Menu

TRE fará transmissão online da auditoria de urnas eletrônicas que serão usadas na votação do dia 2

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizará transmissão online dos trabalhos de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas por meio da Votação Paralela. A atividade, que ocorre no mesmo dia e horário das eleições, será transmitida em tempo real pela página do Facebook do Tribunal.


Para a presidente da Comissão de Votação Paralela, juíza Rogéria Epaminondas, a utilização das redes sociais possibilitará a ampliação da divulgação do procedimento, uma vez que o cidadão poderá acessar, de qualquer lugar, o ambiente em que as urnas estão sendo auditadas.

Publicidade

A votação paralela é realizada por todos os Tribunais Regionais Eleitorais por meio de amostragem e serve para identificar o correto funcionamento das urnas sob condições normais de uso. O procedimento é adotado pela Justiça Eleitoral, desde 2002, para confirmar a segurança da urna eletrônica, e é feito com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.


Para a votação paralela, são sorteadas três urnas eletrônicas do estado que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Essas urnas são retiradas do local de votação na véspera da eleição e substituídas por outras. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.


Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, retiram uma cédula de votação, que foi preenchida pelos representantes dos partidos políticos, revelam aos fiscais o voto e registram também em um terminal de apuração independente da urna.


Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.


Este ano, a Votação Paralela ocorrerá em uma sala da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), no dia 2 de outubro, de 8h às 17 horas


Com informações do TER-AC


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido