Menu

Pesquisar
Close this search box.

Se dependesse desse debate nicodemo, votaria em branco

Fosse ter que decidir pelo debate da TV-GAZETA para escolher em quem votar por certo votaria em branco. As regras são herméticas, não permitem uma dinâmica, e os candidatos foram muito lineares, faltou o principal para prender o telespectador, a emoção. E neste ponto a culpa não foi só da regra do debate, mas da passividade dos candidatos. Tive que assistir todos os blocos por força da profissão. Tudo muito certinho, muito burocrata.  Foi um debate janota. Confesso que deu sono! Foi aquela coisa arrastada. Culpa dos candidatos que ficaram apegados no formalismo. O Raimundo Vaz (PR) não conseguindo ser claro nos seus posicionamentos. O Carlos Gomes (REDE), não foi mal, mas não empolgou. O prefeito Marcus Alexandre (PT) deve ter saído rindo do debate, porque não sofreu nenhum questionamento duro. Limitou-se a jogar com os dados da sua gestão. A candidata Eliane Sinhasique (PMDB) só faltou tratar o prefeito Marcus Alexandre (PT) de “compadre”. Esperava-se que ela fosse mais oposição e menos divagação. O debate não deve ter influência direta no que está posto até aqui. Se os adversários esperavam tirar votos do Marcus Alexandre com o debate, esqueçam! Lembra aquela velha piada, do caipira que foi com seu time de futebol disputar uma partida num município e após o jogo mandou uma mensagem para o seu pai: “chegemo, jogemo, não ganhemo, nem perdemo, assinado Nicodemo”. Foi o debate do Nicodemo.


General de brigada
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, conhecido como “Coronel” diz que será promovido  após esta eleição municipal para o “General de Brigada” que acabou com a tropa do PT no Vale do Juruá. Vagner dá como certas as vitórias em Cruzeiro do Sul, Porto Valter, Rodrigues Alves e Marechal Taumaturgo. “Em Taumaturgo será com mais de 60% dos votos”, prevê. Reconhece que a única resistência que encontra é em Mâncio Lima, mas que nesta última semana vai concentrar esforços para ganhar também em Mâncio, fechando o capote. Vagner Sales tem ganhado todas as eleições que disputou contra o PT pela prefeitura cruzeirense.


Marcando a história
Marechal Taumaturgo fez o maior comício da campanha no município, em apoio à candidatura de Isaac Pianco (PMDB). Tudo caminha para termos o primeiro índio eleito prefeito de um município, no Acre. Isaac é extremamente preparado. Quebraria a hegemonia de prefeitos brancos.


Bem mais confiante
O grupo da candidata Zilmar Rocha (PP) está altamente confiante que no próximo domingo ela se elege prefeita do Bujari, porque fecha a campanha aparecendo na liderança, com boa folga sobre o segundo colocado. Zilmar, na eleição passada perdeu a prefeitura por poucos votos.


Última cartada


O deputado federal Major Rocha (PSDB) pretende montar praça esta semana em Sena Madureira para reverter o quadro desfavorável á candidata Toinha Vieira (PSDB), porque as pesquisas estão apontando uma diferença folgada a favor do candidato Mazinho Serafim (PMDB).


Terreiros do PSDB
O PSDB acha que duas prefeituras no Alto Acre estão asseguradas, a de Plácido de Castro com o candidato Gedeon Barros (PSDB) e a de Assis Brasil com o Zum (PSDB). E que disputa em  Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Brasiléia.


O jogo do PP
O PP joga com as vitórias do Kiefe (PP); em Feijó, da Zilmar Rocha (PP), no Bujari e, em Capixaba com José Augusto. E em Porto Acre com Daniel Nogueira (PP). Também em Senador Guiomard com Jorge Catalan (PP).


PSB
Os dirigentes do PSB trabalham os municípios de Epitaciolândia e Acrelândia como redutos certos em que podem eleger os dois prefeitos. Não nutrem muito esperança em Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.


PT
Os petistas dão como certas as vitórias em Rio Branco, Mâncio Lima, Brasiléia e Xapuri. Acham que estão na briga em Epitaciolândia, Tarauacá e Feijó, onde esperam virar o jogo.


DEM
A direção do DEM joga todas as suas fichas em Xapuri, onde crê que o candidato a prefeito Ailson Mendonça (DEM) vence e disputa, e vê sem chance a prefeitura de Sena Madureira.


PMDB
Na sua contabilidade vence em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Valter, Marechal Taumaturgo, Sena Madureira, Manuel Urbano e briga para ir ao segundo turno em Rio Branco.


As disputas mais acirradas
Xapuri, Brasiléia, Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia, Sena Madureira, Bujari, são apontados pelos partidos como os municípios onde deverão ser travadas as disputas mais acirradas para as prefeituras.


Quatro deputados e pouco pirão
Em Xapuri quatro deputados travam uma batalha para ver com quem fica o maior butim para 2018. Antonio Pedro (DEM) briga para eleger o filho Ailson Mendonça (DEM) prefeito, Leila Galvão (PT) é a madrinha da candidatura do Bira Vasconcelos (PT), o deputado Chagas Romão (PMDB) apóia o candidato Elivelton Menezes (PMDB) e o deputado Manoel Moraes (PSB) colocou a mulher de vice do petista Bira.


Influência zero
O debate entre os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul não teve o condão de mexer no quadro eleitoral. Era o grande trunfo que o candidato Henrique Afonso (PSDB), bom orador, esperava, O debate foi sonolento. Ilderlei Cordeiro (PMDB) é o favorito para se eleger prefeito.


Uma das duas
Ou o prefeito Marcus Alexandre (PT) vence a eleição no primeiro turno ou vai para o segundo turno como o mais votado no primeiro turno. Só uma catástrofe eleitoral muda o quadro.


Se virando nos trinta
A secretária Márcia Regina, está como se diz na gíria, se virando nos trinta para tentar eleger o jovem Jeferson Barroso (PHS) vereador. Barroso foi abandonado pela direção partidária.


Disputa de duas vagas
Raimundo Fernandes, Roberto Duarte, Lene Petecão, N.Lima, João Luz, Jéssica Monteiro, Frank Lima, Beto Calixto, Rodiney Dourado são os nomes da coligação PMDB- PSD-DEM, que disputam as duas prováveis vagas que a coligação conquistará na Câmara Municipal de Rio Branco.


PP-PPS
Nesta coligação, que deve eleger um vereador em Rio Branco, os mais cotados são os vereadores Rabelo Goes e Fabiano e ainda Junior Santiago e Cleudo Paiva.


Mulheres
Elzinha Mendonça (PDT), Sandra Asfury (PDT), Lidiane Cabral (PT), Suelen (PHS), Bety Pinheiro (PDT), Socorro Lima (PT), vereadoras Graça da Baixada (PT), Rose Costa (PT), Roselane (PRP) e Lene Petecão (PSD), Jéssica Monteiro (PMDB), são algumas das candidatas a vereadora de Rio Branco. Pelo menos três, com uma boa chance de se elegerem.


Uma cota razoável
Com o grande número de eleitoras mulheres a lógica é que se tivesse na próxima legislatura pelo menos seis vereadores em Rio Branco. Acho difícil. Mulher parece não gostar de votar em mulher.


Uma candidata de méritos
Pode-se não gostar da vereadora Fernanda Hassem (PT) por qualquer motivo, mas ninguém lhe tira o mérito de ter sido uma política atuante, tanto é ser a vereadora mais votada de Brasiléia. É preparada para ser prefeita de Brasiléia, num dos momentos mais difíceis do município. Se vai ganhar é com as urnas. Mas que seria uma boa prefeita, isso seria.


Continua a guerra das pesquisas
Não tem um município com mais pesquisas rolando do que em Senador Guiomard. Cada candidato tem a sua pesquisa e cada uma lhes dando a vitória. Independente de pesquisa, o candidato Jorge Catalan (PP) chega nesta reta final com chance.


Prejuízo violento
Conversei com um amigo político que esteve em Plácido de Castro sobre a disputa daquela prefeitura. Traçou o seguinte quadro: “O Roney disputaria a reeleição com boa chance, porque tinha uma estrutura armada para os três últimos dias de campanha. Com a prisão foi água abaixo”.


Gedeon Barros
Com a prisão do prefeito Roney Firmino (PR), a candidatura de Gedeon Barros (PSDB) passou a ser a franca favorita para ganhar a prefeitura de Plácido de Castro.


Não emplacou
O candidato a prefeito Raimundo Vaz (PR) acredita que seus votos aparecerão em maior número do que os que estão sendo previstos pelas pesquisas. Vaz não teve a estrutura de campanha que esperava ter, está fechando uma campanha mais no esforço pessoal.


Os polarizados
O prefeito Marcus Alexandre (PT) chega na reta final com chance de ganhar no primeiro turno, mas sem mostrar a euforia do já ganhei e a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) certa que levará a eleição para o segundo turno. Domingo responderá.


Não é como o PT pensa
Conversei com amigos que não são petistas sobre a eleição para a prefeitura de Brasiléia. O que disseram: “é uma eleição equilibrada, o Manoel Prete cresceu na hora certa e a eleição não será como os petistas sonham. Terão uma grande surpresa”.


Constituinte exclusiva
Passou na CCJ do Senado o fim das coligações proporcionais e a criação de uma cláusula de barreira, que impediriam a proliferação de partidos de aluguel, cujos dos donos vivem de fazer negociata com quem dá mais e viram reboque de quem está no poder. É uma imoralidade termos 30 partidos e ainda outro tanto procurando a aprovação. Tem que acabar. A maioria esmagadora dos dirigentes dos partidos nanicos não tem ideologia alguma e vivem de trocar o apoio por cargos no governo, prefeitura, para suas mulheres, filhos, enfim, fazem disso um negócio como outro qualquer. E ainda com direito ao dinheiro do Fundo Partidário. Uma grande sacanagem política. Só creio numa Reforma Política feita por uma Constituinte Exclusiva.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.