Menu

Pesquisar
Close this search box.

Está pintando uma decisão no primeiro turno em Rio Branco

Estive conversando ontem com o dono de um instituto de pesquisa que, citou como “correta” a colocação feita neste espaço de que, a preocupação principal da oposição, não deve ficar restrito ao desempenho do prefeito Marcus Alexandre (PT) que, mesmo com índices no DELTA mais baixos do que na pesquisa do IBOPE, se mantém bem na frente. Concordou comigo que, o nó górdio que a oposição tem que desatar nestes poucos dias que faltam para a votação é a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) não ter conseguido chegar ao teto de 30%, nas pesquisas. O máximo foi ter alguns décimos acima dos 29%. “Se ela não passar dos 30% e os demais candidatos da oposição mantiveram beirando os 4%, é bem provável que a decisão da eleição seja no primeiro turno”. Mas fez um alerta: “ninguém sabe como votarão os indecisos e nem os eleitores aonde os pesquisadores não chegaram, portanto, para tudo acabar no primeiro turno está mais perto; ocorrer uma reviravolta e termos segundo turno, não é impossível”. Quero acrescentar: o entrave da oposição foi não ter dois candidatos bem posicionados para prefeito nas pesquisas, só tem a Eliane Sinhasique e isso lhe é altamente prejudicial.


Percentual do PMDB


Caso a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) não passe dos 30% na eleição para a prefeitura isso ficará muito ruim para os partidos de oposição que lhe apóiam. Este percentual só o PMDB costuma ter. Significará que os partidos que estão na sua coligação não transferiram votos.


Cartas na mesa


Vamos pôr as cartas na mesa: o prefeito Marcus Alexandre (PT) teve todos os partidos da FPA envolvidos e de cabeça na sua campanha. E, convenhamos, a Eliane Sinhasique (PMDB) não teve. Os seus dirigentes estiveram em momentos esparsos de uma ou outra caminhada.


Eleição praticamente decidida


O prefeito André Hassem (PR) colocou a partir de ontem todo o seu grupo para apoiar a candidatura de Tão Flores (PSB) à sua sucessão. Quer dar uma resposta ao PT nas urnas. Por baixo, a entrada do André joga 500 votos para o Flores e decide a eleição em Epitaciolândia.


Erro político


Conversando com a deputada Leila Galvão (PT) e seu marido Nelson Moreira, ambos consideraram um erro que pode ser fatal, ter os dirigentes do PT de Epitaciolândia desprezado o apoio do prefeito André Hassem. “Para onde o André for pode decidir a eleição”, diz Nelson.


Bem na avaliação


Epitaciolândia apareceu com Rio Branco como as duas prefeituras que têm escolas melhores posicionadas no IDEB. Com uma vantagem para o prefeito André Hassem, cujo município tem menos recursos do que a prefeitura da Capital. E ele entrando na campanha faz o diferencial.


Só algo extraordinário


Caso não aconteça algo de extraordinário nesta semana que falta para a eleição de prefeito de Rio Branco, a vitória do prefeito Marcus Alexandre pode estar carimbada. Se não ganhar no primeiro turno, estará no segundo turno, em qualquer um dos jogos o Marcus estará dentro.


Dentro da programação


Em Cruzeiro do Sul, os aliados do prefeito Vagner Sales conseguiram manter a campanha sem perder o pique, mesmo com todos os problemas acontecidos com as denúncias contra o candidato Ilderley Cordeiro (PMDB), que salvo por algo grave, deverá se eleger prefeito.


Amplo favorito


Em Porto Walter a vitória do prefeito Zezinho Barbary (PMDB) é vista como ponto faturado até pelos próprios adversários. É considerado um dos melhores prefeitos do interior.


Chegada embolada


Em Capixaba, José Augusto (PP) e o prefeito Vareda (PR) chegam embolados na reta final pela disputa da prefeitura. Não dá para apontar um deles como sendo amplo favorito.


Zum tranqüilo


Em Assis Brasil as pesquisas fecharam dando uma vitória tranqüila para o Zum (PSDB).


Fernanda hassem


Não está disparada, mas Fernanda Hassem (PT) não tem mostrado uma queda desastrada na preferência do eleitorado, mas a eleição poderá ser decidida na semana que entra, se as notícias que estão chegando dos coordenadores do candidato Manoel Prete (PSDB) forem postas em prática. Um jogo pesado.


Homem da mala preta


Os dirigentes do PSDB estão de olho no petista enviado à Brasiléia pela direção partidária, o advogado Oly Duarte, por temerem que, ele venha a ser o homem da mala preta da campanha do PT. Nestes tempos bicudos, o Oly deve ter levado no máximo o apoio moral.


Um artigo para guardar


Alguns idiotas que acham que, o PT ainda é o dono da última bolacha do pacote na política acreana, precisam ler o belo artigo do deputado federal Raimundo Angelim (PT), mostrando na estatística que, as eleições na Capital sempre se decidiram por poucos votos e não há moleza.


Único a quebrar o paradigma


O único candidato para prefeito de Rio Branco que conseguiu se eleger de certa forma folgado foi o Raimundo Angelim (PT), que ganhou por pouco mais de 10 mil votos de diferença.


Um dado mais recente


Vamos buscar um dado recente. Na última eleição para o governo, o atual governador ganhou na Capital por pouco mais de 3 mil votos sobre o candidato da oposição, Márcio Bittar (PSDB). Quem lhe deu a vitória foram os votos de Feijó e Tarauacá. Esperava ganhar com 15 mi votos de ponta em Rio Branco. Cautela e caldo de galinha……


Duas bombadas


Após voltar ontem de Feijó e Tarauacá, o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) me ligou para dizer estar convicto que os prefeitos Merla Albuquerque (Feijó) e Rodrigo Damasceno (Tarauacá), ambos do PT, perdem a eleição. “A oposição ganhará bem”, assegura Bittar.


Preocupação com sena madureira


Márcio Bittar se mostra muito preocupado com Sena Madureira. Considera que por faltarem alguns dias a situação não está decidida, mas crê que se a eleição fosse hoje a vantagem seria do candidato Mazinho Serafim (PMDB). O certo é que o prefeito Mano Rufino (FPA) perderá.


Não menosprezar o James gome


Sobre a eleição em Senador Guiomard, Márcio Bittar avalia que o fato de terem três candidatos a prefeito pode beneficiar o candidato Jorge Catalan (PP), por ter o apoio do prefeito James Gomes (PP), que é muito habilidoso na condução de uma campanha.


Estrutura financeira poderosa


Ancorado numa estrutura financeira poderosa, o candidato a prefeito de Mâncio Lima pelo PT, Isac Lima, tem tudo para emplacar. Seu irmão deputado Jonas Lima (PT) conseguiu montar uma aliança que une adversários tradicionais, como o Luiz Helosman e o Francisco Deda.


Pacote de denúncias


Um pacote de denúncias contra o candidato a prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB), deverá ser aberto esta semana durante a campanha do município. Tive acesso. Mas por ser algo grave, mas sem provas cabais, não sei se terão o condão de lhe prejudicar.


Debate de idéias


Este tipo de jogo passo longe. A não ser que seja algo com provas de um ato extremamente ilegal. Sou mais para que a eleição seja decidida no debate de idéias.


Derrota prevista


Em Rodrigues Alves a FPA não corre solta como na eleição passada. A candidatura de Sebastião Correia (PMDB) chega nos últimos dias de campanha com muito boa aceitação, o que não era esperado pelo prefeito Burica (PT) e pelo ex-prefeito Deda, que estão unidos, e achavam que dariam um passeio.


Gedeon barros


Fechou a campanha para prefeito de Plácido de Castro como amplo favorito. Principalmente depois da prisão do prefeito Roney Firmino (PR). Gedeon (PSDB) navega tranquilo


Uma confusão que poderia ser adiada


Que o governo promoveu uma bruta trapalhada política, ao numa reta final de campanha entrar com o polêmico projeto para usar os depósitos judiciais, revoltando os investidores do Telexfreee, é verdade. Mas não creio que o governador tenha metido a mão nestes recursos sem ordem judicial, como denunciou o deputado federal Major Rocha (PSDB), sem apresentar provas. Só se pode denunciar com provas, para depois não ser desmentido. Será acionado pela afirmação. Mas a confusão não fica só neste cabo-de-guerra entre o parlamentar e o governador. O dono da Telexfree entrou na justiça para embargar o uso dos valores retidos. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade dará entrada na segunda-feira no STF, enfim, se criou uma confusão na véspera da eleição á PMRB por um puro açodamento político do governo..


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.