas a tendência é que a Fernanda Hassem (PT) ganhe o “troféu abacaxi”, que é a quebrada a quase falida prefeitura de Brasiléia. Mas por ter uma boa assessoria, se ganhar, a Fernanda pode superar os problemas, que são muitos.


Panorama favorável
O deputado federal Léo de Brito (PT) me disse ontem que vê um panorama favorável  à FPA, em municípios em que a oposição acha que já ganhou como Manoel Urbano e Jordão. Nesta última semana Léo vai se dedicar a fazer política em Brasiléia-Assis Brasil e Epitaciolândia.


Nova geração
Léo de Brito, Daniel Zen, Ney Amorim, Marcus Alexandre, são da nova safra qualificada do PT, que tem algo que o difere dos demais partidos, no Acre: sempre busca a renovação.


A novela do G-7
Quando fizeram aquele carnaval todo com a G-7 para atingir o atual governador e um grupo de empresários não embarquei por saber que a Denúncia do MPF era uma peça inicial. E que iria esperar a sentença para opinar, porque todos tinham a presunção de inocência. Me referia sempre ao Volvenar Camargo, que serviu a vários governos e não ficou milionário e não seria já com certa idade que iria para a bandalha. A turma do G-7 foi avacalhada, mostrada como membros de uma quadrilha que agia no governo, na construção civil, como bandidos, e veio agora a decisão os inocentando. A decisão judicial não terá o condão de limpar tudo o que deles disseram. Por isso nunca me antecipo em condenar um denunciado antes de ser sentenciado com uma condenação.  A G-7 só veio reforçar este meu comportamento. Quem saiu por cima foi o atual governador, que sempre defendeu a inocência do grupo.


Caberia uma revista
Bem que caberia uma revista da PF aos carros e aeronaves que terão como destino os municípios do Alto Acre, para evitar injeções financeiras nas campanhas destes municípios.


Geléia de interesses
Até os aliados do candidato a prefeito de Xapuri, Ailson Mendonça (DEM), consideram que, o fato da oposição ter outras duas candidaturas favorece muito a candidatura do Bira Vasconcelos (PT). Sem novidade. A oposição é uma geléia de interesses, em todos  os municípios.


Estão comemorando cedo
De posse de uma pesquisa em mãos os apoiadores do candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), já comemoram a vitória antecipadamente. O senador Petecão (PSD) já comprou a carne e a cerveja do churrasco e estocou na Fazenda “Boi Cagão” . Já vi muita festa antecipada gorar.


Não mais que dois
A coligação PMDB-DEM-PSD, dificilmente, fará mais do que dois vereadores. Três seria fora de série. Por isso, o candidato a vereador é bom trabalhar para ser o primeiro ou segundo na colocação, na aliança.


 O perigo é o dia
Em Feijó e Tarauacá é comum as eleições serem decididas com o esquema do dia, portanto, ter uma grande equipe de fiscalização é essencial para barrar estas estruturas financeiras.


Nada que ligue
Não há nada que ligue com alguma prova o senador Jorge Viana (PT) ao esquema de corrupção que levou à prisão o homem de confiança do Lula, o ex-ministro Antonio Palocci, só há ilações.


Dificilmente escapa
A tendência do Lula é ser condenado e ficar fora da disputa da presidência em 2018.


Pesquisas esperadas
Ainda teremos duas pesquisas para prefeito da Capital, uma do IBOPE e outra do DELTA. As realizadas até aqui são altamente favoráveis ao prefeito Marcus Alexandre (PT), só que os dirigentes do PMDB preferem crer na estatística da disputa apertada e de ter segundo turno.


Vai virar alevino?
Conversando com um amigo ligado à campanha do vereador Manuel Marcos (PRB), ele foi irônico quanto ao candidato do deputado federal Alan Rick (PRB); o Piaba (PRB), ser mais votado: “o Piaba sairá desta eleição um alevino”. Eleger o Piaba será o grande teste do Alan.


Parece sacramentada
Na coligação PDT-PSB a campanha da Elzinha Mendonça (PDT) foi muito bem articulada, organizada, e chega na última semana da votação cotada para se eleger vereadora.


Parece ser unanimidade
Costumo conversar com pessoas com quem posso aprender alguma coisa. E nestas conversas ouço sempre que, o sucesso do prefeito Marcus Alexandre (PT) da campanha foi se descolar do ranço, da presunção, da empáfia de alguns petistas regionais e dos escândalos nacionais


Campanhas bem boladas
A campanha do candidato a vereador de Rio Branco, Junior Branã (PDT), está entre elas. Fico alegre quando vejo jovens que podem dar alguma contribuição entrando na política.


Como queriam ganhar?
O PT de Cruzeiro do Sul não conseguiu desde que o partido assumiu o governo estadual, ganhar uma eleição para a prefeitura. Se não tiveram a competência de durante este tempo  moldar uma nova liderança, tem que preparar o lombo porque tendem a perder novamente.


Falem o que falar
O acusam de ser um “coronel de barranco” da política, tentam lhe derrubar com armações, mas quando as urnas abrem o Vagner Sales (PMDB) emplaca mais uma vitória para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. O que vence eleição é mexer bem nos bastidores, nisso ele é craque.


Muito diferente
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, de tantas vitórias, poderá estar vivendo o sol poente da política. É muito difícil que venha se recuperar com tantos problemas judiciais.


Meu pirão primeiro
O deputado Antonio Pedro (DEM) lançou o filho Ailson Mendonça a prefeito de Xapuri. O deputado Heitor Junior (PDT) a mulher Elzinha Mendonça (PDT) a vereadora de Rio Branco. Mesmo caminho do deputado Raimundinho da Saúde (PTN) com o irmão Railson (PTN), o deputado Jonas Lima (PT) está com o irmão Isac Lima (PT) disputando a prefeitura de Mâncio Lima. O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) com o filho de candidato a vereador.


Dando o exemplo
Os colegas de imprensa Evandro Cordeiro (PSC) e Raimundo Fernandes (PMDB) estão fechando suas campanhas de forma ética, buscando o voto no convencimento na casa do eleitor. Estão fora dos grandes esquemas. Mas se ganharem, eles darão um bom exemplo.


Não dá para arriscar
Pode-se dizer que o candidato Rodrigo Fornerck (PT) se elege, não tenho dúvida. A coligação PT-PSB elegerá três e no máximo quatro vereadores. Ariscar o restante dos vencedores é difícil por ter pelo menos oito candidaturas na chapa, parelhas na briga pelas outras vagas.


Notícia nacional
Uma vitória de Isaac Pianco (PMDB) a prefeito de Marechal Taumaturgo será um fato histórico para o Acre, o de pela primeira vez um índio eleger-se prefeito. Viraria notícia nacional.


Ao Tércio o que é do Tércio
A matéria oficial sobre a Central de Transplantes mostrou os avanços conseguidos pelo atual governador na área da medicina de ponta. Mais de 200 transplantes realizados. A matéria, entretanto, foi injusta em não citar quem comandou a montagem da unidade e da equipe, o médico Tércio Gezini, uma espécie de pai dos transplantes, no Acre. Ao Tércio o que é do Tércio. Novos transplantes poderiam ter ocorrido se existisse a cultura de doação de órgãos. Por isso é que campanhas com o incentivo à doação deveriam ser perenes e não ocasionais.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.