Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sessões da Assembleia Legislativa se tornaram palanques eleitorais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tudo bem que as sessões da ALEAC são transmitidas via web, mas os deputados estaduais estão exagerando na publicidade dos seus candidatos. O mais maluco é que falam praticamente pra eles mesmos. O grande público não tem acesso e nem está interessado ao que acontece nessas sessões. Mais intrigante ainda são os deputados que têm parentes candidatos a vereadores ou prefeitos. Aí o desfiar do rosário das qualidades dos apoiados e os pedidos de votos são intensos. Mas exatamente para quem estão pedindo os votos não se sabe já que o afluxo de espectadores é bastante pequeno nas galerias da Casa e não creio que a transmissão pela internet tenha alta audiência. Se contam com os jornalistas do “aquário” ou “serpentário” não tenho visto nenhum colega escrever sobre esses pronunciamentos da tribuna. Deveriam estar debatendo mais os problemas do Estado, que não são poucos, e deixarem a campanha pros comícios, caminhadas, rádio e TV.


Quem é quem
Além da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) que é candidata a prefeita de Rio Branco temos outros parlamentares com relações diretas com a campanha. Jonas Lima (PT) é o principal articulador e mentor da candidatura do irmão Isaac Lima (PT) a prefeito de Mâncio Lima.

Anúncios


E tem mais
O deputado Jamyl Asfuri (PDT) promove a candidatura a vereadora da Capital da esposa Sandra (PDT). O mesmo que Raimundinho da Saúde (PTN) que tem o irmão Railson (PTN) também candidato à Câmara Municipal de Rio Branco.


Amor de pai
O deputado Antônio Pedro (DEM) apregoa sobre a candidatura do filho Ailson Mendonça (DEM) à prefeitura de Xapuri. Na mesma disputa, a esposa do deputado Manoel Moraes (PSB) é candidata adversária como vice de Bira Vasconcelos (PT).


Paralelas
Na ALEAC, tem ainda o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) empenhado, sobretudo, na vitória de Henrique Afonso (PMDB), em Cruzeiro do Sul. Maria Antônia (PROS) dedicada ao candidato de Rodrigues Alves, Márcio Queiroz (PROS). Jairo Carvalho (PSD) dá o relatório do candidato André Maia (PSD) no Quinari e Gehlen Diniz (PP) fala do seu apoiado Mazinho Serafim (PMDB), em Sena Madureira.


Mistérios do Quinari
Aliás, o resultado eleitoral de Senador Guiomard será uma incógnita. O deputado federal Major Rocha (PSDB) garante que a sua candidata Branca (PSDB) está na frente. Mesmo discurso de Jairo Carvalho em relação a André Maia. Por outro lado, o senador Gladson Cameli (PP) acha que a vitória será do seu candidato Jorge Catalan (PP). Tem ainda Ney do Militão (PRB) candidato do deputado federal Alan Rick (PRB). Todos na frente segundo os seus apoiadores.


Loteria
O Quinari tem 18 mil eleitores e quatro candidatos a prefeito. Levando-se em consideração a abstenção, que deve ser em torno de 20%, o eleito poderá ter aproximadamente quatro mil votos. Isso se nenhum candidato se destacar na ponta e a disputa for equilibrada. Um detalhe poderá decidir a eleição.


Polarização em Cruzeiro do Sul
Está acontecendo uma coisa interessante nas eleições em Cruzeiro do Sul. Pelo o que tenho acompanhado pelas redes sociais a turma do Ilderlei Cordeiro (PMDB) está batendo forte na candidatura de Carla Brito (PSB). E vice-versa. É fogo cruzado mesmo.


Livre, leve e solto
Ninguém bate no Henrique Afonso (PSDB). Parece que as turmas da Carla e do Ilderlei se esqueceram do candidato tucano. Estão se pegando entre eles. O interessante é que foi o Henrique que protagonizou uma das denúncias mais importantes dessas eleições. A tentativa de compra de um candidato a vereador do PSDB.


Meio fora
Apesar do PT ter indicado o vice na chapa da Carla não tenho visto muitas manifestações dos petistas. Outros militantes ligados a diversos partidos da FPA parecem estar mais ativos na campanha da delegada Carla Brito. Ou será uma estratégia?


A força do Leão
Já a campanha de Ilderlei Cordeiro parece uma disputa para a reeleição do atual prefeito Vagner Sales (PMDB). É ele mesmo quem está puxando a candidatura do PMDB. Não poderia ser diferente. Vagner construiu uma forte rede eleitoral na região.


Por falar nisso…
O talento para a política do candidato à reeleição Marcus Alexandre (PT) é inegável. Assim como Vagner, Marcus mapeou toda Capital colocando as lideranças dos bairros ao seu lado. Os esquemas são parecidos. Se vão vencer ou não as eleições aí já é com vossa excelência o eleitor.


Jogo bruto
A candidata do PMDB, Eliane Sinhasique, está tendo que enfrentar uma máquina poderosa na disputa, em Rio Branco. Assim como Carla Brito e Henrique Afonso, em Cruzeiro do Sul. Quem está sentado no trono leva enorme vantagem sobre os seus concorrentes.


Escrito nas estrelas
O candidato do PR, Raimundo Vaz, negou que irá abandonar as eleições na Capital. Mas acreditou em Papai Noel ao achar que a ex-deputada Antônia Lúcia (PR) bancaria a sua campanha. Ela está mais preocupada em eleger a filha vereadora, Gabriela Câmara (PR).


Pior ainda…
Nesse jogo de Rio Branco quem ficou a ver navios foi o deputado federal Major Rocha. Vaz e Francineudo (PSDB) não decolaram. Pelas conversas que ouvi a maioria dos tucanos votam em Sinhasique. Rocha perdeu a oportunidade de ter sido o artificie da união da oposição na Capital e comprou gato por lebre.

Anúncios


O tamanho de cada um
Ao final das eleições municipais teremos um novo quadro político do Acre. Vamos ver quais os partidos crescerão mais e os que diminuirão. Nessa lista estão PT, PSDB, PMDB, PP e PSB como principais protagonistas. Quem levar mais prefeituras estará dando passos largos para as próximas eleições de 2018. Mas pressinto que algumas legendas que entraram fortes nessas eleições poderão sair como “nanicas” no frigir dos ovos. Aguardem…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido