Menu

Pesquisar
Close this search box.

São ações desse porte que se espera da polícia

Tenho feito críticas quando necessárias ao sistema de segurança pública. Farei quantas vezes for preciso. Tenho a liberdade por não estar sob as asas do governo. Por isso abro espaço hoje para elogiar o trabalho do secretário de Segurança, Emylson Farias (foto) e equipe que, nos últimos dias, prendeu os comandantes do crime organizado. O governo deveria cortar na carne de secretarias que são meros enfeites e jogar mais recursos na Secretaria de Segurança e na Polícia Militar. Alguns inocentes úteis vivem de lhe incensar de elogios. Não acredite. Em qualquer roda de conversa que se participe a violência na cidade é sempre tema. Este é o calcanhar de Aquiles da sua administração. Neste tempo que lhe resta devia mudar a prioridade máxima da sua gestão para dar melhores condições de ação à pasta da Segurança.


Sapolândia
No bairro Sapolândia é mais seguro que no Jardim Tropical III. Várias casas no entorno da Praça já foram assaltadas. Ainda esta semana nova invasão de residência foi registrada. A pinguela sob um bueiro, ligando o Tropical à 10 de Junho, à noite vira ponto de bandidos.


Estão no prego?
Cadê o policiamento de motos que a PM fazia no Tropical III? Porque na maldita pinguela construída pela PMRB só passa motocicleta. As motos estão na oficina, não tem gasolina, o que está havendo meu caro comandante da Polícia Militar? A presença da PM sumiu?.


Não se briga com o fato
Uma assessora do gabinete do deputado federal Major Rocha (PSDB) era mulher de uma cabeça do Comando Vermelho no tráfico de drogas. É fato concreto. Não se pode, entretanto, fazer ilação envolvendo o parlamentar no mundo do tráfico por este episódio. Mas prejudica sua imagem.


Deveria checar antes de contratar
Mas também o deputado federal Major Rocha (PSDB) deveria checar antes quem vai contratar. Mesmo não tendo nem indício de envolvimento no que era praticado pela sua assessora presa. Mas fique certo de que, os seus adversários vão pegar isso como bandeira para lhe atacar. Em politicagem eu não entro, nem contra a oposição e nem contra o PT. Me atenho ao concreto.


Isolamento total
Venho colocando neste espaço de que o deputado federal Major Rocha (PSDB) está isolado na oposição, por ter trombado com todas as suas lideranças. A comprovação veio neste episódio da prisão de sua assessora. Ninguém levantou a voz na sua defesa das insinuações de adversários. Ainda que não é acusado de nada, a solidariedade seria natural na oposição.


Fora de papo
Fiz a pergunta ontem a três lideranças da oposição sobre o episódio da prisão de sua assessora. As respostas foram parecidas. Todas reconhecendo que não tem nada a ver com o que faz sua assessora, mas que em se tratando do Rocha: “queremos distância”.


Não estou entre os críticos
Não estou entre os críticos da contratação de novos agentes penitenciários, ainda que sejam provisórios, por ser algo urgente e necessário. É positivo. O quadro de agentes é pequeno. Só entendo de que após o fim deste contrato, se faça um concurso público para esta função.


Não existe argumento
Não existe argumentação convincente para ser contra a geração de empregos, principalmente, com o Acre estando com toda a sua economia paralisada, fruto da grave crise financeira.


Tudo caminhando
Pela forte estrutura financeira e apoio da máquina municipal de campanha, tudo caminha para que, o candidato Rodrigo Forneck (PT) fique entre os três candidatos a vereador de Rio Branco mais votado. Se não for é porque é ruim de votos.


Nada confiável
Ainda não se tem uma pesquisa confiável sobre o quadro eleitoral da disputa pela prefeitura de Brasiléia. O que se tem conhecimento até aqui é de pesquisas para o consumo interno do PT e PSDB, cada uma puxando brasa para sua sardinha. Uma pesquisa do DELTA seria bom.


Muito na frente
No quadro anterior, quando os candidatos orbitavam em torno do prefeito afastado Everaldo Gomes (PMDB), a candidata Fernanda Hassem (PT) liderava de capote, neste quadro com um novo candidato acredito numa disputa mais acirrada com o Manoel Prete (PSDB).


Quem tem que investigar é a polícia
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) me disse ontem que de fato o casal preso como integrante de um grupo de bandidos trabalhou na sua campanha, mas sem vínculo financeiro. “Se estavam soltos na época é porque não tinham nada, não sou policial para investigar”, citou.


Visão de Brasiléia
Conversei com o Márcio Bittar (PSDB) sobre a eleição de Brasiléia. Revelou que pelas suas andanças no comércio, conversando com as pessoas notou um quadro de equilíbrio. Mas ressaltou: “se há equilíbrio é porque a candidata Fernanda Hassem (PT), que era favorita, caiu na preferência. E o equilíbrio no final da campanha pode favorecer o Manoel Prete (PSB)”.


Barbada em Assis Brasil
Sobre Assis Brasil considera que a vitória do candidato Zum (PSDB) a prefeito se mostra consolidada. E que de Epitaciolândia saiu “impressionado” com a aceitação da candidata a prefeita Rosemari (PSD), nas visitas que fez nas casas e comércios. “Não sei se isso vai render votos, mas Rosemari e a sua vice formam uma boa chapa, não estão fora da briga pela prefeitura”.


Espatifou a coligação
A prisão do prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PR), não só destruiu sua candidatura á reeleição, mas prejudicou por tabela a sua chapa de candidatos a vereador, que fica órfão de um palanque majoritário. E tudo isso ocorrendo na chegada é mais complicado ainda.


Não pode ter candidato
O tempo de apresentar novos candidatos a prefeito já passou. Se o prefeito Roney Firmino (PR) continuar preso, não poderá ser substituído. E não creio que preso mantenha-se candidato à reeleição.


Isso é com a justiça eleitoral
Amigos que estiveram esta semana em Tarauacá voltaram impressionados com o grande volume de campanha da candidata Marilete Vitorino (PSD), de grande visibilidade e mostra de poder financeiro. Sobre a sua forte estrutura financeira, isso é lá com a justiça eleitoral. Que ela periga ganhar, isso periga.


Uma pergunta
O Juiz Guilherme Aparecido do Nascimento anulou o concurso público para a prefeitura de Tarauacá. Até ai tudo bem. Só que cita em sua sentença que, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, costuma descumprir ordens judiciais. Pergunta-se: “é ele não foi punido?”


Uma preocupação pertinente
O deputado federal Léo de Brito (PT) tem uma preocupação pertinente com a privatização da ELETROACRE, que pode gerar desemprego e aumentar o valor da conta mensal de energia.


É um ponto positivo
No programa do AC24horas se brincou com doação de moedas para o governo não quebrar. É que o governador não incluiu o Acre, entre os Estados da Região Norte que ameaçam decretar “calamidade pública” por quebradeira. Brincadeira de lado, o governador tem um ponto altamente positivo nesta crise econômica: não atrasou os salários dos servidores do quadro.


Goste-se ou não do Lula
Como foi gasto ou deixou de ser empregado é para os órgãos de fiscalização. Mas os últimos três governadores do Acre possuem razão de sobra para serem solidários ao Lula, porque foi o presidente que mais destinou recursos para obras no Estado. Goste-se ou não do Lula.


Endureceu as críticas
A candidata a prefeita Eliane Sinhasique (PMDB) mudou completamente a linha do seu programa, investe agora direto em tentar desconstruir a imagem do prefeito Marcus Alexandre (PT) de ser um bom gestor. Não costuma dar certo. Aguardemos as pesquisas.


IBOPE
Hoje tem pesquisa do IBOPE.


Mantendo a linha
Falando em campanha para a PMRB, o prefeito Marcus Alexandre (PT), continua bem postado no vídeo, vendendo o peixe de suas obras. Está mantendo uma fórmula que está dando certo, a deixar fora do seu programa eleitoral os cardeais do PT. Em time que está ganhando não se mexe.


Nada de romantismo, sou pelo rigor
Não falo de caso específico, mas no geral. Não me somo aos que querem dar aos marginais um status de não terem sido bafejados na infância pela educação. E que por isso são coitadinhos. Párias da sociedade. São não! São bandidos. E bandido é bandido. Não deve ser tratado com flores. Conheço muita gente de família humilde que venceu na vida sem ter que assaltar casas. Espero que esta turma que acha que se deve tratar a violência com flores não tenha nunca a triste experiência de ser amarrado e assaltado na própria casa. É uma experiência que rogo a Deus para não ocorrer com ninguém. Direitos Humanos sim, mas para as famílias de bem. Para os bandidos o rigor.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.