Menu

Dom Moacyr Grechi passa bem após queda em Porto Velho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

maxresdefault


O arcebispo emérito de Porto Velho (RO), Dom Moacyr Grechi, 80 anos, ficou machucado na região da cabeça após cair na casa onde mora, em Rondônia, durante o final de semana.

Publicidade

A imagem vazada nas redes sociais nesta quinta-feira (15) do bispo com os hematomas do lado direito da cabeça deixou muitos fieis e admiradores preocupados com o estado de saúde dele, já que Dom Moacyr, devido a idade, tem dificuldade para locomoção.


O padre Mássimo Lambardi informou hoje que Dom Moacyr chegou a cair duas vezes, mas passa bem. Ele disse ainda que não houve nenhum membro quebrado, mas que o bispo foi levado ao hospital para realização de exames.


“Aquela foto tirada por um paparazzo confundiu demais e deixou todos preocupados. Ontem estava no hospital, pois precisava de outros exames”, disse o padre.


Natural da cidade de Turvo (SC), dom Moacyr foi nomeado bispo por Paulo VI em 1972 e dirigiu a diocese de Rio Branco (AC) até 1998, quando foi promovido a arcebispo de Porto Velho. Trabalhando no Acre e em Rondônia, ele se destacou pela atuação em defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Denunciou a violência na região e lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu na militância das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base).


Durante oito anos, d. Moacyr foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), cargo que ampliou sua projeção como um dos principais nomes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Apesar de ter sofrido dois acidentes rodoviários graves, que limitaram suas atividades por vários meses, em 2001 e em 2004, o arcebispo recuperou-se e voltou à ativa. Viajava de canoa, às vezes de avião e frequentemente no lombo de um burrinho manso para visitar as comunidades de sua arquidiocese.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido