Menu

Exigir o que dos policiais militares?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Constituição Federal obriga o Estado a dar segurança ao cidadão. Mas quando você vai para a parte prática é apenas a letra fria da Lei. Quase toda semana tem assalto no Tropical, principalmente, no entorno da pracinha. Isso não acontecia quando havia ronda dos policiais militares com motocicletas, por ser o único veículo que pode passar numa maldita pinguela construída pela prefeitura, fazendo a ligação com a famosa Rua da Tripa, onde costumam se encontrar os marginais que vão agir na área. Fui saber ontem numa reunião com policiais militares que, as motos estão quebradas, boa parte da frota de carros está danificada, e para cobrir o bairro Tropical e adjacências existe apenas uma viatura funcionando. Repito: uma viatura! É de se indignar! Você não pode cobrar dos PMs porque eles apenas são o efetivo humano. São verdadeiros heróis! Mas, com carro quebrado, moto quebrada, colete vencido, em cima de uma parca estrutura podem fazer o que? Um carro funcionando para cobrir o Tropical e Morada do Sol? E por isso que os marginais estão fazendo a festa na região. Tenho que cobrar dos PMs? Não, tenho que cobrar do Estado. Já tive a minha casa assaltada e nunca vou perder o direito de me indignar, de denunciar e pedir providências a quem de direito. Nunca!


Uma eleição calada, sem ostentação, sem animação e quase decidida
A eleição para a prefeitura de Rio Branco entra na reta de chegada polarizada entre o prefeito Marcus Alexandre (PT) e a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), com as pesquisas mostrando até aqui, um amplo favoritismo do petista. Marcus conseguiu se descolar dos escândalos de corrupção que atingiram a cúpula do seu partido, com prisões, afastamento da Dilma da presidência e agora o MPF apresentando uma Denúncia contra o Lula. E a Eliane não conseguiu colar no petista nenhum desses fatos. A Eliane não pode fazer mais do que está fazendo. As principais lideranças da oposição não programaram atos conjuntos para alavancar sua candidatura, não criaram fatos, ficar aparecendo eventualmente numa caminhada não acrescenta muito. O PMDB faz uma campanha em cima do amadorismo. A oposição está também pagando caro em optar pela candidatura do Raimundo Vaz (PR) ao invés de Tião Bocalon (DEM). O fracasso do Vaz na pesquisa está mostrando isso. A tendência é a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) perder a eleição. Não lhe culpem de nada! Enquanto os líderes dos partidos de oposição, continuarem a ver a política pelo estrabismo do interesse pessoal, a balsa é certa. Se não ocorrer uma catástrofe o Marcus Alexandre emplacará mais quatro anos.


Não chegamos nem perto
Em desenvolvimento não chegamos nem perto de Rondônia. Se for comparada a sua economia com a do Acre perdemos de lavagem. Vivemos do FPE. Ainda agora compramos peixe do vizinho Estado para a “Central de Piscicultura” não parar as suas atividades.


Caro e inviável
Comprar peixe de Rondônia para processar na “Central de Piscicultura” torna o produto mais caro e de competição inviável. O peixe produzido no Acre é pouco e os produtores não querem vender para a fábrica porque conseguem melhor preço vendendo direto ao consumidor.


“Não temos obrigação”
Aliado do ex-prefeito Tião Bocalon explicou porque o DEM não está de cabeça na campanha da candidata Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB: “a Sinhasique vetou o Bocalon de vice, sob argumento que seu desgaste era alto, quem tem de lhe dar votos é seu vice Alisson Bestene”.


Baita candidato
Não tenho visto muito visual da sua candidatura, mas o Frank Lima (DEM), dos atuais candidatos a vereador de Rio Branco é um dos mais preparados e aguerridos da oposição.


Epitaciolândia na mira
Assis Brasil, Brasiléia, Plácido de Castro, Acrelândia, Bujari e Santa Rosa estão com os seus prefeitos ou presos ou afastados e ou complicados na justiça. Quem estaria na mira é a prefeitura de Epitaciolândia e o seu setor de saúde e de gasto de combustível. Não será surpresa se logo o MP agir por aquelas bandas.


Rapa geral
A prefeitura de Xapuri começou a ser investigada pelo MP sobre o alto consumo de combustível. Parece que não sobrará ninguém na fronteira. Será um rapa geral.


Saído do limbo
Após cumprir pena re reclusão de fala, quem saiu do limbo e apareceu no programa eleitoral do candidato Marcus Alexandre (PT) foi o senador Jorge Viana, fala curta, ao estilo tira-gosto.


Não será por falta de dinheiro
Por falta de dinheiro é que a candidata Fernanda Hassem (PT) não deixará de ganhar a prefeitura de Brasiléia. A deputada Leila Galvão (PT) não tem deixado faltar recursos. Leila é bem relacionada com as empresas ACREAVES e DOM PORQUITO, as maiores do município.


Toalha jogada
Em Cruzeiro do Sul a toalha foi praticamente jogada pelos coordenadores da campanha da Carla Brito (PSB) na disputa da prefeitura. Apertam o passo para ver se conseguem ficar no segundo lugar, já que a vitória de Ilderlei Cordeiro (PMDB) é tida como quase certa.


Dois golpes
Uma derrota para as prefeituras de Feijó e Tarauacá serão dois golpes duros no PT, para a eleição de 2018. O PT só está hoje no governo porque o atual governador venceu bem nos dois municípios, se tivesse perdido o governador hoje seria o Márcio Bittar (PSDB).


Ponto fora da curva
Conversei ontem com um dos mais importantes aliados do prefeito Mano Rufino (PSB), sobre a eleição para a prefeitura do município e, na sua avaliação somente “um ponto fora da curva” impedirá a vitória do candidato Mazinho Serafim (PMDB), que cresceu na hora certa.


Fora da briga
A coordenadora da campanha do Mazinho Serafim (PMDB), publicitária Charlene Lima (PV), deu um tom na campanha de que não se responde os ataques dos adversários. É uma estratégia que está dando certo. Os números das pesquisas estão mostrando.


Jogando pesado
A Chefe da Casa Civil do Governo, Márcia Regina, está jogando pesado para tentar eleger o seu pupilo do tempo de PV, o candidato a vereador Jeferson Barroso (PHS), abandonado pela direção do atual partido. Quem tem madrinha forte não morre pagão.


Capitanias hereditárias
O PT loteou espaços nas secretarias municipais e estaduais para fortalecer e eleger o maior número de candidatos petistas a vereador, dentro da coligação PT-PSB. A meta plausível é eleger três vereadores, mas os coordenadores da campanha sonham com quatro eleitos.


Muito mais forte
A candidatura do Gedeon Barros (PSDB) para a prefeitura de Plácido de Castro já era favorita e líder de todas as pesquisas, com a prisão do prefeito Roney Firmino (PR), seu principal adversário, sua candidatura ficou ainda mais encorpada com a as novas adesões recebidas.


Estão vendo visagem?
A candidata a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), mandou uma nota esclarecendo à coluna que: faz uma campanha dentro da ética da moral e seguindo a legislação eleitoral. O que este esta coluna tem a ver com isso? Nunca falei o contrário. Tão vendo visagem de dia?


Do mesmo porte
O que tenho falado Marilete, é que a sua candidatura a prefeita tem uma estrutura de campanha, ao ponto de rivalizar com a do prefeito Rodrigo Damasceno. Qual o problema? É bom até que esteja ocorrendo para não deixar a eleição desnivelada a favor dos Damascenos.


Marilete, esta deve ser sua preocupação
A sua preocupação e dos seus coordenadores de campanha deve ser com a semana da eleição, onde costuma correr muito dinheiro, em Tarauacá, na compra de votos, isso é que é relevante nesta reta de chegada. Tem que pôr uma boa equipe de aliados monitorando este esquema.


Boato desmentido
No início da tarde de ontem corria o boato de que o candidato a prefeito Raimundo Vaz (PR) estaria convocando uma coletiva para anunciar a sua renúncia. Em seguida veio o desmentido.


Mais do que favorito
O senador Gladson Cameli (PP) diz que não apóia a candidatura do vereador Neudinho (PP) a vice-prefeito de Assis Brasil e declarou o seu apoio à candidatura do ex-prefeito Zum (PSDB), que agora fica mais favorito do que já era. A manifestação foi tornada pública em uma gravação no comício do Zum.


Apoio em plácido de castro
O senador Gladson Cameli também declarou apoio ao candidato a prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros (PSDB) que, vem fazendo uma campanha muito bem centrada.


Delação premiada
Conversei ontem com um aliado do prefeito afastado e preso Roney Firmino (PR), de Plácido de Castro, que manifestou a intenção de lhe procurar e pedir para que faça uma delação premiada, abrindo o jogo como se dá a relação dos prefeitos do Alto Acre com fornecedores.


Candidatura acabada
Independente de que passo o prefeito Roney Firmino (PR) venha a dar, a sua candidatura a prefeito de Plácido de Castro implodiu. Inocente ou culpado, o eleitor não vota em quem está preso. O melhor que faria seria renunciar para não cair num fiasco de votos.


Não pode afrouxar
O carro incendiado de um agente penitenciário após ameaças de marginais em um manifesto, divulgado pela imprensa, deve ser levado a sério pelas autoridades de segurança. Não pode afrouxar a pressão contra os bandidos, caso contrário é enxugar gelo. Cerca de dez casas já foram assaltadas no Tropical. Sabe qual foi a resposta do sistema de segurança? De prático nada, mesmo porque até fotos dos marginais alguns moradores possuem e devem ter repassado à justiça. Espero que tenham feito isso. Enquanto não retornar a ronda de PMs em motocicletas circulando entre o Tropical e a rua 10 Junho (Rua da Tripa) de forma constante não haverá paz no bairro.Elogio quando necessário. Mas na omissão não calo. Perder a indignação, jamais! O poder passa como as nuvens.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.