Menu

Uma pesquisa mais realista, mas preocupante para a oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisa você não pode ler só nos números frios do resultado. Acho mais plausível do que a pesquisa do IBOPE, a pesquisa do DELTA, bem mais abrangente. Os 49% registrados para o prefeito Marcus Alexandre (PT) no DELTA são mais reais que os 62% apontados pelo IBOPE. Mas isso não é muito para ser comemorado pela oposição, porque nas últimas pesquisas do IBOPE e do DELTA a candidata a prefeita pelo PMDB, deputada Eliane Sinhasique, não conseguiu furar o teto dos 29%. Parece ter chegado ao seu teto máximo. E sua rejeição é a mais alta. Isso não é bom. Com a Sinhasique estagnada e o candidato Raimundo Vaz (PR) patinando no pouco mais de 2% e o Carlos Gomes (REDE) ficando em patamar parecido, não há ainda o que festejar na oposição. E por um componente ainda mais complicador, o de faltar 10 dias para a votação.


O Jorge sabe que o jogo é jogado
Não tem um político é mais antenado dentro do PT acreano, do que o senador Jorge Viana. É dos que melhor faz a leitura de que a imagem antiga do PT, que tudo podia e tudo conseguia na política do Estado está fora do atual contexto. Passou o tempo de eleger um poste. Sabe que embora tenha votos fora do PT – nem tantos como no início da carreira – precisa estar no cenário, porque 2018, quando disputará mais um mandato está a galope. Precisa se descolar dos escândalos e da péssima imagem do PT, como fez sabiamente o prefeito Marcus Alexandre (PT), que moldou um caminho alternativo ao velho petismo, nesta eleição. O Jorge sabe que não pode descolar a sua imagem do povo, por isso tem esse objetivo a panfletagem solitária que fez no meio da rua esta semana, a favor da candidatura do Marcus Alexandre. Os tempos são outros, e o Jorge Viana sabe muito bem disso. Tem que criar fatos políticos. E na política, que não se renova desaparece.


Pai Petecão de Xangô
O senador Sérgio Petecão (PSD) me ligou eufórico ontem pela manhã, para dizer que depois das caminhadas que fez com a candidata Eliane Sinhasique (PSD) o segundo turno está garantido. Na avaliação de Petecão, a questão do Telexfree foi o empurrão que faltava.


Dando conta do recado
O Assessor de Comunicação do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, jornalista Gilberto Moura, vem fazendo um belo trabalho na rede social, se sobressaindo. Não deixa um ataque ao James e ao candidato a prefeito Jorge Catalan (PP) sem resposta. Tem sido uma peça importante na campanha.


Para não dizer que não falei de flores
A Saúde tem ainda alguns entraves. Mas que melhorou, melhorou muito, no atual governo. Especialmente na medicina de alta complexidade. O Acre foi pioneiro na Região Norte no transplante de fígado e tem hoje uma equipe altamente especializada, sob comando do Dr. Tércio Gezin. A Central de Transplante do Acre já realizou 15 transplantes. Se houvesse a cultura no povo acreano de doar órgãos poderia ter feito muito mais e salvado mais vidas. Este é um avanço deste governo que não pode nunca ser esquecido. O Acre é hoje referência em transplantes bem sucedidos.


 Duas situações
Existem duas situações eleitorais imutáveis nesta campanha: se a eleição para prefeito for decidida no primeiro turno a chance maior de vitória é do candidato Marcus Alexandre (PT). E se houver segundo turno, o Marcus estará nele contra a candidata Eliane Sinhasique (PMDB).


A coisa deve estar feia
Quando é para o secretário Nepomuceno Carioca e o grupo da pesada do PT montar base em Tarauacá é porque a coisa deve mesmo estar feia para o candidato Rodrigo Damasceno (PT). O crescimento da candidata Marilete Vitorino (PSD), nesta reta final, é algo incontestável.


Não conte como decidido
Já vi muito candidato a prefeito ser apontado como com a vitória quase certa, as urnas abrirem e ser recebido com uma derrota. Por isso o candidato a prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB) e seus aliados desçam do salto alto de que já ganharam a eleição.


Derrotar o governador é a meta
Os aliados do candidato a prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), costumam dizer que podem até perder a eleição para o candidato Daniel Nogueira (PP), mas que para o “candidato do governador”, o Bené Damasceno (PROS); não vão perder, até por uma questão de honra.


“Tudo no Dudu”
Encontrei ontem um amigo da cúpula do PC do B e perguntei sobre quantos vereadores achava que o partido iria eleger, na Capital. “Quantos eu não sei, mas na direção estamos jogando o que temos e o que não temos para eleger o Eduardo Faria (PCdoB), o Dudu”.


Eleição decidida
O PP não teme nenhuma surpresa em Feijó. O ex-deputado José Bestene, um dos coordenadores políticos do partido, considera a fatura em Feijó liquidada a favor do candidato Kiefe (PP) para a prefeitura do município. Mesmo com a candidatura do Pelé Campos (PMDB).


Altamente favorecida
Na avaliação de um dos coordenadores da candidatura da Marilete Vitorino (PSD) a prefeita de Tarauacá, professor Carlos Coelho, a candidatura da Teka Torquato (PR) prejudicou o candidato Rodrigo Damasceno (PT), que na eleição passada foi apoiado pelo grupo Torquato.


Não esperava o jogo duro
Tenho conversado com alguns políticos da Cúria petista e todos temerosos com a candidatura do Rodrigo Damasceno (PT). Não esperavam que, ele enfrentaria o jogo duro que enfrenta. Tarauacá, antes da campanha era tida como um reduto imbatível do PT.


Não tiraria
Está na chapa para vereador mais forte desta eleição. Mas não tiraria de tempo o vereador Artêmio Costa (PSB), que é um político organizado e com um amplo lastro de apoiadores.


Nomes jovens
Dois nomes jovens de candidatos a vereador de Rio Branco: André Mansur (PT) e Junior Brana (PDT). A atual composição da Câmara Municipal de Rio Branco não foi das melhores, precisa de uma grande renovação, porque dos atuais vereadores salvaram-se poucos.


Meta ousada
O deputado federal Alan Rick (PRB) tem uma meta ousada, a de fazer o seu candidato a vereador, o Piaba (PRB), que já tentou para vereador e deputado e não se elegeu, ganhar a eleição e na frente do vereador Manuel Marcos (PRB). Pode até conseguir, acho improvável.


Vamos ver a força
Vamos medir a força eleitoral da Chefe do Gabinete do governador, Márcia Regina, pelos votos que conseguir o seu candidato a vereador, Jeferson Barroso (PHS). E não é um nome pesado.


Pré-campanha
O senador Gladson Cameli (PP) está numa espécie de pré-campanha para o governo em 2018. Tem marcado presença nos palanques da oposição, em caminhadas, em todos os municípios. É hoje um dos políticos que mais granjeou a simpatia da população, aonde chega é uma festa.


Uma das disputas mais equilibradas
Xapuri está tendo uma das disputas mais equilibradas para a prefeitura, com quatro candidatos. A eleição está polarizada entre Bira Vasconcelos (PT) e Ailson Mendonça (DEM). Bira leva a desvantagem de ter sido prefeito e não ter realizado uma boa administração.


Não vi ofensa à categoria
Não consegui enxergar na frase do prefeito Vagner Sales (PMDB) que não quer Delegado no seu comício porque “Delegado prende”, como  ofensa à categoria. Foi um jogo de palavras, numa referência à candidata Carla Brito (PSB), que é Delegada. Nada mais do que isso.


Bem cotados
João Paulo (PSDB), Rodrigo Forneck (PT), Elzinha Mendonça (PDT), Lene Petecão (PSD) e Antonio Lira (PT) deverão estar entre os vereadores mais votados. E por um princípio básico: suas campanhas estão muito bem organizadas e com estruturas sólidas de apoio.


Mirando no deserto
O ex-deputado Gilberto Diniz é um dos poucos que ouço acreditar com tanta convicção de que o prefeito Mano Rufino (PSB) se elegerá prefeito de Sena Madureira. A divisão dos votos da oposição favorecerá a reeleição do Mano, avalia. Não é isso que as pesquisas mostram.


Nada confiável
A eleição está chegando ao fim é a disputa em Brasiléia entra no seu momento mais tenso. Embora a candidata a prefeita Fernanda Hassem seja mais desenvolta e não deu mostras de ter deixado a liderança, nunca é demais ter cuidado com o esquema do dia da votação.


Zona rural decidirá
A eleição para a prefeitura de Senador Guiomar será decidida na zona rural, aonde existe um grande contingente de eleitores. Na área urbana haverá uma pulverização dos votos entre os candidatos Jorge Catalan (PP), André Maia (PSD), Branca Menezes (PSDB) e Ney do Miltão (PRB). Na área rural o prefeito James Gomes, que apóia Catalan, tem boa penetração.


Faltou orientação
Pelo fato de nunca ter sido candidata, deveria ser orientada pelos marqueteiros da sua campanha. Parece que não foi. A candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, Carla Brito (PSB), tem uma fala linear, sem pausa, sem ênfase em suas colocações, parece estar rezando um terço, o que, o que a deixa sem atrativo no vídeo. Foi o que deu para avaliar bem na sua entrevista na TV-GAZETA. Culpa dela? Não ! A culpa é dos coordenadores da sua campanha na televisão.


Pode-se dizer que teve sucesso
Muita gente apostou que isso não daria certo, quando o prefeito Marcus Alexandre (PT) tirou o vermelho como a cor principal da sua campanha, trocando pelo branco e pelo laranja, deixou de lado a estrela vermelha, proibiu o “Fora, Temer”, e procurou projetar apenas a sua imagem de bom administrador, mostrando suas realizações sem atacar os adversários. Modernizou-se. A campanha se tornou e leve e, pelo que mostram as pesquisas, a estratégia está dando certo. Se tivesse mantido no horário eleitoral o ranço do velho petismo do que só nós prestamos, com certeza estaria numa situação política bastante desconfortável. Acertou na mudança.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.